24/11/2023

Dia Internacional da Cidade Educadora terá atividades de promoção da igualdade racial em Mauá
Desfile de moda, palestras e cultura integram a programação nesta segunda-feira (27)

**

.

Mauá terá uma série de atividades em comemoração ao Dia Internacional da Cidade Educadora, comemorado no dia 27 (segunda-feira), a partir das 17h, no Teatro Municipal, localizado à rua Gabriel Marques, 353, Vila Noêmia. O tema será “Cultura, fonte de criação e aprendizagem na Cidade Educadora”, com destaque para a temática antirracista e da cultura afro-brasileira.
 
O evento terá início com a apresentação do Orquestra de Violeiros de Mauá, que é patrimônio imaterial do município. Em seguida, será a vez da poetisa e educadora popular Winnie Barros Braga exibir seus projetos literários, que considera ferramenta educacional. O coral das Oficinas Culturais da Prefeitura também interpretará a música tema das Cidades Educadoras.
 
Os alunos da Escola Municipal Educação de Jovens e Adultos (EMEJA) Clarice Lispector lerão a carta que estabelece os preceitos da Associação Internacional das Cidades Educadoras (AICE).
 
A programação prevê ainda palestra do coordenador do programa em Mauá, professor-mestre Antonio Coelho de Souza Nascimento, sobre o trabalho desenvolvido no município e o contexto internacional das Cidades Educadoras. A mestra em docência e gestão educacional pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul, Luce Elena Diogo da Silva, em sua palestra abordará o tema “20 anos da Lei 10.639/03”, que estabeleceu a obrigatoriedade do ensino de história e cultura afro-brasileira nas disciplinas que integram as grades curriculares do ensino fundamental e médio no Brasil. Esta lei também estabelece o dia 20 de novembro como sendo o Dia Nacional da Consciência Negra. A terceira participação será da pesquisadora, consultora das relações raciais no ambiente escolar e mestra em Educação pela Pontifícia universidade Católica (PUC) de São Paulo, Elenir Fagundes Santos Freitas, com o tema “Movimento negro que educa.”
 
A última participação será da vice-prefeita de Mauá e secretária de Políticas Públicas para Mulheres, Celma Dias, que falará sobre o combate à violência doméstica e feminicídio.
 
Mauá integra a Associação Internacional de Cidades Educadoras, juntamente com mais 31 municípios brasileiros; 89 cidades em 10 países da América; outras cinco cidades em cinco países da África; 25 cidades em quatro países da Ásia; e mais 361 cidades de 11 países da Europa, num total de 480 municípios em 30 países. No ABC Paulista, além de Mauá, integram o grupo Santo André e São Bernardo do Campo. 
 
As cidades têm compromisso em desenvolver atividades que abordem temas atuais como: infância, gênero, juventude, participação, meio ambiente, vida saudável, coexistência e cultura de paz, espaço público, inclusão social, idosos, cultura e desporto.
 
As Cidades Educadoras promovem o acesso à cultura, garantindo a igualdade de oportunidades, reconhecem diferentes culturas e manifestações culturais presentes no território e fomentam uma educação artística de qualidade que permita o desenvolvimento pessoal e coletivo, como forma de inclusão e capacitação social, em ambientes de diálogo e participação popular.
 
Para integrar a AICE, é necessária a aprovação da adesão por parte do órgão máximo de decisão municipal, como a Câmara Municipal, cumprimento dos princípios da Carta das Cidades Educadoras, participação nos canais de debate, intercâmbio e colaboração da Associação e pagamento da quota anual correspondente dentro dos prazos previstos.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Mauá
Secretaria de Comunicação Social
24/11/2023 17:15


Outras Notícias

20/02/2024

Mauá inicia os repasses da Lei Paulo Gustavo

Primeiros pagamentos são referentes aos contemplados do primeiro edital. Os outros três ainda serão liberados

20/02/2024

Mauá incia entrega de uniformes para mais de 16 mil alunos da rede municipal

Mães aprovam qualidade do material; alunos fazem desfile

19/02/2024

Prefeitura de Mauá tem 86 vagas para cursos profissionalizantes gratuitos

Programa Qualifica Mauá tem o objetivo de ajudar quem busca adquirir novos conhecimentos ou quem sabe uma recolocação profissional

19/02/2024

Mauá abre processo seletivo para contratar médicos de diversas especialidades

Interessados podem se inscrever entre os dias 20 de fevereiro a 1º de março

16/02/2024

Prefeitura de Mauá promove o ‘Lazer na Gruta’ neste domingo

Evento terá feira de adoção de animais e atividades culturais

16/02/2024

CPTR de Mauá registra 200 vagas de emprego

Há oportunidades para candidatos com e sem experiência

09/02/2024

Veja o que abre e o que fecha em Mauá no Feriado de Carnaval

19/02/2024

PAV da Receita Federal em Mauá completa dois meses

No período foram realizados, em média, 20 atendimentos por dia

09/02/2024

CPTR de Mauá registra 117 vagas de emprego

Há oportunidades para candidatos com e sem experiência

19/02/2024

Contribuintes podem baixar boletos do IPTU pelo site da Prefeitura

Descontos chegam a 10% para quem não tiver débitos do ano passado e com pagamento à vista até 15 de março