Visite a Prefeitura no Instagram Visite o canal da Prefeitura no YouTube Visite a Prefeitura no Flickr Visite a Prefeitura no Facebook Siga a Prefeitura no Twitter

15/03/2017

Residência Médica de Mauá em Psiquiatria é destaque em São Paulo
Complexidade dos casos atendidos e estímulo à pesquisa científica estão entre diferenciais

Divulgação

Atualmente a Rede conta com 21 médicos residentes em atuação, sendo 12 em Psiquiatria

     A Residência Médica de Mauá em Psiquiatria foi a primeira escolhida entre as Residências em Rede no processo seletivo realizado pela Fundação VUNESP em parceria com a Prefeitura de São Paulo. Participaram da concorrência as Redes de Saúde dos municípios de São Paulo, São Bernardo do Campo e Guarulhos. A prova para seleção pública foi feita em novembro e as matrículas serão realizadas até o fim deste mês. Em Mauá, a Residência em Rede contempla vagas nas especialidades de Cirurgia Geral, Pediatria, Clínica Médica, Psiquiatria e Medicina de Família e Comunidade. Até o momento, sete das 13 vagas foram preenchidas, sendo quatro em Psiquiatria, duas em Clínica Médica e uma de Pediatria. A segunda chamada ocorrerá no fim de março.

     Este é o quarto ano da residência médica em Psiquiatria no município. A primeira formatura do curso, que tem duração de três anos, aconteceu em fevereiro junto às turmas das demais especialidades. Atualmente 12 médicos residentes de Psiquiatria atendem tanto no Hospital de Clínicas Dr. Radamés Nardini quanto na Rede de Saúde, sendo quatro de cada turma. A atuação é estendida às Unidades Básica de Saúde (UBSs), Centros de Atenção Psicossociais (CAPS), entre outros serviços. Entre as residências em rede, recém implantadas, Mauá tem sido a preferida pelos jovens médicos que desejam ser psiquiatras. “O principal diferencial do nosso programa é a missão em ofertar um hospital de referência para o tratamento de transtornos mentais de uma grande região que inclui Mauá, Rio Grande da Serra e Ribeirão Pires. A pluralidade e complexidade de casos referenciados para o Hospital Nardini tornam o serviço excelente campo de prática e aprendizado, onde são priorizados não só o manejo farmacológico, mas a reabilitação e reinserção social dos pacientes”, comenta o coordenador do Programa de Residência Médica em Psiquiatria de Mauá, Dr. Adiel Carneiro Rios.

     O aprendizado dos residentes é enriquecido com o estímulo constante à participação nos principais eventos científicos da área, onde expõem e apresentam trabalhos acadêmicos que contribuem com o campo de ensino e pesquisa no País. O serviço de preceptoria em Psiquiatria, feito por médicos habilitados para supervisionar o trabalho dos residentes, está 100% preenchido em tempo integral, o que beneficia não apenas a qualificação do ensino como a melhoria da assistência ao paciente. Apenas no Hospital Nardini são 10 médicos preceptores da especialidade. Além disso, convênios firmados com ambulatórios específicos do Departamento de Psiquiatria da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e do Instituto de Psiquiatria do Hospital de Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) possibilitaram ampliar a abrangência das áreas pelas quais o psiquiatra em formação deve percorrer. “O apoio e encorajamento da residência médica na atual gestão são estratégias que, dentro no contexto de Saúde Pública, otimiza o cuidado, melhora o vínculo com os usuários e familiares e reduz as reinternações”, finaliza. No hospital os pacientes são diariamente assistidos pela equipe multiprofissional composta por psiquiatras, enfermeiros, psicólogos, terapeuta ocupacional e assistente social. 

     Atualmente a Rede conta com 21 médicos residentes em atuação, sendo 12 em Psiquiatria e o restante nos programas de Clínica Médica, Cirurgia Geral e Pediatria.  Caso todas as vagas remanescentes sejam preenchidas na segunda chamada do processo seletivo, o município passará a contar com 30 médicos em formação em toda a Rede de Saúde. 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Mauá
Secretaria de Comunicação Social
15/03/2017 09:17


Outras Notícias

22/06/2017

Restaurantes Populares ganham cardápio junino

Mês festivo inspira menu dos estabelecimentos, que fornecem alimentação saudável para milhares de moradores de Mauá

22/06/2017

Mauá renova Fique em Dia por mais um mês

Programa que dá descontos de até 100% em juros e multas em dívidas com a Prefeitura vai até o dia 21 de julho

14/06/2017

CPTR terá serviços suspensos de 19 a 23 de junho

refeitura vai garantir treinamento para melhorar e agilizar o atendimento aos munícipes

14/06/2017

Mauá tem 154 vagas nesta semana

Maioria dos postos exige ensino médio completo e é para cargos em Mauá

13/06/2017

Mauá vacina 87 mil contra a gripe

Campanha foi prorrogada até o dia 23 de Junho; Prefeitura quer vacinar 100 mil moradores da cidade

12/06/2017

Família mauaense comparece ao primeiro fim de semana da 33ª Festa Junina de Mauá

09/06/2017

Fundo Social de Mauá arrecada 1.000 cestas básicas

Alimentos serão repassados para entidades da cidade e distribuídos para famílias de baixa renda

09/06/2017

Mauá tem 37 vagas nesta semana

Maioria dos postos é para cargos em Mauá e exige apenas ensino fundamental

07/06/2017

Festa Junina de Mauá começa neste fim de semana com Belo e Matheus & Kauan

Evento acontece entre 10 de junho e 2 de julho, no Paço

13/06/2017

Semana do Meio Ambiente destaca importância da reciclagem e da preservação em Mauá

Evento teve caminhadas, palestras, distribuição de mudas, recolhimento de resíduos e palestras para crianças e adolescentes da cidade