Visite a Prefeitura no Instagram Visite o canal da Prefeitura no YouTube Visite a Prefeitura no Flickr Visite a Prefeitura no Facebook Siga a Prefeitura no Twitter
Símbolos Municipais

O Brasão de Armas e a Bandeira constituem símbolos oficiais do município de Mauá. Ambos foram instituídos pela Lei Municipal Nº. 267 de 20 de agosto de 1959, e são de autoria do heraldista - especialista na arte ou ciência dos brasões - Salvador Thaumaturgo.

Ilustrações 01 e 02 - Bandeira e Brasão do município de Mauá.

Bandeira de Mauá Brasão de Mauá

Bandeira

Segundo consta da Lei Municipal nº 267/1959, a bandeira do município deve ser branca na metade que fica do lado esquerdo e azul na outra metade (lado direito). O escudo deve ser colocado no lado esquerdo, centralizado na parte branca. A lei define também que a bandeira deve ser confeccionada em tecido "filelé", segundo padrão aprovado oficialmente, nas proporções de 14 módulos de largura e 20 de comprimento.

Brasão de Armas

É formado por um escudo na cor azul que tem, na parte de cima, uma roda de ouro com vinte e quatro dentes. Dividindo este escudo há uma faixa ondada de prata e, na parte inferior, uma locomotiva a vapor. Em cima do escudo há uma coroa de ouro e nos dois lados, pilares de mármore em cor natural cinzenta sustentando os ábacos. Abaixo, um listel com letras de ouro e as seguintes datas e palavra: 1.4.1883 - MAUÁ - 1.1.1954.

É interessante ressaltar que cada detalhe do Brasão tem um significado geralmente ligado a peculiaridades e aspectos históricos do Município.

Sua simbologia é rica:

  • O azul simboliza o céu e o clima ameno do Município e, por analogia, a crença religiosa dos munícipes. A roda dentada de ouro representa a bem desenvolvida indústria do Município.
  • A faixa dentada de prata lembra o Rio Tamanduateí, que nasce em Mauá, e a locomotiva a vapor em ouro simboliza o Barão de Mauá, pioneiro da viação férrea.
  • A Coroa mural de ouro é o símbolo universal da emancipação política municipal e os pilares de mármore lembram a antiga Capela de Nossa Senhora do Pilar, início do povoado que, cedendo às vantagens da proximidade da estação ferroviária, deslocou-se aos poucos, vindo formar o antigo Distrito de Mauá, hoje Município de Mauá.
  • No listel vermelho, as datas 1.4.1883 e 1.1.1954, lembram a data da inauguração da Estação Ferroviária e a data em que o Distrito recebeu os foros de Município, respectivamente. A palavra Mauá denomina a cidade e identifica o escudo.

Fonte: Lei Municipal nº 267/59.

Paineira

A Paineira (Chorisia speciosa) localizada na confluência da Av. Barão de Mauá com a Rua Pref. Ênnio Brancalion, ao lado da Praça Teotônio Villela, que foi declarada a árvore-símbolo do município de Mauá, conforme Decreto 2072/1978.

Evandro / PMM

Paineira - árvore-símbolo

Paineira (Chorisia speciosa): árvore-símbolo do município de Mauá. Decreto 2072/1978.

Hino municipal

Partindo da Nobreza
Do Barão de Mauá
Antevendo sua grandeza
Uma Cidade iria brotar
Em terras virgens do Pilar

E agora aí está
Mauá, Mauá, Mauá!
O teu povo é varonil
Incansável lutador
Pelo progresso do Brasil

Desde a fina porcelana
E o granito natural
Todo o povo se irmana
Buscando um só ideal
Com as chaminés fumegantes
Fazendo sempre girar
Engrenagens mil rolantes
É a Cidade a prosperar

E agora aí está
Mauá, Mauá, Mauá!
O teu povo é varonil
Incansável lutador
Pelo progresso do Brasil



Letra: Américo Del Corto
Música: Carlos Binder

Fonte: Lei Municipal nº 4268/2007.

 
Anexos