
Cerca de 60 famílias já foram beneficiadas com a troca de resíduos por alimentos ou ração para pet
Manter uma cidade limpa, bem cuidada e mais bonita precisa ser um compromisso assumido entre poder público e população, para que cada um faça a sua parte. Pensando nisso, a Prefeitura de Mauá e o (FSS) Fundo Social de Solidariedade do Município lançaram em julho deste ano, o Troca Verde, uma iniciativa que tem o objetivo de reforçar a conscientização da sociedade e desestimular o descarte irregular de resíduos.
Agora a Prefeitura e o FSS iniciam a expansão do Troca Verde. Um novo ponto para efetuar a troca está sendo criado no Jardim Éden. Nesta terça-feira (14/11), a equipe de Educação Ambiental, da secretaria de Meio Ambiente percorreu a região orientando sobre a coleta porta a porta de lixo, reforçando a importância de manter o bairro limpo e cadastrando interessados em participar do Troca Verde, quando 3 kg de recicláveis entregues pelos munícipes, nas datas estipuladas, pode render um kit de alimentos ou ração para cães e gatos. A primeira ação de troca deve ser realizada no final deste mês.
Além do Jardim Éden, já iniciaram os estudos para a chegada do Troca Verde ao Jardim Canadá. No último sábado (11/11), uma palestra foi realizada na Escola Estadual Professora Maria Expedita Silva, para apresentar o programa e reforçar a importância de manter o bairro limpo e a destinação correta de resíduos.
Os itens arrecadados no Troca Verde, são encaminhados à Coopercata (Cooperativa de Catadores de Papel, Papelão e Material Reciclável de Mauá), o que ajuda a gerar emprego e renda a esses trabalhadores, além de prevenir o descarte irregular.
Mauá destina ao aterro sanitário, em média, 89 mil toneladas de resíduos por ano - 30% desse total poderia ser reciclado, ajudando também a prolongar a vida útil do espaço de destinação do lixo orgânico.
Troca Verde apresenta resultados positivos na primeira região
Ao longo dos primeiros quatro meses de atuação na primeira região, a divisa do Jardim Ipê e Jardim Oratório, o Troca Verde, que envolve também as secretarias de Serviços Urbanos, Meio Ambiente, Segurança Alimentar, já gerou bons resultados.
Cerca de 60 famílias foram beneficiadas, com mais de meia tonelada de alimentos entregues, além do recolhimento de 360 kg de materiais recicláveis. Além disso, uma área que era utilizada para descarte irregular foi recuperada, e agora está preservada pela comunidade, onde até mudas de árvores e plantas nativas foram plantadas pela Prefeitura.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Mauá
Secretaria de Comunicação Social
14/11/2023 17:15