Em Mauá, 21 unidades básicas vão retomar em julho o Programa Antitabaco com grupos de usuários orientados por técnicos da Secretaria de Saúde. Para isso, vai realizar novo curso nesta terça-feira (23), às 8h e às 13h30, no Centro de Formação dos Professores Dr. Miguel Arraes. Deverão participar gerentes das unidades, dentistas e outros profissionais. A rede já tem 80 farmacêuticos, enfermeiros, psicólogos e médicos aptos a desenvolver o programa.
"A importância desta formação está em ofertar ao usuário da rede de saúde as condições adequadas para quem quer parar com o uso do tabaco e prevenir complicações decorrentes, como infarto, acidente vascular cerebral ou vários tipos de câncer", explicou a médica responsável pelo programa, Samira Haddad.
Na formação, uma professora de yoga vai ensinar técnicas de meditação e relaxamento para os técnicos, que são um recurso utilizado nos momentos em que os tabagistas sofrem de ansiedade ao parar com o vício.
O curso também terá abordagens sobre as metas do programa e os serviços que são disponibilizados aos usuários dispostos a parar com o vício e possíveis consequências do tabagismo, como as doenças crônicas, riscos de infarto e derrame, além de diversos tipos de câncer, como de pulmão, boca, laringe, entre outros.
Outra informação a ser disponibilizada será fornecida pelo Departamento de Assistência Farmacêutica quanto ao fluxo e logística dos medicamentos utilizados para controlar este tipo de dependência química. Além disso, será destacado o trabalho de orientação de nutricionistas, do Núcleo de Apoio da Estratégia Saúde da Família (Nasf), a estas equipes técnicas na orientação aos pacientes.
22/06/2015 18:32