16/05/2024

No Dia Mundial da Reciclagem registra avanço na proteção ambiental e geração de renda em Mauá
Valores demonstram que população aderiu ao programa Recicla Mauá

Evandro Oliveira/ PM

.

Nesta sexta-feira  (17/05) é comemorado o Dia Mundial da Reciclagem, num esforço planetário de preservação e conscientização sobre a necessidade de práticas sustentáveis para conservar o meio ambiente. Em Mauá, o programa ‘Recicla Mauá’, da Prefeitura por meio da Secretaria do Meio Ambiente, tem uma importante adesão por parte dos moradores.

São 56 pontos de entregas voluntárias, os PEVs, em que muitos moradores dão exemplos às futuras gerações. Pais e mães levam embalagens recicláveis para estes pontos acompanhados dos filhos e depositam nos bags ou coletores coloridos, em que amarelo é para depósito de metais, vermelho para plásticos, azul para papel e verde para vidros. Alguns locais ainda apresentam coletores laranja para resíduos perigosos, como baterias e pilhas. 

O programa inclui também a coleta ‘porta em porta’, sempre pela manhã. Na terça-feira, o caminhão recolhe o que a população deposita de recicláveis nos Jardins Pedroso e Haydeé e Vila Assis; na quarta-feira, no Parque das Américas e Jardim Guapituba; na quinta-feira, no Jardim Sonia Maria; e na sexta-feira no Parque São Vicente. 

Com isso, a coleta no município evoluiu. O ano de 2021, quando o programa Mauá Recicla foi lançado no segundo semestre, registrou um volume de 23.009 quilos de materiais recicláveis coletados. A adesão dos mauaenses cravou o recolhimento de 101.371 quilos em 2022. Em 2023, o total coletado foi de 172.796 quilos. Este total representa apenas 5% do potencial de coleta. Para aumentar ainda mais este volume, a equipe fez palestras para gestores da Educação, escolas municipais e estaduais, empresas, condomínios e nos serviços municipais que reúnem a população, como nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). A experiência mauaense também foi levada ao Consórcio Intermunicipal Grande ABC para ser compartilhada junto ao Grupo de Trabalho de Educação Ambiental. 

Além disso, o coordenador do programa Mauá Recicla, Neilton Lopes de Oliveira, foi convidado a expor o trabalho para o Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo, o IEE da USP, onde também participou do treinamento para uso da plataforma de registro de indicadores e índices de sustentabilidade de coleta seletiva e organização de catadores. “Nosso propósito é a preservação e que também que as pessoas entendam que os recicláveis podem virar simplesmente lixo ambiental, atrai ratos e insetos, que provocam doenças como a leptospirose e a dengue”, explica Silva.

Todo o material é encaminhado para a Cooperativa de Catadores de Mauá, a Coopercata, que tem 10 catadoras e quatro catadores que trabalham na coleta, seleção, embalagem e comercialização dos resíduos recolhidos na cidade. Este trabalho, desde 2021, resultou no aumento da renda dos catadores. Antes do programa, a média mensal dos repasses aos catadores era de R$250. Atualmente, alguns trabalhadores alcançam o ganho de R$1900.

Neste Dia Mundial da Reciclagem, a equipe do programa ‘Recicla Mauá’fará palestras na Escola Estadual Emília Crem dos Santos, às 10h, às 11h30, às 13h30 e às 14h30. A ideia é conscientizar as futuras gerações a preservar o planeta a partir de hábitos de reciclagem que podem ser diários. Na palestra, os alunos ficam sabendo sobre o tempo que os materiais levam para ser eliminados no meio ambiente.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Mauá
Secretaria de Comunicação Social
16/05/2024 17:44


Outras Notícias

17/06/2024

Mais de 12 toneladas de alimentos arrecadadas na 37ª Festa Junina de Mauá

No último final de semana, rolou música para todos os gostos, como o reggae do grupo Maneva, a versatilidade de Sidney Magal e a energia contagiante dos Barões da Pisadinha

17/06/2024

Prefeitura de Mauá tem 28 vagas para cursos profissionalizantes gratuitos

Os cursos de informática avançada são próprios da STRE

14/06/2024

Painel de vagas de Mauá registra 192 oportunidades

Existem oportunidades para candidatos com e sem experiência, em empresas da cidade, outros municípios do ABC e Capital

14/06/2024

Prefeitura de Mauá dá continuidade à reforma da Passarela Central

Obra iniciada em março deste ano, está dentro do cronograma previsto

14/06/2024

Parque do Guapituba recebe novas melhorias da Prefeitura de Mauá

Número de frequentadores triplicou após o início das intervenções realizadas pela administração municipal

13/06/2024

37ª Festa Junina de Mauá continua nesta sexta-feira

Segundo final de semana terá shows de Maneva, Sidney Magal e Barões da Pisadinha

12/06/2024

Caminhada celebrará o Dia do Doador de Sangue em Mauá

Ponto de partida será a UBS Magini e o destino será o Posto de Coleta de Sangue da cidade, localizado na Vila Bocaina

12/06/2024

Mauá começa a vacinar contra a dengue nesta quinta-feira

No momento, o público-alvo da campanha é o público com idade entre 10 e 14 anos

11/06/2024

Mauá dá início à eleição que vai formar o 1º Conselho Gestor de Assistência Social da cidade

Votação será realizada até a próxima sexta-feira, em todas as 11 unidades de atendimento da secretaria de Assistência Social

10/06/2024

Prefeitura de Mauá tem 84 vagas para cursos profissionalizantes gratuitos

Os cursos da área de informática são próprios da STRE ainda tem o de recepcionista, em parceria com o Senac