08/04/2024

Prefeitura de Mauá reduz em 84% a fila de espera por fisioterapia
Município celebra os resultados da implantação do Centro de Tratamento de Transtornos da Dor Crônica

Diego Barros

No último sábado (06/04) cerca de 30 pacientes tiveram acesso ao tratamento inovador

A OMS (Organização Mundial de Saúde) estima que a cada dez pessoas no planeta, ao menos três são acometidas por alguma dor crônica. Pensando em atender os pacientes que convivem com esse incômodo, a Prefeitura de Mauá criou em agosto de 2023, o CTD (Centro de Tratamento de Transtornos da Dor Crônica). Esse trabalho tem apresentado resultados positivos de maneira progressiva. Por exemplo, a fila por fisioterapia foi reduzida em 84% e o tempo de espera que era de dois anos passou a ser de dois meses e continua dimuindo à medida que o CTD realiza as ações. A experiência desenvolvida em Mauá, e já realizou 816 atendimentos, foi inscrita e aprovada para ser apresentada num congresso sobre o tema na Holanda, no próximo mês de agosto. 

No último sábado (06/04), nas dependências do CER (Centro Especializado em Reabilitação), cerca de 30 pacientes com encaminhamento para fisioterapia, tiveram acesso ao tratamento inovador com a técnica do ReLP (Reload Proprioceptivo), que visa otimizar a funcionalidade corporal, por meio de estímulos específicos e áreas-alvo do corpo, que promove a reorganização do sistema nervoso central e melhorando a resposta memorial e sensorial. “A aplicação serve para uma ampla gama de condições que levam à dor crônica, desde disfunções posturais, até neuropatias, distúrbios de movimentos e recuperação de lesões neuromusculares”, explica Letícia Perez, gerente do CER.

Os resultados podem variar de um caso para o outro, mas muitos pacientes relatam melhorias já nas primeiras sessões. Na maioria dos casos, o tratamento não se encerra apenas com essas ações pontuais, mas ele continua aliado ao Viver Bem, programa da Prefeitura que oferece gratuitamente exercícios de baixo impacto como ginástica, pilates e alongamento — a pacientes das 23 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) com o objetivo de trabalhar a prevenção contra doenças, estimulando a qualidade de vida e ajudando na reabilitação. Aproximadamente 2.600 pessoas participam do programa atualmente.

O trabalho do CTD criado em Mauá, vai além das oficinas realizadas com pacientes no CER, sendo ampliada com a capacitação servidores das áreas da Fisioterapia, Enfermagem, Educação Física e Farmacologia. Sendo assim, a iniciativa se tornou uma alternativa aos casos que necessitem de fisioterapia e possuem dores crônicas, pois o próprio fisioterapeuta da UBS pode se utilizar da técnica ou encaminhar ao profissional que está no território e realizou a formação.

O CTD da Prefeitura de Mauá é uma parceria firmada com o fisioterapeuta Yujiro Abe, popularmente chamado de 'Doutor da Dor', que desenvolveu no Japão uma técnica conhecida como neuroterapia, direcionada ao combate de um dos males que mais causam sofrimento na população: a dor crônica.

¨Há algumas décadas havia o pensamento de que a incidência da dor crônica era maior na população idosa, mas tal condição tem potencial para se desenvolverem mais rapidamente nas pessoas mais jovens¨, explica Abe, fisioterapeuta e mestre em Ciências Odontológicas pela USP (Universidade de São Paulo) e doutorando em Neurologia pela Faculdade de Medicina da USP.

Segundo estudos breves na população atendida em Mauá, e apresentados por ele, as regiões do corpo onde há mais diagnósticos dos transtornos crônicos dessas dores estão a lombar (24%), ombros (23%) e joelhos (18%), mas tende a aumentar de acordo com o avanço dos atendimentos.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Mauá
Secretaria de Comunicação Social
08/04/2024 16:30


Outras Notícias

17/05/2024

Artistas de Mauá podem se inscrever para se apresentar na 37ª Festa Junina

O cadastramento deve ser feito até 31 de maio no site do Mapa Cultural de Mauá

17/05/2024

CPTR de Mauá registra 155 vagas de emprego

Existem oportunidades para candidatos com e sem experiência, em empresas da cidade e outros municípios do ABC

16/05/2024

Mauá abre consultas públicas para elaboração do Plano Municipal de Educação Ambiental

A proposta de minuta do plano já pode ser consultada online. Quatro encontros serão realizados em regiões da cidade

16/05/2024

No Dia Mundial da Reciclagem registra avanço na proteção ambiental e geração de renda em Mauá

Valores demonstram que população aderiu ao programa Recicla Mauá

16/05/2024

Show de música eletrônica no Parque da Juventude arrecadará doações para o RS

O “Batidas Solidárias” será realizado neste domingo (19/05), a partir do meio-dia e contará com a apresentação de Djs da cidade

14/05/2024

Mauá é ouro pela terceira vez em premiação do PAM Capuava

Destaque é devido à atuação e atendimento em acidentes e outras emergências

14/05/2024

Agenda Cultural de Mauá – 15 a 19/05

14/05/2024

Prefeitura de Mauá e Sebrae lançam novo ciclo de palestras para empreendedores

Os 12 encontros serão realizados de 04/06 a 10 /07, na Secretaria de Trabalho, Renda e Empreendedorismo. As inscrições são gratuitas

13/05/2024

Prefeitura de Mauá tem 114 vagas para cursos profissionalizantes gratuitos

Ao todo são quatro cursos. Dois em parceria com o Centro Paula Souza e dois em parceria com o Senac

13/05/2024

Vacinação contra a Febre Amarela está disponível nas 23 UBSs de Mauá

A confirmação de dois casos da doença no interior do estado acionou ações preventivas