
Neste primeiro fim de semana de feriado prolongado, a GCM recebeu, em média, 100 ligações diárias
As regras restritivas estão em vigor em todo o estado de São Paulo, mas muitas pessoas ainda insistem em ignorar o momento grave da pandemia e desrespeitam medidas consideradas eficazes contra a Covid. Somente neste primeiro fim de semana de feriado prolongado de nove dias, a GCM (Guarda Civil Municipal) recebeu, em média, 100 ligações diárias com denúncias anônimas - a maioria referente a festas clandestinas, a perturbação de sossego e a denúncias de estabelecimentos comerciais que descumpriram as regras vigentes.
As bases móveis da guarda estão dando suporte às operações em 12 pontos estratégicos.
Segundo a Vigilância Sanitária foram necessárias 16 intervenções entre sábado (27/03) e domingo (28/03), com orientação de fechamento do estabelecimento e duas autuações por descumprimento de diversos itens de protocolo, como uso inapropriado de máscaras, atendimento e consumo local. Além disso, três locais foram intimados a cumprir procedimentos de combate à Covid. O gerente de um posto de combustível foi conduzido à delegacia por desacato aos agentes de fiscalização.
Apenas no domingo, duas festas com pessoas aglomeradas foram encerradas após denúncias anônimas. Uma delas, no início da madrugada, com pouco mais de 40 jovens consumindo bebidas alcoólicas e ouvindo música alta na Rua Pedro Serode, no Jardim Mauá. A outra foi dispersada no período da tarde. Mais de 50 pessoas estavam em um pesqueiro localizado na Rua Adolpho da Silva, no bairro Recanto Vital Brasil.
Além de ampliar e endurecer a fiscalização nas ruas, a Prefeitura de Mauá atua em diversas áreas no enfrentamento à Covid. Equipes realizam regularmente a higienização de locais públicos para limpar superfícies onde o coronavírus sobrevive. Na educação, aulas municipais estão suspensas e as famílias de estudantes da rede recebem o cartão merenda no valor de R$ 80. A assistência social iniciará a distribuição de cestas básicas a famílias em vulnerabilidade cadastradas em programas sociais.
Na saúde, as principais ações estão relacionadas à ampliação na quantidade de leitos de UTI e de enfermaria, à contratação de novos médicos, antecipação de vacinação, à abertura de UBSs aos fins de semana para desafogar os atendimentos nas UPAs e adoção de medidas restritivas para reduzir a circulação de pessoas e a transmissão do coronavírus.
No entanto, nenhuma ação será suficiente sem a conscientização e o apoio da população. Se puder, fique em casa. Use corretamente a máscara, higienize as mãos, mantenha o distanciamento social e evite aglomerações.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Mauá
Secretaria de Comunicação Social
29/03/2021 18:54