15/03/2017

Residência Médica de Mauá em Psiquiatria é destaque em São Paulo
Complexidade dos casos atendidos e estímulo à pesquisa científica estão entre diferenciais

Divulgação

Atualmente a Rede conta com 21 médicos residentes em atuação, sendo 12 em Psiquiatria

     A Residência Médica de Mauá em Psiquiatria foi a primeira escolhida entre as Residências em Rede no processo seletivo realizado pela Fundação VUNESP em parceria com a Prefeitura de São Paulo. Participaram da concorrência as Redes de Saúde dos municípios de São Paulo, São Bernardo do Campo e Guarulhos. A prova para seleção pública foi feita em novembro e as matrículas serão realizadas até o fim deste mês. Em Mauá, a Residência em Rede contempla vagas nas especialidades de Cirurgia Geral, Pediatria, Clínica Médica, Psiquiatria e Medicina de Família e Comunidade. Até o momento, sete das 13 vagas foram preenchidas, sendo quatro em Psiquiatria, duas em Clínica Médica e uma de Pediatria. A segunda chamada ocorrerá no fim de março.

     Este é o quarto ano da residência médica em Psiquiatria no município. A primeira formatura do curso, que tem duração de três anos, aconteceu em fevereiro junto às turmas das demais especialidades. Atualmente 12 médicos residentes de Psiquiatria atendem tanto no Hospital de Clínicas Dr. Radamés Nardini quanto na Rede de Saúde, sendo quatro de cada turma. A atuação é estendida às Unidades Básica de Saúde (UBSs), Centros de Atenção Psicossociais (CAPS), entre outros serviços. Entre as residências em rede, recém implantadas, Mauá tem sido a preferida pelos jovens médicos que desejam ser psiquiatras. “O principal diferencial do nosso programa é a missão em ofertar um hospital de referência para o tratamento de transtornos mentais de uma grande região que inclui Mauá, Rio Grande da Serra e Ribeirão Pires. A pluralidade e complexidade de casos referenciados para o Hospital Nardini tornam o serviço excelente campo de prática e aprendizado, onde são priorizados não só o manejo farmacológico, mas a reabilitação e reinserção social dos pacientes”, comenta o coordenador do Programa de Residência Médica em Psiquiatria de Mauá, Dr. Adiel Carneiro Rios.

     O aprendizado dos residentes é enriquecido com o estímulo constante à participação nos principais eventos científicos da área, onde expõem e apresentam trabalhos acadêmicos que contribuem com o campo de ensino e pesquisa no País. O serviço de preceptoria em Psiquiatria, feito por médicos habilitados para supervisionar o trabalho dos residentes, está 100% preenchido em tempo integral, o que beneficia não apenas a qualificação do ensino como a melhoria da assistência ao paciente. Apenas no Hospital Nardini são 10 médicos preceptores da especialidade. Além disso, convênios firmados com ambulatórios específicos do Departamento de Psiquiatria da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e do Instituto de Psiquiatria do Hospital de Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) possibilitaram ampliar a abrangência das áreas pelas quais o psiquiatra em formação deve percorrer. “O apoio e encorajamento da residência médica na atual gestão são estratégias que, dentro no contexto de Saúde Pública, otimiza o cuidado, melhora o vínculo com os usuários e familiares e reduz as reinternações”, finaliza. No hospital os pacientes são diariamente assistidos pela equipe multiprofissional composta por psiquiatras, enfermeiros, psicólogos, terapeuta ocupacional e assistente social. 

     Atualmente a Rede conta com 21 médicos residentes em atuação, sendo 12 em Psiquiatria e o restante nos programas de Clínica Médica, Cirurgia Geral e Pediatria.  Caso todas as vagas remanescentes sejam preenchidas na segunda chamada do processo seletivo, o município passará a contar com 30 médicos em formação em toda a Rede de Saúde. 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Mauá
Secretaria de Comunicação Social
15/03/2017 09:17


Outras Notícias

24/04/2017

CPTR Móvel leva serviço de carteira de trabalho aos bairros

Miranda, Feital, Itaussu e Bandeirantes recebem van nos próximos dias; não é preciso agendar

20/04/2017

Programa de incentivo a leitura é sucesso em Mauá

50 livros são retirados diariamente; programa será expandido para outros terminais da cidade

20/04/2017

Mauá tem 34 vagas nesta semana

Maioria dos postos exige Ensino Fundamental e é para cargos em Mauá

19/04/2017

Mauá debate o Plano de Mobilidade Urbana

Projeto orienta as políticas públicas que devem ser implementadas no setor pelos próximos anos

17/04/2017

Mauá oferece 21 vagas nesta semana

Maioria dos postos exige ensino médio e é para cargos na cidade

17/04/2017

Mauá abre pré-matrícula para curso de Imagem Pessoal

quem se cadastrou no site do via rápida e recebeu telegrama poderá fazer aulas de cabeleireiro, manicure, pedicure e maquiagem

17/04/2017

Mauá começa vacinação contra Influenza

Prefeitura deve vacinar 104 mil pessoas neste ano

18/04/2017

Mauá realiza audiência pública para debater o Plano de Mobilidade Urbana

Evento será quarta-feira (19/4), no Centro de Formação de Professores

18/04/2017

CPTR Móvel atende Oratório e Magini nesta semana

Emissão de Carteira de Trabalho e intermediação de mão de obra são oferecidos pela equipe da van

11/04/2017

Mauá começa Campanha do Pescado

De terça a sexta-feira, feirantes oferecem peixes a preço popular em seis pontos