27/08/2019

Alunos e professora de Mauá discutem desastres naturais no Japão
Assunto será abordado em Conferência Internacional com quase 50 países em setembro

Divulgação

A Escola Estadual Olavo Hansen foi indicada pela Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil

Seis pessoas de Mauá foram as únicas selecionadas no Brasil para participar da Conferência Internacional de Alunos do Ensino Médio em Hokkaido, no Japão, para debater a conscientização dos riscos de desastres naturais. Uma professora e cinco alunos de 15 a 16 anos participarão do evento junto a estudantes de outros 42 países.


A Escola Estadual Olavo Hansen foi indicada pela Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil de São Paulo (CEPDEC/SP) e selecionada pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (SEDEC). De acordo com a professora, Ana Paula Tavares da Silva, todos vão embarcar dia 3 de setembro com retorno dia 13 do mesmo mês. “Após termos concorrido com outros professores do Estado e o governo do Japão ter nos escolhido justamente por Mauá sofrer com a invasão irregular e, consequentemente, problemas em épocas de chuva, tive o desafio de escolher alunos que já falassem inglês, tivessem boas notas e o comportamento fosse muito bom. São muitos alunos, mas no final chegamos aos selecionados”, descreveu.

Ao longo dos 10 dias, além de participar da conferência, eles vão conhecer a cultura local e realizar treinamentos contra os desastres naturais, tudo financiado pelo governo do Japão. “Vamos repassar todo o conhecimento para as comunidades de Mauá. Podemos fazer a divulgação pelas redes sociais e ministrar seminários dentro da escola, para o bairro, principalmente ao Jardim Zaíra”, informou o estudante Diêgo Araújo Silva.

Este será o primeiro desafio em inglês dos alunos, embora a professora sempre incentive os estudantes a participar de feiras e workshops de intercâmbio. Todos os alunos foram nesta segunda-feira (26) ao Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, apresentar o trabalho que levarão a  Hokkaido, ao governador João Doria. “No Brasil, não sofremos com terremotos e tsunamis, mas passamos por problemas como enchentes e deslizamentos. Teremos apenas cinco minutos para  mostrar as fotos de Mauá e discutir como minimizar os danos e, talvez, encontrar soluções”, finalizou a professora.

Outros alunos que participarão da atividade são: João Vítor Santos Braiz, Samuel de Souza Silva, Maryllin França Peres e Renan Santos Rodrigues.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Mauá
Secretaria de Comunicação Social
27/08/2019 17:08


Outras Notícias

13/09/2019

Guarda Civil Municipal de Mauá ganha viaturas e armamentos novos

Três carros e 30 armas foram entregues nesta manhã (13/9) à corporação

13/09/2019

CPTR de Mauá tem 57 vagas abertas em toda a região

Algumas das oportunidades são para pessoas com deficiência

10/09/2019

Centro Público de Economia Solidária volta a funcionar em Mauá

Prefeitura revitaliza o espaço que reabre nesta sexta-feira (13) no Jardim Sonia Maria

06/09/2019

Central de Cadastro Único mauaense muda de endereço

O atendimento será suspenso temporariamente durante a mudança, mas os moradores podem buscar mais informações de serviços nos CRAS de suas regiões

06/09/2019

CPTR Mauá tem 106 vagas abertas em toda a região

Há vagas que não pedem experiência

06/09/2019

Prefeitura abre Consulta Pública para revisão do Plano Municipal de Saneamento

Material ficará disponível pelos próximos 18 dias

02/09/2019

Prefeitura de Mauá realiza ações na unidade escolar durante Setembro Amarelo

Escola tem papel importante na prevenção ao suicídio

03/09/2019

Mauá abre inscrições para 5º Concurso de Gastronomia

Entidades sociais, beneficiários de programas sociais e merendeiras da rede Municipal de Ensino podem participar da competição

02/09/2019

Pré-conferências Municipais de Assistência Social acontecem em Mauá

Usuários e Trabalhadores discutem pontos do SUAS

30/08/2019

Mauá promove ciclo de reflexões com temas atuais

Primeiro evento acontece nesta sexta-feira (30), às 19h, no Teatro Municipal