12/04/2016

Diálogo sobre segurança pública é realizado no Jardim Sonia Maria pelo Mauá Cidade que Avança
Rondas com mais frequência são algumas das medidas para inibir crimes no bairro

Gil Sobrinho

População debate segurança no Sonia Maria

 

Em uma das ações do programa Mauá Cidade que Avança, aproximadamente 60 moradores debateram questões relacionadas ao Diálogo de Segurança Pública diretamente com o prefeito Donisete Braga, o secretário de Segurança Pública, Denilson Martins, o tenente Barbará da Polícia Militar e o investigador da Polícia Civil, Sergio Alves do Nascimento.

Para o prefeito, a importância da participação das pessoas neste e em muitos eventos que foram realizados para debater políticas públicas colaboram na organização das ações. “Como prefeito, assumi a co-responsabilidade sobre segurança, que pela Constituição Federal é atribuição do governo do estado”, disse Braga. A Prefeitura é a responsável pelo custeio de aluguel de três delegacias, água, luz e funcionários. Em 2014, foi renovada a frota de veículos da Guarda Civil Municipal, realizados cursos de capacitação para o efetivo e, mais recentemente, um concurso foi aberto para contratação de 150 novos guardas.

O bairro é considerado vulnerável pelos especialistas em segurança por causa do excesso de vias que facilitam a passagem, e possível fuga, para as cidades de Santo André e São Paulo, principalmente por meio do Rodoanel. “Esta região sofre com o problema das divisas e, de nossa parte, vamos buscar a articulação das polícias e guardas das cidades de Mauá, Santo André e São Paulo”, explicou o prefeito, que considera a medida uma forma de aumentar o número de rondas e de cobertura na região.

Além disso, a população pode participar dos debates por meio das reuniões do Gabinete de Gestão Integrada de Mauá, que tem integrantes da Prefeitura, Polícias Civil e Militar, Guarda Civil Municipal, Corpo de Bombeiros, entre outros. "Entre as ações demandadas estava alternativas de lazer, cultura e educação para crianças e adolescentes e estamos implementando a construção do Parque da Juventude, que vai dar opções saudáveis para todos; e a Escola Preparatória da Universidade Federal do ABC, que prepara nossos jovens para o Enem e abre uma perspectiva para uma vida universitária", lembrou o prefeito. 

O tenente Barbará explicou que o conceito de criminalidade dinâmica não suporta o modelo de base comunitária, já que policiais passam a fazer patrulhamento estático enquanto os criminosos se deslocam, exigindo também mais agentes de segurança para fazer circulação pelo bairro. “A tendência é que o crime seja dinâmico, mudando de lugar, e a polícia não pode ficar parada, mas fazer as rondas preventivas e ostensivas”, explicou o tenente.

O comerciante Diamantino expôs sua insatisfação coma forma de policiamento na região e a demora para fazer boletins de ocorrência. “Não temos policiamento ostensivo repressivo”, lamentou.  

O secretário de Segurança Pública explicou que os índices têm aumentado de forma generalizada, mas que a Prefeitura, integrada às polícias civil e militar, tem trabalhado incansavelmente para prevenir ocorrências. 

 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Mauá
Secretaria de Comunicação Social
12/04/2016 20:15


Outras Notícias

18/04/2019

CPTR de Mauá oferece 18 vagas de emprego

São 14 oportunidades para candidatos sem exigência de escolaridade

18/04/2019

Mauá celebra Páscoa com ampla programação cristã

Confira a programação que inicia nesta quinta-feira (18)

18/04/2019

Confira o que abre e fecha na cidade de Mauá na Páscoa

16/04/2019

Prefeitura de Mauá lança novo Estatuto do Magistério

Cerca de 1800 profissionais da educação vão se beneficiar com o documento

15/04/2019

Parque Linear do Jardim Oratório é revitalizado e recebe nova iluminação

Playground, academia e mesas são reformados após um ano de inauguração

12/04/2019

Rede pública de ensino de Mauá comemora 40 anos

Celebração será realizada em quatro etapas com início nesta segunda-feira (15)

12/04/2019

Prefeitura de Mauá cria Cartão da Doméstica que dá 30% de desconto no transporte público

Município é o único da região a oferecer este benefício e um dos pioneiros no estado

10/04/2019

Vacinação contra gripe tem início com meta de 86 mil doses

Campanha ocorre nas 23 UBSs de Mauá até 31 de maio, com foco em crianças e grávidas

09/04/2019

Mauá retoma mutirões de zeladoria pelo Pintou Limpeza

Governo Atila Jacomussi reinicia os trabalhos, que serão expandidos pela cidade, após paralisação de gestão interina.

09/04/2019

Movimento do Livro e da Leitura é lançado em Mauá

A intenção do governo municipal é incentivar o hábito de ler e transformar a sociedade por meio da educação