05/12/2024

SUAMM recebe reconhecimento internacional
O programa da Prefeitura voltado às mulheres, implementado na atual gestão, foi escolhido como exemplo de boas práticas em políticas locais de gênero, entre os países que compõem o Mercosul

**

SUAMM recebe reconhecimento internacional

O compromisso de Mauá com políticas públicas voltadas às mulheres ganhou destaque internacional. Implantado pela Prefeitura desde 2021, o Sistema Unificado de Atendimento às Mulheres de Mauá (SUAMM), iniciativa da Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres (SPPM),  recebeu um prêmio Encontro da Cúpula das Mercocidades, realizado em Esteban Echeverría, na Argentina. O programa, implementado na atual gestão, foi escolhido como exemplo de boas práticas em políticas locais de gênero, recebendo o reconhecimento dos países que compõem o Mercosul.

Durante o evento, a SPPM apresentou os resultados do SUAMM, que se tornou referência na proteção integral às mulheres, especialmente no enfrentamento à violência e na promoção de seus direitos. A Secretária, Xênia Sousa Díspore, e a Gerente do CRAM (Centro de Referência de Atenção à Mulher), Gislene Rodrigues, representam a cidade de Mauá no evento e receberam a placa na tarde desta quarta-feira (04/12).

"A SPPM recebe hoje um importante reconhecimento da sua luta na atenção e atendimento da mulher em situação de violência. O SUAMM é um sistema unificado que conta com a articulação de um conjunto de políticas públicas de proteção à mulher em suas diversas demandas de vulnerabilidade”, explicou. Xênia fez questão de ressaltar o nome de quem iniciou esse trabalho, ainda em janeiro de 2021.

“Idealizado e implantado pela vice-prefeita Celma Dias, o SUAMM é mais que uma política pública, é um compromisso que Mauá tem com o futuro, onde as mulheres possam viver livres de violência e medo. Este sistema inovador representa um passo decisivo, mas reconhecemos que a luta pela igualdade e segurança continua. Juntos avançamos para garantir dignidade, respeito e oportunidades iguais para todas as mulheres da cidade. E que todas elas jamais se esqueçam de que não estão sozinhas”, complementou.

Com este reconhecimento, Mauá se posiciona como um modelo de inovação e responsabilidade social, inspirando outras cidades da região a replicarem iniciativas voltadas ao fortalecimento das políticas de gênero.

Projeto em evolução

Há quatro anos, a rede de proteção e garantia de direitos das mulheres está em franca evolução em Mauá. Ainda em 2021 foi aprovada a Lei do Viva Maria em 2021, que obriga o município a desenvolver políticas públicas voltadas ao atendimento às mulheres que sofrem violência doméstica e familiar, que pode ser física, psicológica, sexual, moral e patrimonial.

Para dar todo esse suporte, em março de 2022, a Prefeitura inaugurou o Viva Maria – Centro de Referência no Atendimento à Mulher, que desencadeou o que chamamos de SUAMM (Sistema Único de Atendimento à Mulher de Mauá).

Eficiência comprovada

Com uma equipe especializada, o centro oferece apoio psicológico, social, jurídico e monitoramento de casos, tendo alcançado um índice de 80% de eficiência no rompimento do ciclo de violência. Desde sua inauguração, 2.246 mulheres foram atendidas, 169 recebem acompanhamento contínuo, 45 conquistaram recolocação profissional e 48 foram abrigadas.

Reforço da Defensoria Pública

Em 25 de novembro de 2024, Dia Internacional pelo Fim da Violência contra a Mulher e Meninas, Mauá recebeu um grande presente. A Prefeitura e a Defensoria Pública assinaram um convênio inédito, que vai garantir o atendimento jurídico gratuito às mulheres em situação de violência, com a presença de uma defensora pública na Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres (SPPM). Os atendimentos iniciaram nesta terça-feira.

Denúncias e contato

Para denunciar casos de violência doméstica, estão disponíveis os números da Patrulha Maria da Penha da GCM (153) e da Polícia Militar (190).

O Viva Maria funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e pode ser contatado pelo telefone (11) 4512-7706 ou pelo e-mail vivamaria@maua.sp.gov.br. Mais informações estão disponíveis no site oficial: mulher.maua.sp.gov.br.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Mauá
Secretaria de Comunicação Social
05/12/2024 12:17


Outras Notícias

24/01/2025

Sine de Mauá oferece 198 vagas de emprego em diversas áreas

Estão disponíveis oportunidades para quem tenha ou não experiência e também sem exigir escolaridade e para PCD

22/01/2025

Prefeitura de Mauá promove o "Saberes no CRAS"

Voltadas para toda a família, as oficinas de cultura popular e artes cênicas são gratuitas e qualquer pessoa da comunidade pode participar

21/01/2025

Mauá anuncia nova estratégia para aplicação da vacina contra a Covid

A adoção de um novo cronograma se deve à baixa procura pelas doses e ao objetivo de otimizar a distribuição das vacinas, reduzindo o desperdício

21/01/2025

Obras do Ginásio Poliesportivo do Jardim Zaíra avançam

ginásio terá uma área construída de 3.653,20 m², com uma quadra poliesportiva de dimensões oficiais, arquibancadas para 1.440 espectadores

20/01/2025

Nesta semana, a Prefeitura de Mauá tem inscrições abertas para 15 cursos gratuitos

São opções nas áreas de informática, culinária, costura, estética e industrial

20/01/2025

Jardim Pajussara recebe rede de água encanada em ação conjunta da Prefeitura de Mauá e Sabesp

11.500 pessoas serão beneficiadas com a ligação gradual da água na região

21/01/2025

Mauá se destaca em ranking das cidades mais seguras do Brasil

Município ficou em sétimo lugar, entre aqueles que tem população entre 200 mil e 500 mil habitantes

17/01/2025

Sine de Mauá oferece 192 vagas de emprego em diversas áreas

Estão disponíveis oportunidades para quem tenha ou não experiência e também sem exigir escolaridade

16/01/2025

Qualifica Mauá ganha canal do Whatsapp

Nele é possível consultar a lista de cursos disponíveis e também ficar constantemente atualizado

20/01/2025

Prefeitura de Mauá reduz ITBI para 1% até 31 de março de 2025

A medida faz parte de uma iniciativa para incentivar a regularização e movimentação imobiliária na cidade