Visite a Prefeitura no Instagram Visite o canal da Prefeitura no YouTube Visite a Prefeitura no Flickr Visite a Prefeitura no Facebook Siga a Prefeitura no Twitter

15/03/2017

Residência Médica de Mauá em Psiquiatria é destaque em São Paulo
Complexidade dos casos atendidos e estímulo à pesquisa científica estão entre diferenciais

Divulgação

Atualmente a Rede conta com 21 médicos residentes em atuação, sendo 12 em Psiquiatria

     A Residência Médica de Mauá em Psiquiatria foi a primeira escolhida entre as Residências em Rede no processo seletivo realizado pela Fundação VUNESP em parceria com a Prefeitura de São Paulo. Participaram da concorrência as Redes de Saúde dos municípios de São Paulo, São Bernardo do Campo e Guarulhos. A prova para seleção pública foi feita em novembro e as matrículas serão realizadas até o fim deste mês. Em Mauá, a Residência em Rede contempla vagas nas especialidades de Cirurgia Geral, Pediatria, Clínica Médica, Psiquiatria e Medicina de Família e Comunidade. Até o momento, sete das 13 vagas foram preenchidas, sendo quatro em Psiquiatria, duas em Clínica Médica e uma de Pediatria. A segunda chamada ocorrerá no fim de março.

     Este é o quarto ano da residência médica em Psiquiatria no município. A primeira formatura do curso, que tem duração de três anos, aconteceu em fevereiro junto às turmas das demais especialidades. Atualmente 12 médicos residentes de Psiquiatria atendem tanto no Hospital de Clínicas Dr. Radamés Nardini quanto na Rede de Saúde, sendo quatro de cada turma. A atuação é estendida às Unidades Básica de Saúde (UBSs), Centros de Atenção Psicossociais (CAPS), entre outros serviços. Entre as residências em rede, recém implantadas, Mauá tem sido a preferida pelos jovens médicos que desejam ser psiquiatras. “O principal diferencial do nosso programa é a missão em ofertar um hospital de referência para o tratamento de transtornos mentais de uma grande região que inclui Mauá, Rio Grande da Serra e Ribeirão Pires. A pluralidade e complexidade de casos referenciados para o Hospital Nardini tornam o serviço excelente campo de prática e aprendizado, onde são priorizados não só o manejo farmacológico, mas a reabilitação e reinserção social dos pacientes”, comenta o coordenador do Programa de Residência Médica em Psiquiatria de Mauá, Dr. Adiel Carneiro Rios.

     O aprendizado dos residentes é enriquecido com o estímulo constante à participação nos principais eventos científicos da área, onde expõem e apresentam trabalhos acadêmicos que contribuem com o campo de ensino e pesquisa no País. O serviço de preceptoria em Psiquiatria, feito por médicos habilitados para supervisionar o trabalho dos residentes, está 100% preenchido em tempo integral, o que beneficia não apenas a qualificação do ensino como a melhoria da assistência ao paciente. Apenas no Hospital Nardini são 10 médicos preceptores da especialidade. Além disso, convênios firmados com ambulatórios específicos do Departamento de Psiquiatria da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e do Instituto de Psiquiatria do Hospital de Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) possibilitaram ampliar a abrangência das áreas pelas quais o psiquiatra em formação deve percorrer. “O apoio e encorajamento da residência médica na atual gestão são estratégias que, dentro no contexto de Saúde Pública, otimiza o cuidado, melhora o vínculo com os usuários e familiares e reduz as reinternações”, finaliza. No hospital os pacientes são diariamente assistidos pela equipe multiprofissional composta por psiquiatras, enfermeiros, psicólogos, terapeuta ocupacional e assistente social. 

     Atualmente a Rede conta com 21 médicos residentes em atuação, sendo 12 em Psiquiatria e o restante nos programas de Clínica Médica, Cirurgia Geral e Pediatria.  Caso todas as vagas remanescentes sejam preenchidas na segunda chamada do processo seletivo, o município passará a contar com 30 médicos em formação em toda a Rede de Saúde. 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Mauá
Secretaria de Comunicação Social
15/03/2017 09:17


Outras Notícias

15/12/2017

Gruta de Santa Luzia terá horário de funcionamento ampliado

Com reforço na Segurança, parque passará a ficar aberto das 6h às 19h a partir de março

13/12/2017

Prefeito assina convênio para garantir trânsito mais seguro

Parceria com o governo de São Paulo prevê liberação de recursos para execução de melhorias viárias

11/12/2017

CPTR de Mauá disponibiliza 43 vagas de emprego

São oferecidas 20 oportunidades para operador de empilhadeira em empresa de Mauá

11/12/2017

Parlapatões e Ailton Graça marcam reabertura do Teatro Municipal

Equipamento foi inaugurado em 2001 e ficou fechado por aproximadamente quatro anos

15/12/2017

Parque da Gruta de Santa Luzia é reinaugurado

Espaço de lazer ganhou novos ares com playground, academia ao ar livre, melhoria na sinalização e recomposição das trilhas, entre outras ações

09/12/2017

Mauá entrega FIEC e mais duas escolas municipais

Com os novos equipamentos, Prefeitura abre quase 1.000 vagas em educação infantil e creche

08/12/2017

No aniversário de Mauá, Prefeitura entrega PS do Nardini

Administração municipal também inaugurou o Pronto Atendimento Infantil na Vila Assis

06/12/2017

Prefeitura entrega novos equipamentos para a Segurança

Administração municipal inaugurou base 24h da GCM e central de monitoramento por câmeras

04/12/2017

Prefeitura inicia entrega de 100 ônibus zero-quilômetro

Entrega dos veículos faz parte da programação especial de aniversário da cidade

04/12/2017

No CPTR de Mauá, 39 vagas são disponibilizadas para a semana

Oportunidades são para trabalhar em Santo André, Mauá, Ribeirão Pires e Mogi das Cruzes