11/12/2018

Mauá entra na Semana da Economia Solidária com shows musicais
Atividades que miram empreendedorismo têm início nesta terça-feira e terminam com música

Divulgação

A Semana da Economia Solidária é uma grande oportunidade de fomento da economia em Mauá

Há cinco anos no calendário oficial de Mauá, a Semana da Economia Solidária é celebrada entre os dias 9 e 15 de dezembro, com pontapé inicial das atividades a partir desta terça-feira (11/12), com curso de empreendedorismo. A programação também conta com a Feira de Economia Solidária, que disponibiliza produtos artesanais, na Praça do Relógio, e se encerra com o Sarau da Ecosol (Economia Solidária), com apresentações musicais na Praça da Paineira, ambas região central da cidade.

O calendário foi instituído por meio da lei municipal 4.902, sancionada em novembro de 2013, que visa incentivar e oferecer espaço de divulgação para pequenos empreendedores autônomos, pela comercialização de produtos provenientes de 47 empreendimentos da Economia Solidária. Dessa forma, o governo reconhece o papel do setor como política de desenvolvimento sustentável que contribui para o fomento de receitas no município e na geração de renda aos munícipes. 

A Semana da Economia Solidária é uma grande oportunidade de fomento da economia em Mauá e uma oportunidade de dar uma chance para quem busca oportunidade de sustento às famílias. A Economia Solidária é uma alternativa inovadora para geração de trabalho, valorização das pessoas, que visa uma melhor distribuição de renda e uma democratização econômica para a cidade.

O Sarau da Ecosol ocorre neste sábado (15/12), das 9h às 17h, com as duplas sertanejas formadas pelas gêmeas Jade & Paula, e Pedro & Vitor, além de Flávio Santo. Para quem curte MPB (Música Popular Brasileira), o cantor Maurício Silva é uma das atrações; ou àqueles que preferem música gospel, a haitiana Marie Betheie também estará no palco. O grupo Batucaps, formado por usuários dos Caps (Centros de Atenção Psicossocial), animará o público com o estilo samba reggae.

Formada em Nutrição na Fama (Faculdade de Mauá) em 2014, Andrea Aparecida Correa Silva, 47 anos, viu na Economia Solidária uma alternativa de gerar renda. “Agora levo os meus produtos (alimentos) no carrinho e está me ajudando. Há muitas pessoas formadas que não conseguem se inserir no mercado de trabalho, mas há também muita dona de casa que sabe fazer crochê, artesanato e alimentos que entram na Economia Solidária”, diz.

Para divulgação dos trabalhos, a Feira Artesanal acontece de quarta-feira (12/12) até a sexta-feira seguinte, da 9h às 17h, com produtos provenientes tricô, crochê, recicláveis, enfeites natalinos, chinelos, bijuterias além de alimentos, de frutas, doces caseiros e frutas. Também na quarta-feira, a Câmara dos Vereadores homenageia o “Dia da Economia Solidária”, previsto para sábado, em uma sessão solene às 19h.

As atividades da Semana da Economia Solidária tiveram início nesta terça-feira com o curso “Empreendedorismo como Opção de Carreira”, por meio de parceria entre a Secretaria de Trabalho e Renda e o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), das 15h as 17h. O evento é exclusivo para a turma da Ecosol, pelo programa Qualifica Mauá, no CPTR (Centro Público de Trabalho e Renda). 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Mauá
Secretaria de Comunicação Social
11/12/2018 15:36


Outras Notícias

02/07/2020

2ª chamada do Edital Municipal da Cultura

O projeto será aplicado às Quartas Culturais em formato online

02/07/2020

Mauá tem 49 novos pacientes curados de coronavírus

Cidade chega ao total de 620 moradores recuperados, enquanto contabiliza 138 óbitos pela Covid-19

29/06/2020

Mauá adquire R$ 345 mil de recursos estaduais para beneficiar artistas da cidade

O edital abrange pessoas físicas e jurídicas para que enviem seus projetos culturais

08/06/2020

Cadastro dos artistas da cidade

Participe!

04/06/2020

Mauá anuncia entrega de kits de alimentação para crianças de creches durante pandemia

Prefeitura também implementará o Jantar do Trabalhador no Terminal Rodoviário Central, mais um ponto de atendimento do Restaurante Popular, além da retomada do café da manhã

11/05/2020

RESOLUÇÃO SF Nº 438 DE 8 DE MAIO DE 2020

Altera dispositivo da Resolução SF nº 417, de 3 de agosto de 2017, que dispõe sobre regras de recolhimento do ISSQN

23/03/2020

Prefeitura decreta estado de emergência a partir de terça-feira (24) em combate ao coronavírus

Outras ações são fechamento de comércio que não são essenciais e abastecimento de água por caminhão-pipa

17/03/2020

Atenção

14/02/2020

Veja aqui informações sobre o IPTU 2020: descontos, vencimentos, 2ª via e mais

Tributo terá 10% de desconto a contribuintes que não apresentarem débitos e efetuarem pagamento em parcela única

27/01/2020

Programa Prefeitura Mais Você inicia ações em quatro bairros nesta quarta-feira (15)

Mais de dez serviços são oferecidos de uma só vez no novo projeto da Prefeitura de Mauá