Segurança Alimentar - SSA

Atribuições:



  • SECRETARIA DE SEGURANÇA ALIMENTAR
    A Segurança Alimentar e Nutricional, enquanto estratégia ou conjunto de ações, deve ser intersetorial e participativa, e consiste na realização do direito de todos ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais, tendo como base práticas alimentares promotoras da saúde, que respeitem a diversidade cultural e que sejam ambiental, cultural, econômica e socialmente sustentáveis.
  • ALIMENTAÇÃO ESCOLAR
    Responsável pelo gerenciamento de todos os procedimentos para aquisição dos gêneros que irão garantir a oferta de uma alimentação qualitativa e quantitativamente adequada, suprindo as necessidades nutricionais por meio de um cardápio balanceado e elaborado por nutricionistas, contribuindo para o crescimento, o desenvolvimento, a aprendizagem, o rendimento escolar e a formação de hábitos alimentares saudáveis. Além disso, realiza atendimento especializado a alunos com necessidades diferenciadas, como diabetes, hipertensão, intolerância a lactose, obesidade entre outras. Realiza atividades de educação e avaliação nutricional junto aos alunos da rede municipal, bem como treinamento com as merendeiras. Atualmente, o Programa de Alimentação Escolar da Secretaria de Segurança Alimentar atende aproximadamente 20 mil alunos, fornecendo cerca de 30 mil refeições ao dia.
  • BANCO DE ALIMENTOS
    É um programa de abastecimento e segurança nutricional, criado com o objetivo de acaber com o desperdício de alimentos e consequentemente com a fome. É responsável pela captação de doações, coleta, recondicionamento, armazenamento de produtos e gêneros alimentícios, perecíveis ou não. Os alimentos são transportados para as instalações do banco de alimentos, passa por uma triagem e são separados e entregues no sistema ponto a ponto que atinge 100% das associações.
  • CAFÉ DO TRABALHADOR
    No Município de Mauá, a população que passa pelo Terminal Rodoviário Central, tem a oportunidade de começar sua rotina diária com o ?Café do Trabalhador?, que funciona de segunda a sexta-feira, no período da 05h00 às 07h30 e visa melhorar as condições nutricionais dos usuários, onde é oferecido pão e bebida láctea gratuitamente.
  • PROGRAMA DE EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL ? COZINHA DIDÁTICA / OFICINAS CULINÁRIAS
    A missão do Programa é, através da Educação, levar conhecimentos que permitam aos beneficiários e munícipes em geral, aproveitar os alimentos na sua totalidade, gerando economia, sustentabilidade ao meio ambiente e maior ingestão de nutrientes, através do consumo de talos, folhas, cascas e sementes, priorizar a alimentação saudável e variada, visando promover a saúde e qualidade de vida, além de capacitar a produção de alimentos para a geração de renda.
  • HORTAS COMUNITÁRIAS
    Estimula hábitos saudáveis com a produção de alimentos integrando o cidadão e comunidade, por um resultado comum.
  • HORTAS EDUCACIONAIS
    O programa estimula os alunos municipais a terem acesso à alimentação saudável e manuseio com as hortaliças, leguminosas e verduras por eles produzidos.
  • RESTAURANTE POPULAR
    O Restaurante Popular é destinado ao preparo de refeições adequadas e saudáveis a preço acessível . Cardápio elaborado por nutricionistas, sendo composto por arroz e feijão, prato principal (carne bovina, suína, aves e peixes), guarnição (verduras, legumes, refogados ou cozidos) salada e sobremesa (frutas ou doces) e sucos. Restaurante está localizado na Rua General Osório, n° 144, Centro de Segunda a Sexta-Feira das 11h00 às 13h30. Extensão ? Ponto de Venda - (enquanto perdurar a pandemia do COVID-19) ? Terminal Rodoviário Central ? Praça 22 de Novembro ? s/nº ? Centro.
  • RESTAURANTE DO SERVIDOR
    O programa visa melhorar as condições nutricionais dos servidores, visto que o cardápio é elaborado por nutricionistas, sendo composto por uma alimentação balanceada e saudável, contendo arroz e feijão, prato principal, opção, guarnição, salada, sobremesa e suco. Atualmente o Programa de Restaurante dos Servidores conta com duas unidades, uma está localizada na Av. João Ramalho, nº 205, Vila Noêmia, no subsolo da Prefeitura de Município de Mauá e a outra está localizada na Av. Antônia Rosa Fioravanti, nº 1.196, na Secretaria de Serviços Urbanos (SSU), ambos funcionam de segunda a sexta-feira, das 11h00 às 14h00.


Secretário(a):



João Carlos Fávaro


Contatos:



Endereço:
Rua Rio Branco, 808 - Centro - 09310-110

Telefone
4519-8556 4519-6798 4519-6057 4514-2290 4514-1319

E-mail:
seg.alimentar@maua.sp.gov.br