25/05/2016

Comunidades católicas visitam Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Mauá
Promovida pela Secretaria de Relações Institucionais, a ação faz parte da Campanha da Fraternidade da CNBB (Confederação Nacional dos Bispos do Brasil)

Rodrigo Zerneri

Visitas integram campanha da fraternidade da CNBB deste ano

 

Frequentadores das Igrejas São Vicente de Paula e Nossa Senhora de Lourdes, comunidades dos bairros Parque São Vicente e Jardim Sônia Maria, participaram na manhã de hoje (25) de visita à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Mauá. Promovida pela Secretaria de Relações Institucionais, a ação faz parte da campanha da fraternidade da CNBB (Confederação Nacional dos Bispos do Brasil). Nesta quarta-feira, os dois grupos conheceram o sistema de distribuição de água e também de saneamento de Mauá. O secretário de Relações Institucionais Helcio Silva acompanhou a visita. 

O destino foi a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), no bairro Capuava. Dentro do projeto Portas Abertas, da Odebrecht Ambiental, que recebe a comunidade para visitas periódicas, os visitantes conheceram e tiraram dúvidas sobre o complexo sistema de abastecimento de água e o trabalho efetuado pela empresa e pela Prefeitura para o tratamento do esgoto. Os convidados puderam saber que Mauá coleta atualmente 92% do esgoto produzido e trata 50% deste total, além de que a ETE foi inaugurada em dezembro de 2014, iniciou sua operação em maio de 2015 e já atingiu o índice de 50% de tratamento do esgoto coletado no município. É um salto significativo, pois em maio de 2015, o total era de apenas 5%.    

Aos 60 anos, a senhora Elizabeth Gentili, moradora da Vila Santa Cecília, nunca havia estado em qualquer estação de tratamento, e adorou a visita. “Achei muito bacana e importante estar aqui. Foi uma oportunidade e tanto, e agora posso passar todo o conhecimento que adquiri aqui para todo mundo que ainda não veio. Temos que conhecer o que faz parte do nosso cotidiano, não é mesmo?”, comenta. 

O benefício já chega a quase 200 mil habitantes.  Ao longo de 2016 o índice de tratamento de esgoto continuará a crescer gradativamente em Mauá. Com um investimento total de R$ 178 milhões, a ETE Mauá conta com um dos mais modernos sistemas de tratamento de esgoto do Brasil. Sendo assim, Mauá deixará de lançar esgoto in natura no Rio Tamanduateí, um dos maiores afluente do Rio Tietê e que nasce em Mauá no Parque da Gruta Santa Luzia. 

Projeto Olho Vivo – Visando cada vez mais a saúde do meio-ambiente, a Odebrecht Ambiental, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Mauá e a empresa Lírium Reciclagem, mantém ativo o projeto Olho Vivo, cujo objetivo é coletar óleo de cozinha e evitar que o mesmo seja descartado pelos ralos, agredindo o ecossistema. O projeto conta com pontos de coleta distribuídos nas escolas municipais da cidade e palestras de Educação Ambiental, orientando os alunos da rede sobre a importância do descarte responsável do óleo de cozinha. Os locais cadastrados no projeto também são certificados pela destinação final adequada dos resíduos.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Mauá
Secretaria de Comunicação Social
25/05/2016 17:15


Outras Notícias

19/07/2018

Ecopontos de Mauá passam por revitalização e implantação de novos procedimentos

Projeto visa a conscientização dos munícipes para o descarte de resíduos

17/07/2018

Mauá conquista ouro e prata nos Jogos Regionais

Ginástica Rítmica, Basquete, Vôlei e Capoeira renderam medalhas importantes à cidade

13/07/2018

Reunião entre prefeita Alaíde Damo e Estado pauta apoio à Saúde

Hospital Nardini foi o foco da conversa; Secretaria estadual da Saúde se mostrou solícita

13/07/2018

CPTR de Mauá oferece 33 vagas de emprego

Maioria das oportunidades é destinada para quem possui Ensino Fundamental Completo

12/07/2018

Biblioteca Cecília Meireles de Mauá aumenta o número de visitantes em 36%

Espaço adaptado, cursos gratuitos, exposições, troca de livros, mini-auditório e outras facilidades atraem público eclético

11/07/2018

Prefeitura lança o ‘Tour Mauá’ no mês das férias

Passeio gratuito pelos pontos turísticos contará história da cidade

10/07/2018

Prefeitura de Mauá conquista recurso do ProAC para investir na Cultura local

Alaíde Damo é a única prefeita do ABCDMRR a assinar convênio que beneficiará artistas

10/07/2018

Prefeita Alaíde Damo vai a Brasília em busca de investimentos na Saúde

Viagem rendeu recursos para compra de medicamentos e equipamentos para a rede municipal

10/07/2018

Prefeita Alaíde Damo amplia vagas gratuitas da Univesp

Polo em Mauá terá mais de 1.600 alunos cursando ensino superior

10/07/2018

Prefeita Alaíde Damo assina convênios com o governo do Estado

Cidade recebe R$ 4 milhões para recuperação de ruas, além de valorização de artistas mauaenses