Saúde

Onde encaminhar reclamações, críticas e sugestões referentes aos serviços de saúde?

Diretamente na Ouvidoria da Saúde, por meio do telefone 0800-7609000, e-mail: ouvidoriasaude@maua.sp.gov.br



MEDICAMENTOS

Posso retirar medicamentos com receita de convênio ou particular?

Sim. Todas as farmácias das unidades básicas de saúde (ubss) dispensam medicamentos com prescrição médica de convênio e/ou particulares. A dispensação só é realizada para pessoas residentes em Mauá.


Quais documentos são necessários para retirar medicamentos nas farmácias das unidades de saúde?

Cartão SUS ou cartão da unidade de saúde, documento oficial com foto e prescrição médica.


Moradores de outros municípios podem retirar medicamentos nas unidades básicas de saúde de Mauá?

Não. Cada município é responsável pelo atendimento de seus moradores porque os recursos financeiros recebidos para aquisição de medicamentos são repassados conforme a quantidade de habitantes.


A partir de que idade é permitido retirar medicamentos nas unidades de saúde do município?

A partir de 12 anos de idade, exceto medicamentos controlados, em que a idade mínima é de 18 anos.


Quais documentos são necessários para adquirir medicamentos no programa farmácia popular do brasil com até 90% de desconto?

No Programa FPB "Aqui Tem Farmácia Popular", o Ministério da Saúde pagará até 90% (noventa por cento) do valor de referência dos itens definidos no Anexo 2 Da PORTARIA GM/MS Nº 675, DE 7 DE JUNHO DE 2023 para tratamento de:

Incontinência urinária; diabetes mellitus associada a doença cardiovascular; dislipidemia; rinite; doença de Parkinson; e glaucoma. Para os beneficiários do Programa Bolsa Família, os itens de que trata o anexo serão disponibilizados gratuitamente.

Para retirar, basta o usuário ir até à farmácia credenciada e apresentar a receita médica, documento de identidade e CPF. O reconhecimento do vínculo do beneficiário com o Bolsa Família ocorrerá automaticamente pelo sistema, não sendo necessário cadastro prévio.


Quais medicamentos são dispensados gratuitamente por meio do programa farmácia popular do Brasil? Quais documentos são necessários?

No PFPB "Aqui Tem Farmácia Popular" serão disponibilizados gratuitamente aos usuários, os medicamentos definidos na PORTARIA GM/MS Nº 675, DE 7 DE JUNHO DE 2023, para hipertensão arterial, diabetes mellitus, asma, osteoporose e contraceptivos, além de absorventes higiênicos às pessoas beneficiárias do Programa de Proteção e Promoção da Saúde e Dignidade Menstrual.

Basta a pessoa apresentar documento de identidade com foto e CPF e a prescrição médica, no caso dos medicamentos, e prescrição, laudo ou atestado médico, conforme legislação vigente, no caso das fraldas geriátricas, ou autorização emitida pelo Ministério da Saúde no caso dos absorventes higiênicos.

Para os pacientes acamados ou impossibilitados de comparecer ao estabelecimento, o representante legal ou procurador deverá encaminhar-se até um estabelecimento credenciado e identificado do PFPB ?Aqui tem farmácia Popular? e apresentar a receita médica dentro do prazo de validade, tanto do SUS quanto de serviços particulares.

O beneficiário titular da receita deverá apresentar: documento oficial com foto e CPF ou documento de identidade que conste o número do CPF, salvo menor de idade, que permite a apresentação da certidão de nascimento ou registro geral (RG).

O representante legal deverá apresentar documento oficial com foto e CPF ou documento de identidade em que conste o número do CPF; além de, declarado por sentença judicial, instrumento público de procuração que outorgue plenos poderes ou poderes específicos para aquisição de medicamentos e/ou fralda geriátrica junto ao PFPB; instrumento particular de procuração, com reconhecimento de firma, que outorgue plenos poderes ou poderes específicos para aquisição de medicamentos e/ou fralda geriátrica junto ao PFPB; ou identidade civil que comprove a responsabilidade pelo menor de idade, titular da receita médica.



VIGILÂNCIA E PROTEÇÃO À SAÚDE - VACINAÇÃO


Preciso tomar vacina. Está em falta por quê?

Vários motivos levam à falta de vacinas nos municípios.
Por exemplo: dificuldades relacionadas ao laboratório que fabrica as vacinas, seja por falta de insumos ou não cumprimento de prazo de entrega, liberação pelo INCQS e ANVISA, logística, pois, várias vacinas vêm de outros países, entre outros fatores.
A Divisão de Imunização da Vigilância Epidemiológica está disponível para quaisquer esclarecimentos, assim como sempre mantém informadas as Unidades de Saúde.


Tenho receita de vacina HPV. Posso tomar no posto?

A vacina quadrivalente contra HPV protege contra os tipos virais mais comuns (cepas 6, 11, 16 e 18) e está disponível como rotina na rede pública, para as crianças e adolescentes de 9 a 14 anos. É em esquema de duas doses com intervalo de seis meses.
- A vacina também é oferecida pelo Ministério da Saúde como Imunobiológico Especial, nas seguintes indicações:
- Homens e mulheres de 9 a 45 anos vivendo com HIV-AIDS, transplantados de órgãos sólidos e medula óssea e pacientes oncológicas;
- Pessoas de 9 a 45 anos vítimas de violência sexual;
- Doenças autoimunes com prescrição médica.
- Para receber a vacina, a pessoa deve ir à UBS mais próxima de sua casa, levando a receita com a indicação e exames realizados. A equipe da UBS irá avaliar, orientar, preencher a solicitação e encaminhar para a Divisão de Imunização. Estando nos critérios estabelecidos, a vacina será liberada e o esquema seguirá o de três doses.


Onde posso tomar a vacina para febre amarela? Vou viajar e preciso tomar.

A vacina contra a Febre Amarela faz parte do Calendário de Vacina Nacional e deve ser administrada uma dose aos nove meses e reforço aos quatro anos de idade. Pessoas com idade acima de cinco anos e que nunca tomaram a vacina, devem receber dose única.
Para pessoas que irão viajar para áreas endêmicas precisam tomar a vacina. A mesma deve ser administrada com, pelo menos, 10 dias de antecedência da data do deslocamento.
Para a emissão do Certificado Internacional de Vacinação, acessar o link: www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/noticias-anvisa/2022/certificado-de- vacinacao-contra-a-febre-amarela-estara-disponivel-no-conectesus
A vacinação pode ser realizada em todas as 23 Unidades Básicas de Saúde do município.



SUA SAÚDE ? EXAMES E TRATAMENTOS


Estou aguardando um agendamento para consulta/exame com especialista. Onde buscar esta informação?

Procurar a Unidade Básica de Saúde que realizou o encaminhamento da guia.


Estou com tosse há três semanas. O que devo fazer?

Tosse persistente por três semanas ou mais pode ser indicativo de tuberculose.
Procure a UBS mais próxima de sua residência, para a coleta do exame de escarro. Quanto mais cedo descobrir a doença, maiores são as chances de cura. O tratamento correto tem duração de aproximadamente seis meses.
Importante: A partir de duas semanas já é realizado o rastreamento para tuberculose.


Como realizar o exame de mamografia?

A detecção precoce do câncer de mama é realizada por meio do exame de mamografia, que deve fazer parte da rotina de vida de toda mulher.

Apresentam maior risco as mulheres com história familiar de, pelo menos, um parente de primeiro grau com diagnóstico de câncer de mama antes dos 50 anos de idade, câncer de mama bilateral ou câncer de ovário em qualquer faixa etária; mulheres com história familiar de câncer de mama masculino.

A cada dois anos, mulheres entre 50 a 69 anos ou mulheres antes dos 50 anos, com alto risco para o câncer de mama, podem procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência para o agendamento de consulta com médico ou enfermeiro.


Onde realizar exames de HIV, sífilis e hepatite B e C?

O teste é um direito seu, é gratuito e sigiloso.
Os exames podem ser realizados nas 23 Unidades Básicas de Saúde do município ou no Centro de Referência em Saúde (CRS), localizado à rua Dr. Benedito Meirelles Freire, 193, na Vila Vitória (ao lado do ginásio de esportes) Telefones: 4514-1692 / 4514-4466.


O que são testes rápidos?

São testes para HIV, Sífilis e Hepatites B e C.

São realizados com apenas algumas gotas de sangue, cujos resultados saem em até 1 hora.

O teste rápido do HIV é diagnóstico e indica se a pessoa tem ou não o HIV, que é o vírus da AIDS. Os testes rápidos de sífilis e hepatite B e C são testes de triagem; quando reagentes ou positivos, necessitam de confirmação laboratorial para diagnóstico.

Para fazer o teste, é necessário ter no mínimo 12 anos completos eapresentar documento de identificação com foto para receber o laudo de resultados dos exames por escrito. Não é necessário jejum, nem encaminhamento ou pedido médico para realização dos testes.


Tive uma relação sexual desprotegida e estou com medo de pegar o HIV. O que posso fazer?

Para estes casos existe a PEP (Profilaxia Pós-Exposição sexual). É uma medida de prevenção que consiste no uso de medicamentos mediante a avaliação médica até 72 horas após a relação sexual. É uma forma de reduzir o risco de transmissão do HIV (vírus da aids), quando ocorrer falha ou não uso da camisinha.
Procure o Centro de Referência em Saúde para mais informações.


Meu exame de hiv/hepatite deu positivo. Onde posso realizar o tratamento?

No Centro de Referência em Saúde (CRS), localizado à rua Dr. Benedito Meirelles Freire, 193, na Vila Vitória (ao lado do ginásio de esportes). Telefones: 4514-1692 / 4514-4466.



SAÚDE BUCAL E TRATAMENTO ODONTOLÓGICO


Por que o dentista da unidade básica de saúde não faz tratamento de canal?

O tratamento de canal deve ser feito por um dentista especialista em canal. Na UBS, o dentista é clínico geral. Este profissional encaminha para o especialista que trabalha no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), situado à avenida da Saudade, nº 396, no Jardim Pilar.


Como faço para realizar um tratamento odontológico?

O tratamento odontológico é realizado na Unidade Básica de Saúde ? UBS, onde deverá ser realizado o agendamento para uma avaliação odontológica. Em caso de urgência, o paciente poderá passar pelo atendimento em qualquer horário de funcionamento da UBS.


Como faço para conseguir uma prótese?

O tratamento para a colocação de uma prótese começa na UBS, depois de realizado o tra- tamento clínico básico, como restaurações, extrações, limpeza e até mesmo tratamentos com os especialistas, como canal, raspagem e cirurgias.
A boca deverá estar em boas condições de saúde, porque a prótese irá repor os dentes perdidos, de maneira que devolva a estética e capacidade de mastigação adequada. Após análise destas condições, o paciente será encaminhado para avaliação e posterior confecção de prótese.


Sou adulto e meus dentes estão amolecendo, o que pode ser?

A doença periodontal é uma inflamação dos tecidos que sustentam os dentes, ocasionada pelo acúmulo duradouro de elementos abaixo da gengiva. Em casos mais leves, é caracterizada clinicamente pela inflamação da gengiva, podendo resultar em sangramento. Em casos mais graves, pode provocar a perda dos tecidos de sustentação dos dentes e, consequentemente, o amolecimento dos dentes. O uso sistemático do fio dental e a escovação, de forma correta e após as refeições, são medidas importantes para evitar a doença. Para avaliação e conduta é necessário agendamento na UBS de referência.


Quantas vezes devo escovar os dentes por dia?

No mínimo três escovações por dia, depois das principais refeições: café-da-manhã, almoço e jantar. O ideal é escovar os dentes depois que comer algum alimento, principalmente, os açucarados e pegajosos.



TRATAMENTO PSICOLÓGICO


Como faço para fazer acompanhamento psicológico em uma UBS?

Na recepção da UBS, procurar o serviço de acolhimento, realizado por um enfermeiro e/ou médico e este levará o caso para a equipe da Estratégia Saúde da Família. A equipe fará este agendamento, se necessário. Mesmo que esteja com guia de solicitação de convênio e/ou é importante verificar o prazo de validade das receitas e o retorno com seu médico (individual ou em grupo), para garantir o acesso à medicação. Caso esta esteja acabando, procurar o Acolhimento com antecedência, na UBS de referência, com a receita mais recente.



PROGRAMA VIVER BEM


O que é o programa viver bem?

O programa é uma ação de promoção e prevenção da saúde, realizado em todas as UBS do município e nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPSs), por intermédio da prática de atividade física.

O objetivo é proporcionar mais qualidade de vida e bem-estar para a população, trabalhando também a questão do convívio social, e proporcionar aos participantes do programa uma nova forma do olhar para saúde.


Quais atividades são oferecidas pelo programa viver bem e como faço para fazer parte do programa?

As atividades oferecidas são: Caminhada, Ginástica, Ginástica Laboral, Dança e Pilates.
Para participar o munícipe deve procurar a UBS mais próxima de sua residência para saber quais atividades são oferecidas naquela unidade, dia e horário. Ao escolher a atividade, é encaminhado para o grupo. O profissional responsável fará o cadastro e uma avaliação. Caso seja necessário, esta avaliação é compartilhada com outros profissionais da unidade. Todas as atividades são ministradas por profissionais formados e qualificados.



URGÊNCIAS E EMERGÊNCIAS - SAMU192


O que é o SAMU?

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU/192) é um serviço que tem como objetivo chegar precocemente à vítima após ter ocorrido alguma situação de urgência ou emergência, que cause sofrimento, sequelas ou mesmo morte.

A finalidade é prestar socorro à população, realizando o atendimento de urgência e emergência em qualquer lugar: residências, locais de trabalho e vias públicas, por meio de equipe capacitada que reúne: médicos, enfermeiros, auxiliares ou técnicos de enfermagem e condutores socorristas.


Como posso chamar o SAMU?

O SAMU é acionado somente pelo número 192.


Quem atende o 192?

O atendimento imediato é feito por um atendente que precisa de algumas informações preliminares sobre a situação do paciente, para que possa encaminhar a ligação para o médico.


Que informações precisam ser fornecidas nesse atendimento imediato?

Manter a calma é muito importante. Se estiver muito nervoso, peça para outra pessoa fazer a ligação e passar informações como: a idade do paciente; seu estado (se está inconsciente); se tem dificuldade para respirar; se há sangramento; se há dor, etc. Enfim, todas as informações que possam ajudar a identificar o estado do paciente.
Ao entrar em contato com o SAMU, pode meio do disque 192, é importante estar do lado da pessoa que necessita de atendimento, para passar as informações solicitadas.


Para onde o SAMU leva o paciente ou vítima de acidente?

Geralmente, a ambulância seguirá para a UPA mais próxima porque se trata de uma urgência. Mas, é importante saber que no caso de necessidade a ambulância pode ser orientada pela Central de Regulação à dirigir-se a outro local, acordo com a complexidade do caso.



UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE (UBS) E CARTÃO SUS


As UBS atendem apenas consultas agendadas?

Não. Além das consultas agendadas, há o serviço de acolhimento na unidade, com referência de um enfermeiro, que fará a avaliação e tomará a conduta adequada.


Como faço para agendar uma consulta em uma UBS?

O munícipe deve ir à recepção e solicitar um agendamento de consulta.


Qual o horário de funcionamento da sala de vacina?

Durante todo o horário de funcionamento das UBS.


Qual o horário de funcionamento da farmácia?

Durante todo o horário de funcionamento das UBS.


Como fazer o cartão SUS?

O munícipe deve procurar o setor administrativo da UBS, durante o horário de funcionamento. A confecção do cartão é feita pela internet, junto ao site do Ministério da Saúde.



UNIDADES DE PRONTO ATENDIMENTO - UPA


O que é a UPA 24H?

As UPAs são estabelecimentos de saúde de complexidade intermediária que prestam atendimento aos pacientes acometidos por quadros agudos ou agudizados de natureza clínica. Estas Unidades prestam o primeiro atendimento aos casos de natureza cirúrgica e de trauma, estabilizando os pacientes e realizando a investigação diagnóstica inicial, de modo a definir, em todos os casos, a necessidade ou não de encaminhamento aos serviços hospitalares de maior complexidade.


Qual o horário de funcionamento da UPA?

A UPA funciona 24hs por dia nos 7 dias da semana, inclusive feriados.


Quais especialidades são atendidas na upa?

Clínica médica e pediatria.


Onde estão localizadas as upas em Mauá?

UPA Zaíra - Av. Washington Luiz, 1952 - Jardim Zaíra Telefone: 4512-7760 / 4512-1952
UPA Magini - Av. Washington Luiz, 3890 - Vila Magini Telefone: 4547-7374
UPA Vila Assis- Av. Dom José Gaspar, 2190 - Jardim Anchieta Telefone: 4512-7759
UPA Barão de Mauá - Av. Barão de Mauá, 3.567 - Jardim Maringá Telefone: 4545-2872 / 4546-3104



TRANSPORTE SANITÁRIO E ISENÇÃO TARIFÁRIA


Quem tem direito à isenção tarifária?

Os usuários do Sistema único de Saúde com deficiência física, mental, visual ou auditiva, que se enquadrem nos critérios estabelecidos na Legislação e Normas Reguladoras vigentes de cada empresa de transporte.


Como faço para ter a carteira da isenção tarifária?

O usuário deve comparecer ao Setor de Isenção Tarifária, situado à Rua Rio Branco, 183 (Boulevard) no Centro. Devem apresentar relatório médico constando a descrição da patologia e CID. No local, receberá as orientações necessárias.


Como funciona o passe livre? Onde tirar as dúvidas?

Passe Livre é um benefício criado pelo Governo Federal, as informações estão disponíveis no site www.transportes.gov.br.


Como buscar transporte para um paciente acamado, que necessita de tratamento em um estabelecimento de saúde com data previamente agendada?

Responsáveis por pacientes acamados que necessitam de transporte para consultas/exames deverão procurar o Setor de Transporte Ambulatorial, situado na Avenida Capitão João, nº 2301, na Vila Vitória, ou pelo telefone 4512-7499, ramais 2023 ou 2024, de segunda a sexta, das 8h às 17h.



VIGILÂNCIA E PROTEÇÃO À SAÚDE - SAÚDE DO TRABALHADOR


O que o centro de referência saúde do trabalhador (cerest) faz?

Cerest realiza ações de vigilância nos locais de trabalho, com objetivo de tornar o ambiente mais seguro.São realizadas palestras, orientações na área de saúde do trabalhador junto à rede de saúde e empresas, estabelecimento de nexo causal, monitoramento dos agravos de saúde provenientes dos ambientes laborais e de acidentes de trabalho e produção de informações referentes aos acidentes de trabalho.


Quem o centro de referência saúde do trabalhador (cerest) pode atender?

À população trabalhadora, com carteira assinada ou não, exposta aos riscos existentes nas atividades do trabalho e que necessitam de orientação e/ou assistência à sua saúde.


O centro de referência saúde do trabalhador (cerest) concede benefícios do INSS ou realiza perícias para o INSS?

Não.


Quais municípios o centro de referência saúde do trabalhador (cerest) atende?

O Cerest é regional e atende aos municípios de Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra.


O centro de referência saúde do trabalhador (cerest) faz emissão de cat (comunicação de acidente de trabalho)?

Sim, mediante estabelecimento de nexo causal.



VIGILÂNCIA E PROTEÇÃO À SAÚDE - VIGILÂNCIA AMBIENTAL


O que fazer com o vazamento de esgoto do vizinho?

Entrar em contato com, nesta ordem:

BRK Ambiental ? telefone: 0800-771-001 - https://minhabrk.com.br/home/atendimento

Prefeitura Municipal de Mauá, por meio da Secretaria de Serviços Urbanos, via Departamento de Posturas - telefone: (11) 4512-7661


Onde descartar produtos eletrônicos, pilhas, baterias e etc.?

Procedimentos a serem adotados:
- Entregar os produtos para descartes nas unidades retentoras do fabricante
- Pontos de coleta voluntário do comércio
- Descartar os produtos no Ecoponto da Vila Noêmia, próximo ao Pátio de Recolhimento de Veículos, na Av. Papa João XXIII, sentido Centro.


O que a prefeitura de mauá faz para realizar o controle da qualidade da água de abastecimento?

A Vigilância Ambiental cobre todo o território do município com coletas de água da rede pública (SABESP) e de soluções alternativas (Poços Artesianos). As amostras são enviadas ao Instituto Adolfo Lutz, onde são realizadas as análises para atestar a potabilidade da água.



VIGILÂNCIA E PROTEÇÃO À SAÚDE - GERÊNCIA DE ZOONOSES


Minha casa está infestada de pombos. O que fazer?

Esses animais não podem ser exterminados e/ou capturados.
A Gerência de Zoonoses (UVZ) orienta o controle por meio da instalação de barreiras físicas que impeçam o seu empoleiramento e a suspensão do acesso ao alimento, como sobras da alimentação humana ou de animais.

O que fazer quando encontrar ratos em casa?

A Gerência de Zoonoses não executa desratização em imóveis particulares.
Todavia, orienta sobre o controle da remoção de materiais inservíveis do ambiente, destinação correta do lixo doméstico, evitar o desperdício de alimento dos animais domésticos, limpeza e capinação das áreas infestadas e,também, controle por meio da aplicação de iscas raticidas, comercializadas em lojas de produtos agropecuários e rações.
A Gerênciade Zoonoses (UVZ) executa o serviço de desratização apenas em áreas públicas.


O que fazer quando meu imóvel estiver infestado por baratas?

Baratas são animais que se alimentam de matéria orgânica e se abrigam em frestas, móveis e em meio a materiais inservíveis, além de caixas de esgoto.

Orienta-se o controle póde meio da intervenção nestes ambientes, realizando limpezas periódicas e remoção de materiais em desuso. O uso de inseticidas domésticos também pode ser adotado como forma de controle.


O que fazer quando encontrar cobras, aranhas e escorpiões na minha casa?

Manter pessoas e animais afastados. Em caso de acidente, levar a vítima para a Unidade de Saúde mais próxima o quanto antes.

Caso sinta segurança, capture e encaminhe para a Gerênciade Zoonoses (UVZ). Caso contrário, solicitar o recolhimento junto à Gerênciade Zoonoses.

Os animais recolhidos serão identificados e/ou encaminhados para o Instituto Butantã e o solicitante receberá informações sobre o controle e a prevenção de acidentes desses animais.


Minha casa está infestada de carrapatos. O que fazer?

Colete e envie alguma amostra do animal para a Gerênciade Zoonoses (UVZ), por meio da Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua casa.

Observe se os animais domésticos estão infestados. Caso estejam, procure a orientação de um médico veterinário. Após a identificação, a Gerênciade Zoonoses orientará sobre a melhor forma de controle. O controle eficiente deve ser realizado no ambiente e nos animais infestados.


Meu vizinho tem uma criação de galinhas e acredito que haja algo errado. O que devo fazer?

Solicite uma vistoria por meio do serviço de Ouvidoria 0800 760 9000.
A Gerênciade Zoonoses (UVZ) realiza vistoria para avaliação dos riscos de insalubridade e incômodo e indicará medidas que deverão ser tomadas. Isso vale para todas as criações de animais.


O que fazer quando o meu cão ou gato morre na minha residência?

Existe na Prefeitura um serviço de recolhimento de animais em óbito nas residências. É realizado pela Secretaria de Serviços Urbanos que, após a retirada, providencia a destinação adequada do corpo do animal.
A Gerênciade Zoonoses (UVZ) não recolhe os animais que morreram nas residências. Este serviço pode ser acionado pelo telefone 4512-7786, da Secretaria de Serviços Urbanos.


Não posso mais ficar com meu cão ou gato de estimação. O que devo fazer?

Os animais são responsabilidade dos seus donos e, na impossibilidade de mantê-los, cabe aos mesmos a destinação adequada.

Animais saudáveis podem ser doados por seus donos a outras pessoas que os desejem, inclusive com divulgação em locais de grande circulação ou pela internet.

A Gerênciade Zoonoses (UVZ) não recolhe ou recebe animais não mais desejados pelos seus proprietários. O abandono de animais é crime previsto por lei, podendo acarretar detenção e/ou multa.


O que fazer se for mordido por um cão ou gato?

As mordeduras por cão devem ter atendimento médico e todo cão mordedor deve ser observado por dez dias, porque isto influencia no tratamento da pessoa. Caso aconteça algum sintoma diferente ou mesmo morte do animal nesse período de dez dias, a unidade médica, o veterinário do animal e a Gerênciade Zoonoses (UVZ) devem ser avisados imediatamente. Quando o animal mordedor for de rua, entrar em contato com o Departamento de Controle de Zoonoses (DCZ) pelos números 4512-7499 ramal 1530/1662 ou 0800 760 9000. Há necessidade da comprovação do atendimento médico para que seja feita a observação do animal pela Gerência de Zoonoses.


O que fazer quando encontrar morcegos na minha residência?

Os morcegos normalmente não procuram contato com seres humanos. O que ocorre é que muitas vezes eles confundem partes das nossas casas com abrigos para suas colônias.

Morcegos não podem ser exterminados e são protegidos por lei devido à sua importante contribuição para a natureza. Eles controlam insetos e espalham sementes de várias espécies vegetais necessárias à manutenção da vida selvagem.

O proprietário da residência pode providenciar o desalojamento de morcegos por meio de contratação de empresas controladoras de pragas ou pela orientação de um técnico da Gerênciade Zoonoses (UVZ), que realiza vistorias nesses casos.

Os morcegos podem estar caídos ao chão por alguma doença e jamais devem ser tocados com as mãos desprotegidas, em virtude do perigo de transmissão de doenças por contato, como a raiva. O correto é procurar a Gerência de Zoonoses que recolhe em segurança apenas os morcegos caídos. Até o momento do recolhimento do animal ser possível, ele deve ficar isolado do contato com humanos, preso no interior de um recipiente invertido, como um balde ou bacia. Todo tipo de contato humano com morcegos (manipulação, animais caídos ou que amanheceram em lugares onde dormiram pessoas) deve ser informado às unidades de saúde, Vigilância à Saúde ou a Gerência de Zoonoses.


Qual tipo de atendimento posso obter para o meu animal na gerência de zoonoses (uvz)?

A Gerênciade Zoonoses (UVZ) faz aplicação de vacinas contra a raiva em cães e gatos, rotineiramente, por agendamento prévio e trazidos pelos seus proprietários. Atendimentos clínicos não são realizados, cabendo ao responsável pelo animal procurá-los em caso de necessidade.


Como funciona a vacinação de cães e gatos na gerência de zoonoses (uvz)?

A vacinação disponível é apenas contra a raiva canina ou felina. Ela é gratuita e ocorre em ponto fixo de vacinação ,mediante agendamento prévio. Não existem mais campanhas de vacinação nos bairros por determinação dos órgãos estaduais. Os munícipes devem agendar a vacinação de cães e gatos junto a Gerência de Zoonoses, via telefone 4512-7499 ramais 1662/1530.


A gerência de zoonoses (uvz) fornece vacinas para serem levadas e aplicadas na casa das pessoas?

Uma vez que as vacinas precisam ser mantidas sob um rígido controle de temperatura e manejo, devendo ser aplicadas imediatamente após a sua retirada das caixas com temperatura monitorada, as mesmas nunca são entregues à população, que deve providenciar a melhor maneira de levar seus cães e gatos para serem vacinados, pois a vacina contra raiva é muito importante e é obrigatória por lei.


Como levar o animal para ser vacinado?

Como na época da campanha é normal haver uma grande concentração de animais nos postos de vacinação, torna-se necessário a prevenção de fugas ou acidentes por meio da contenção e transporte adequados para a situação.

Os cães de menor porte e gatos podem ser levados em caixas de transporte ou conduzidos por guia. Em se tratando de gatos, aqueles proprietários que não possuem caixas, podem transportá-los em carrinhos de feira devidamente fechados. Não é recomendado carregar felinos apenas com as mãos pelo alto de risco de acidentes.

Os cães maiores devem ser conduzidos por guia e coleira ou enforcador. Raças como Pit Bull, Rotweiller, Mastim Napolitano ou qualquer tipo de cão potencialmente agressivo deverão ser conduzidas também com focinheira. Cães grandes podem ser levados para a vacinação em veículos de passeio, observando-se sempre o bem-estar do animal e a segurança do condutor. As pessoas que forem levar os animais para a vacinação devem ter idade e força física adequada ao tipo de animal que estarão transportando.


Encontrei um recipiente com larvas que podem ser do mosquito transmissor da dengue. O que fazer?

A Secretaria de Saúde realiza vistoria e orientação sobre eliminação e controle de criadouros em todo o município, por meio dos Agentes de Combate às Endemias e Agentes Comunitários de Saúde. Entretanto, lembramos que é da responsabilidade de todos a eliminação desses recipientes ou, quando não for possível a eliminação, lavar esse recipiente com esponja e sabão, no mínimo uma vez por semana. No caso de caixa d?água sem tampa, providenciar o fechamento correto.


Encontrei um mosquito na minha residência e quero saber se é o mosquito transmissor do vírus da dengue. O que fazer?

Tente capturar o mosquito sem amassá-lo. Encaminhe-o diretamente à Gerência de Zoonoses ou por intermédio da Unidade Básica de Saúde mais próxima para ser identificado. Independentemente do resultado, é importante que o munícipe realize uma vistoria em sua residência para identificar possíveis criadouros e eliminá-los.



VIGILÂNCIA E PROTEÇÃO À SAÚDE - VIGILÂNCIA SANITÁRIA


Qual a documentação necessária para pedido de licença sanitária inicial?

- Requerimento Anexo III da Portaria CVS 11 de 2023;
- Contrato Social, contendo o nome do Responsável Legal como Sócio;
- Cartão CNPJ;
- Documentos do Responsável Legal: RG, CPF, Comprovante de Residência;
- Documento Responsável Técnico: Carteira do Conselho e Contrato de Trabalho ou carteira de trabalho comprovando vínculo empregatício (a necessidade de haver RT no estabelecimento é vinculado ao CNAE, conforme Portaria CVS 11 de 2023);
- Taxa de Assunção de Responsabilidade técnica;
- Taxa de Licença Sanitária Inicial.


Qual a documentação necessária para renovação da licença sanitária?

- Requerimento Anexo III da Portaria CVS 11 de 2023;
- Taxa de Renovação;
- Cópia da Licença Sanitária.


Qual a documentação necessária para baixa de responsabilidade técnica (RT)?

- Requerimento Anexo III da Portaria CVS 11 de 2023;
- Distrato de Contrato de Trabalho ou Baixa na Carteira de Trabalho
- Taxa de Baixa de RT.


Qual a documentação necessária para assunção de responsabilidade técnica (RT)?

- Requerimento Anexo III da Portaria CVS 11 de 2023;
- RG, CPF, Comprovante de Residência, Carteira do Conselho e Contrato de Trabalho ou carteira de trabalho comprovando vínculo empregatício;
- Taxa de Assunção de RT.

Como solicitar o licenciamento no VRE - Via Rápida Empresa?
Consultar os tutoriais disponíveis em https://vreredesim.sp.gov.br/tutoriais