11/12/2018

Mauá entra na Semana da Economia Solidária com shows musicais
Atividades que miram empreendedorismo têm início nesta terça-feira e terminam com música

Divulgação

A Semana da Economia Solidária é uma grande oportunidade de fomento da economia em Mauá

Há cinco anos no calendário oficial de Mauá, a Semana da Economia Solidária é celebrada entre os dias 9 e 15 de dezembro, com pontapé inicial das atividades a partir desta terça-feira (11/12), com curso de empreendedorismo. A programação também conta com a Feira de Economia Solidária, que disponibiliza produtos artesanais, na Praça do Relógio, e se encerra com o Sarau da Ecosol (Economia Solidária), com apresentações musicais na Praça da Paineira, ambas região central da cidade.

O calendário foi instituído por meio da lei municipal 4.902, sancionada em novembro de 2013, que visa incentivar e oferecer espaço de divulgação para pequenos empreendedores autônomos, pela comercialização de produtos provenientes de 47 empreendimentos da Economia Solidária. Dessa forma, o governo reconhece o papel do setor como política de desenvolvimento sustentável que contribui para o fomento de receitas no município e na geração de renda aos munícipes. 

A Semana da Economia Solidária é uma grande oportunidade de fomento da economia em Mauá e uma oportunidade de dar uma chance para quem busca oportunidade de sustento às famílias. A Economia Solidária é uma alternativa inovadora para geração de trabalho, valorização das pessoas, que visa uma melhor distribuição de renda e uma democratização econômica para a cidade.

O Sarau da Ecosol ocorre neste sábado (15/12), das 9h às 17h, com as duplas sertanejas formadas pelas gêmeas Jade & Paula, e Pedro & Vitor, além de Flávio Santo. Para quem curte MPB (Música Popular Brasileira), o cantor Maurício Silva é uma das atrações; ou àqueles que preferem música gospel, a haitiana Marie Betheie também estará no palco. O grupo Batucaps, formado por usuários dos Caps (Centros de Atenção Psicossocial), animará o público com o estilo samba reggae.

Formada em Nutrição na Fama (Faculdade de Mauá) em 2014, Andrea Aparecida Correa Silva, 47 anos, viu na Economia Solidária uma alternativa de gerar renda. “Agora levo os meus produtos (alimentos) no carrinho e está me ajudando. Há muitas pessoas formadas que não conseguem se inserir no mercado de trabalho, mas há também muita dona de casa que sabe fazer crochê, artesanato e alimentos que entram na Economia Solidária”, diz.

Para divulgação dos trabalhos, a Feira Artesanal acontece de quarta-feira (12/12) até a sexta-feira seguinte, da 9h às 17h, com produtos provenientes tricô, crochê, recicláveis, enfeites natalinos, chinelos, bijuterias além de alimentos, de frutas, doces caseiros e frutas. Também na quarta-feira, a Câmara dos Vereadores homenageia o “Dia da Economia Solidária”, previsto para sábado, em uma sessão solene às 19h.

As atividades da Semana da Economia Solidária tiveram início nesta terça-feira com o curso “Empreendedorismo como Opção de Carreira”, por meio de parceria entre a Secretaria de Trabalho e Renda e o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), das 15h as 17h. O evento é exclusivo para a turma da Ecosol, pelo programa Qualifica Mauá, no CPTR (Centro Público de Trabalho e Renda). 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Mauá
Secretaria de Comunicação Social
11/12/2018 15:36


Outras Notícias

16/08/2019

Acessuas Trabalho busca a inclusão social via mercado de trabalho

Programa Federal implementado em Mauá quer cumprir os direitos constitucionais

16/08/2019

Mauá busca parceria público-privada para beneficiar jovens

Prefeitura e Instituto CervBrasil promoveu seminário sobre responsabilidade social

16/08/2019

CPTR oferece 173 vagas de emprego

São vagas disponíveis no Grande ABC

15/08/2019

Prefeitura de Mauá promove o RCP Day neste sábado (17)

Em iniciativa inédita em São Paulo, Mauá oferece treinamento aberto e gratuito de ressuscitação

14/08/2019

8º Encontro de Dança de Mauá tem apresentações em homenagem ao Dia do Patrimônio Cultural Brasileiro

Jongo da Serrinha, do Rio de Janeiro, e Samba Lenço, de Mauá, são atrações confirmadas

13/08/2019

Mauá entrega números oficiais para 180 residências

Moradores que tinham dificuldade com recebimento de correspondência têm seus números de endereço regularizados pela Prefeitura

09/08/2019

Proibida propaganda eleitoral antes da data

Regras eleitorais valem para o Conselho Tutelar também

08/08/2019

Prefeitura de Mauá amplia EM Carolina Moreira

São seis novas salas de aula e 150 vagas de creche para população do Jd. Oratório

07/08/2019

Parque Guapituba tem novas atividades

Meditação no parque começa dia 9 de agosto

07/08/2019

8º Encontro de Dança de Mauá tem inscrições abertas até 9 de agosto

Munícipes podem se inscrever gratuitamente com suas performances