SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL - SSA
Atribuições:
- SECRETARIA DE SEGURANÇA ALIMENTAR
A Segurança Alimentar e Nutricional, enquanto estratégia ou conjunto de ações, deve ser intersetorial e participativa, e consiste na realização do direito de todos ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais, tendo como base práticas alimentares promotoras da saúde, que respeitem a diversidade cultural e que sejam ambiental, cultural, econômica e socialmente sustentáveis.
- ALIMENTAÇÃO ESCOLAR (Acesse o cardápio)
Responsável pelo gerenciamento de todos os procedimentos para aquisição dos gêneros que irão garantir a oferta de uma alimentação qualitativa e quantitativamente adequada, suprindo as necessidades nutricionais por meio de um cardápio balanceado e elaborado por nutricionistas, contribuindo para o crescimento, o desenvolvimento, a aprendizagem, o rendimento escolar e a formação de hábitos alimentares saudáveis. Além disso, realiza atendimento especializado a alunos com necessidades diferenciadas, como diabetes, hipertensão, intolerância a lactose, obesidade entre outras. Realiza atividades de educação e avaliação nutricional junto aos alunos da rede municipal, bem como treinamento com as merendeiras. Atualmente, o Programa de Alimentação Escolar da Secretaria de Segurança Alimentar atende aproximadamente 20 mil alunos, fornecendo cerca de 30 mil refeições ao dia.
- BANCO DE ALIMENTOS
É um programa de abastecimento e segurança nutricional, criado com o objetivo de acaber com o desperdício de alimentos e consequentemente com a fome. É responsável pela captação de doações, coleta, recondicionamento, armazenamento de produtos e gêneros alimentícios, perecíveis ou não. Os alimentos são transportados para as instalações do banco de alimentos, passa por uma triagem e são separados e entregues no sistema ponto a ponto que atinge 100% das associações.
- CAFÉ DO TRABALHADOR
No Município de Mauá, a população que passa pelo Terminal Rodoviário Central, tem a oportunidade de começar sua rotina diária com o "Café do Trabalhador", que funciona de segunda a sexta-feira, no período da 05h00 às 07h30 e visa melhorar as condições nutricionais dos usuários, onde é oferecido pão e bebida láctea gratuitamente.
- PROGRAMA DE EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL - COZINHA DIDÁTICA / OFICINAS CULINÁRIAS
A missão do Programa é, através da Educação, levar conhecimentos que permitam aos beneficiários e munícipes em geral, aproveitar os alimentos na sua totalidade, gerando economia, sustentabilidade ao meio ambiente e maior ingestão de nutrientes, através do consumo de talos, folhas, cascas e sementes, priorizar a alimentação saudável e variada, visando promover a saúde e qualidade de vida, além de capacitar a produção de alimentos para a geração de renda.
- HORTAS COMUNITÁRIAS
Estimula hábitos saudáveis com a produção de alimentos integrando o cidadão e comunidade, por um resultado comum.
- HORTAS EDUCACIONAIS
O programa estimula os alunos municipais a terem acesso à alimentação saudável e manuseio com as hortaliças, leguminosas e verduras por eles produzidos.
- RESTAURANTE POPULAR
O Restaurante Popular é destinado ao preparo de refeições adequadas e saudáveis a preço acessível . Cardápio elaborado por nutricionistas, sendo composto por arroz e feijão, prato principal (carne bovina, suína, aves e peixes), guarnição (verduras, legumes, refogados ou cozidos) salada e sobremesa (frutas ou doces) e sucos. Restaurante está localizado na Rua General Osório, n° 144, Centro de Segunda a Sexta-Feira das 11h00 às 13h30. Extensão - Ponto de Venda - (enquanto perdurar a pandemia do COVID-19) - Terminal Rodoviário Central - Praça 22 de Novembro, s/nº - Centro.
- RESTAURANTE DO SERVIDOR
O programa visa melhorar as condições nutricionais dos servidores, visto que o cardápio é elaborado por nutricionistas, sendo composto por uma alimentação balanceada e saudável, contendo arroz e feijão, prato principal, opção, guarnição, salada, sobremesa e suco. Atualmente o Programa de Restaurante dos Servidores conta com duas unidades, uma está localizada na Av. João Ramalho, nº 205, Vila Noêmia, no subsolo da Prefeitura de Município de Mauá e a outra está localizada na Av. Antônia Rosa Fioravanti, nº 1.196, na Secretaria de Serviços Urbanos (SSU), ambos funcionam de segunda a sexta-feira, das 11h00 às 14h00.
Secretário(a):
Helio Tomaz Rocha
Advogado, graduado em Ciências Econômicas, pela Faculdades Osvaldo Cruz, com pós-graduação em “Gestão de Projetos em Inovação e Sustentabilidade”, pelas Faculdades Engenheiro Salvador Arena, e em Direito Tributário e Processo Tributário, pelas Faculdades Legale; e técnico em Agropecuária pelo Colégio Agrícola de Floriano, pela Universidade Federal do Piauí.
Foi supervisor de Abastecimento e diretor Superintendente na Companhia Regional de Abastecimento Integrado de Santo André (Craisa) e secretário de Segurança Alimentar de Mauá., onde promoveu: a implantação do sistema de rastreamento dos indicadores dos produtos hortifrutigranjeiros, tais como: origem, endereço, safra, produtor, safra, etc; e a comercialização de cerca de 132 mil toneladas/ano de frutas, legumes e ovos, no Grande ABC, Zona Leste e Baixada Santista; pesquisa de mercado e implantação do Mercado de Flores da Ceasa do Grande ABC, com a elaboração do Regulamento de comercialização; articulação com SEBRAE para capacitação de permissionários dos equipamentos públicos de abastecimento, Ceasa Sacolões e Feiras Livres; desenvolveu palestras em diversos seminários sobre o desafio e sustentabilidade das feiras Livres no abastecimento alimentar em regiões metropolitanas; articulação com a CEAGESP e Ceasa de Campinas para ações integradas de fiscalização e rastreabilidade dos produtos comercializados nas três Ceasas; e participação em cursos especializados em Produção de Hortifrúti no sistema convencional e agroecológico, oferecidos pela Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo. No Banco de Alimentos de Santo André promoveu a realização de reuniões periódicas com permissionários da Ceasa, permissionários dos Sacolões e Feirantes, buscando integrá-los no processo educativo de combate ao desperdício de alimentos, bem como estimulá-los a serem parceiros solidários das ações do Banco de Alimentos; e desenvolvimento de projeto de incentivo à produção de hortaliças, como também um instrumento educativo no que se refere ao primeiro contato das crianças em idade escolar com produtos da horta.
À frente da Secretaria Municipal de Segurança Alimentar em Mauá, realizou a condução das seguintes políticas de segurança alimentar nos equipamentos: Restaurante Popular, Restaurante Popular Móvel, Alimentação Escolar, Café do Trabalhador, Cozinha Solidária, Sopa Solidária e gestão das Feiras Livres; promoveu a colaboração nos debates de políticas públicas de segurança alimentar em conjunto com o COMSEA - Mauá, CRSAN-SP, Fórum Municipal de Segurança Alimentar, dentre outros canais; fez a Gestão do Banco Municipal de Alimentos – Mauá, fazendo as interlocuções e execução dos convênios com o governo federal na aquisição de produtos da agricultura familiar – PAA, além das parcerias privadas na arrecadação de alimentos; e o mapeamento da insegurança alimentar do município em cooperação com a Secretaria de Assistência Social Fundo Municipal de Solidariedade e as entidades parceiras.
Na iniciativa privada, atuou na Chamflora Agrícola Ltda, Cooperativa Agrícola de Cotia (CAC) e na Mafisa Agropecuária Ltda.
Links úteis desta secretaria
|