13/11/2023

Mauá recebe o “Circuito Sesc de Artes" no próximo sábado (18/11)
Atividades artísticas e culturais serão realizadas no Parque da Juventude a partir das 14h

**

.

Sábado, 18 de novembro, o Parque da Juventude de Mauá receberá o "Circuito Sesc de Artes" com várias atrações culturais gratuitas para toda a família. O evento é realizado por meio da parceria entre o Sesc São Paulo e a Prefeitura de Mauá. O endereço do Parque da Juventude é rua Francisco Ortega Escobar, Vila Noêmia.

Entre os destaques da ampla programação, com atrações de música, dança, circo, teatro, cinema, literatura, artes visuais e tecnologias, prevista para começar às 14h, está a DJ Tati Laser, uma das poucas mulheres que fazem discotecagem na cena hip hop.

Realizado desde 2008, o Circuito Sesc de Artes ao concentrar todas as atividades em espaços públicos, como praças e parques, que são pontos de referência em cada município, convida a população a desfrutar de uma programação diferente e vivenciar experiências únicas. 


“É na confluência de ruas e sentidos, largos e praças, unindo expressões artísticas e públicos diversos, que ocorre o Circuito Sesc de Artes. Com tais iniciativas, que oferecem tanto experimentações socioculturais quanto vivências coletivas, o Sesc reitera sua atuação na difusão de conhecimentos, contribuindo assim para a ampliação de repertórios de seus públicos. E ao estimular a convivência com a diversidade de pessoas e ambientes, entendendo-a como elemento central de sociabilização, a instituição espera ainda reforçar as conexões democráticas que sustentam o tecido social”, comenta Danilo Santos de Miranda, diretor do Sesc São Paulo. 


Confira a lista de atrações do Circuito Sesc de Artes em Mauá:


ARTES VISUAIS E TECNOLOGIAS
Autorretrato e antirracismo  
Coletivo Malungo (SP)  
Junto de sua equipe, o fotógrafo Avelino Regicida propõe uma atividade que busca incentivar a reflexão e o diálogo sobre identidades raciais, combatendo o racismo desde cedo. O meio de expressão escolhido é o autorretrato, que motiva as crianças a se reconhecerem e valorizarem suas características únicas. Utilizando exercícios práticos que exploram técnicas variadas, Regicida transforma a fotografia em uma ferramenta pedagógica para desenvolver o olhar.  
  
ARTES VISUAIS E TECNOLOGIAS  
Cordel de geladeira  
Sobrado Amarelo (BA/SP)  
A oficina mostra como produzir ímãs de geladeira personalizados por meio da impressão de xilogravuras, estampas entalhadas em relevo sobre madeira. Primeiro, os participantes escolhem os temas e montam pequenas composições com imagens que remetem às capas de livros de cordel. Em seguida, os carimbos escolhidos recebem a tinta e são aplicados no papel. A aplicação de uma manta magnética e de papel adesivo transparente, por fim, completa o acabamento das peças.  
  
CIRCO  
Raiow rainhas 
Rainhas do Radiador (SP)  
 Em meio a muita diversão e irreverência, três excêntricas palhaças executam acrobacias e outros números de habilidade, mostrando que as mulheres podem estar em qualquer lugar e que atuam sempre com competência. Poderosas e inusitadas, sem ter medo do ridículo, as personagens disputam a final de um campeonato de luta livre, apresentam as composições de sua banda circense e se desdobram em cenas de ilusionismo, como o clássico truque que serra uma pessoa ao meio.  
  
DANÇA  
Girança  
Batakerê (SP)  
Na comemoração de seus 20 anos de existência, o grupo formado na periferia de São Paulo apresenta uma intervenção artística que une a beleza da música, da dança e das brincadeiras afro-brasileiras numa combinação de saberes ancestrais. À medida que os sons vão ecoando e os corpos começam a girar, uma grande roda se forma e convida o público a circular pelo espaço. Para encerrar a apresentação, um show percussivo incentiva todos a participar da performance.  
  
LITERATURA
Mundo jardim: conto de todos os cantos  
Movimento Vem Brincar (SP)   
Educadores com experiência em diversas linguagens artísticas e apaixonados por histórias comandam a mediação de leitura, que trata a literatura como um jardim: os livros são as sementes que germinam saberes e ideias. Em uma atividade que inclui também temas da tradição popular, música de percussão e brincadeiras, os participantes embarcam em uma jornada de descobertas com narrativas que desvendam mundos desconhecidos e culturas inexploradas.  
MÚSICA
DJ Tati Laser (SP) 
Nascida em uma família com vocação musical – os pais disputavam campeonatos de samba-rock quando ela era criança –, a paulistana Tatiane da Silva Oliveira decidiu ser DJ ainda na adolescência. Conhecida como Tati Laser, é uma das poucas mulheres que fazem discotecagem na cena hip hop, com seleções de soul, r&b e rap underground. Em 2020, foi uma das criadoras do coletivo As Mina Risca, que reúne apenas DJs mulheres. Já promoveu oficinas sobre técnicas de mixagem em diversas cidades do interior de São Paulo.  
  
 A programação completa do Circuito Sesc de Artes 2023 pode ser conferida em www.sescsp.org.br/circuitosescdeartes.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Mauá
Secretaria de Comunicação Social
13/11/2023 15:40


Outras Notícias

17/06/2024

Mais de 12 toneladas de alimentos arrecadadas na 37ª Festa Junina de Mauá

No último final de semana, rolou música para todos os gostos, como o reggae do grupo Maneva, a versatilidade de Sidney Magal e a energia contagiante dos Barões da Pisadinha

17/06/2024

Prefeitura de Mauá tem 28 vagas para cursos profissionalizantes gratuitos

Os cursos de informática avançada são próprios da STRE

14/06/2024

Painel de vagas de Mauá registra 192 oportunidades

Existem oportunidades para candidatos com e sem experiência, em empresas da cidade, outros municípios do ABC e Capital

14/06/2024

Prefeitura de Mauá dá continuidade à reforma da Passarela Central

Obra iniciada em março deste ano, está dentro do cronograma previsto

14/06/2024

Parque do Guapituba recebe novas melhorias da Prefeitura de Mauá

Número de frequentadores triplicou após o início das intervenções realizadas pela administração municipal

13/06/2024

37ª Festa Junina de Mauá continua nesta sexta-feira

Segundo final de semana terá shows de Maneva, Sidney Magal e Barões da Pisadinha

12/06/2024

Caminhada celebrará o Dia do Doador de Sangue em Mauá

Ponto de partida será a UBS Magini e o destino será o Posto de Coleta de Sangue da cidade, localizado na Vila Bocaina

12/06/2024

Mauá começa a vacinar contra a dengue nesta quinta-feira

No momento, o público-alvo da campanha é o público com idade entre 10 e 14 anos

11/06/2024

Mauá dá início à eleição que vai formar o 1º Conselho Gestor de Assistência Social da cidade

Votação será realizada até a próxima sexta-feira, em todas as 11 unidades de atendimento da secretaria de Assistência Social

10/06/2024

Prefeitura de Mauá tem 84 vagas para cursos profissionalizantes gratuitos

Os cursos da área de informática são próprios da STRE ainda tem o de recepcionista, em parceria com o Senac