07/02/2025

Mauá realiza mais ações de prevenção contra a Dengue
Profissionais de Saúde percorreram diversas ruas e avenidas da região que abrange as UBSs do Kennedy, São João e Santista

**

.

A Prefeitura de Mauá tem reforçado as medidas de prevenção contra a Dengue e outras arboviroses, como Zika, Chikungunya e Febre Amarela. Agentes Comunitários de Saúde e de Combate a Endemias percorreram diversas ruas e avenidas do território 5, que abrange as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Kennedy, São João e Santista, distribuindo materiais informativos e orientando a população.

As ações ocorreram em vias estratégicas, como as ruas Brasil, Itapark, Américo Tornero e Barão de Mauá, além da Praça do Jardim Maringá. A concentração principal aconteceu na Praça do Maringá. O objetivo é conscientizar os moradores sobre a importância de eliminar focos do mosquito Aedes aegypti e reforçar as ações preventivas.

Apesar de Mauá não enfrentar um surto de Dengue, a cidade registrou 39 casos confirmados até o momento. Para evitar o aumento desses números, a Prefeitura tem intensificado o monitoramento e as ações preventivas.

Capacitação e vacinação

No último dia 24, os Agentes Comunitários de Saúde passaram por uma capacitação para reforçar as principais informações a serem compartilhadas com a comunidade. Além disso, a Prefeitura também tem realizado busca ativa de faltosos para a vacinação contra a Dengue, tanto para a primeira quanto para a segunda dose. O imunizante está disponível nas 23 UBSs do município e é destinado a crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, com intervalo de três meses entre as doses.

Mutirões e medidas de prevenção

Ao longo de 2024, a Prefeitura já realizou oito mutirões para eliminar criadouros do mosquito e intensificou as visitas a imóveis e comércios. Foram cerca de 400 mil inspeções para identificar e eliminar possíveis focos do Aedes aegypti.

Os agentes de endemias também realizam bloqueios de transmissão em um raio de 200 metros nos locais onde há casos suspeitos de Dengue. Os moradores são orientados a adotar medidas como:

    • Eliminar água parada em vasos de plantas, pratinhos e calhas;
    • Manter caixas d'água tampadas;
    • Colocar telas nos ralos;
    • Secar pneus e protegê-los da chuva;
    • Escovar os pratos dos pets e trocar a água semanalmente;
    • Manter piscinas limpas e com água tratada.

Com essas iniciativas, a Prefeitura de Mauá reforça seu compromisso com a saúde pública e o combate ao Aedes aegypti, promovendo um ambiente mais seguro para toda a população.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Mauá
Secretaria de Comunicação Social
07/02/2025 17:52


Outras Notícias

18/03/2025

Defesa Civil de Mauá lança canal de WhatsApp para alertas e serviços

O canal não receberá denúncias ou solicitações de emergência, pois é um meio informativo

18/03/2025

Mauá lança projeto de arborização para celebrar o Dia Mundial da Água

Evento foi promovido na manhã desta segunda-feira (17/03), no Centro da cidade

17/03/2025

Hospital Nardini promove atividade especial para celebrar o Mês da Mulher

Cerca de 400 colaboradoras participaram ao longo dos dois dias de palestras

17/03/2025

Caminhada das Mulheres reúne centenas em manhã de celebração e bem-estar

Evento está dentro da campanha Mauá É Delas, promovida pela Prefeitura

17/03/2025

Mauá tem 108 vagas para cursos de qualificação profissional gratuitos

Aulas são promovidas pela Prefeitura, em parceria com o Sebrae, Senai e Centro Paula Souza. Existem ainda cursos próprios da Secretaria de Trabalho, Renda e Empreendedorismo

14/03/2025

Prefeitura de Mauá distribui absorventes para mulheres em situação de vulnerabilidade

As atividades serão realizadas no mês de março, em todos os oito CRAS da cidade

14/03/2025

Mauá celebra o Dia Mundial da Água com programação especial e avanços no saneamento

Os eventos serão realizados entre os dias 17 e 22 de março

14/03/2025

Sine de Mauá tem mais de 1158 vagas de emprego cadastradas

O painel de vagas é atualizado diariamente

14/03/2025

Caminhada das Mulheres e Domingou em Mauá agitam o Parque da Juventude

A concentração será às 8h30 de onde as mulheres partirão para um percurso pelos arredores do próprio Parque

13/03/2025

Prefeitura de Mauá constrói novos sarjetões no Jardim Zaíra

Obra garante mais segurança no trânsito e melhora escoamento das águas pluviais