12/04/2016

Diálogo sobre segurança pública é realizado no Jardim Sonia Maria pelo Mauá Cidade que Avança
Rondas com mais frequência são algumas das medidas para inibir crimes no bairro

Gil Sobrinho

População debate segurança no Sonia Maria

 

Em uma das ações do programa Mauá Cidade que Avança, aproximadamente 60 moradores debateram questões relacionadas ao Diálogo de Segurança Pública diretamente com o prefeito Donisete Braga, o secretário de Segurança Pública, Denilson Martins, o tenente Barbará da Polícia Militar e o investigador da Polícia Civil, Sergio Alves do Nascimento.

Para o prefeito, a importância da participação das pessoas neste e em muitos eventos que foram realizados para debater políticas públicas colaboram na organização das ações. “Como prefeito, assumi a co-responsabilidade sobre segurança, que pela Constituição Federal é atribuição do governo do estado”, disse Braga. A Prefeitura é a responsável pelo custeio de aluguel de três delegacias, água, luz e funcionários. Em 2014, foi renovada a frota de veículos da Guarda Civil Municipal, realizados cursos de capacitação para o efetivo e, mais recentemente, um concurso foi aberto para contratação de 150 novos guardas.

O bairro é considerado vulnerável pelos especialistas em segurança por causa do excesso de vias que facilitam a passagem, e possível fuga, para as cidades de Santo André e São Paulo, principalmente por meio do Rodoanel. “Esta região sofre com o problema das divisas e, de nossa parte, vamos buscar a articulação das polícias e guardas das cidades de Mauá, Santo André e São Paulo”, explicou o prefeito, que considera a medida uma forma de aumentar o número de rondas e de cobertura na região.

Além disso, a população pode participar dos debates por meio das reuniões do Gabinete de Gestão Integrada de Mauá, que tem integrantes da Prefeitura, Polícias Civil e Militar, Guarda Civil Municipal, Corpo de Bombeiros, entre outros. "Entre as ações demandadas estava alternativas de lazer, cultura e educação para crianças e adolescentes e estamos implementando a construção do Parque da Juventude, que vai dar opções saudáveis para todos; e a Escola Preparatória da Universidade Federal do ABC, que prepara nossos jovens para o Enem e abre uma perspectiva para uma vida universitária", lembrou o prefeito. 

O tenente Barbará explicou que o conceito de criminalidade dinâmica não suporta o modelo de base comunitária, já que policiais passam a fazer patrulhamento estático enquanto os criminosos se deslocam, exigindo também mais agentes de segurança para fazer circulação pelo bairro. “A tendência é que o crime seja dinâmico, mudando de lugar, e a polícia não pode ficar parada, mas fazer as rondas preventivas e ostensivas”, explicou o tenente.

O comerciante Diamantino expôs sua insatisfação coma forma de policiamento na região e a demora para fazer boletins de ocorrência. “Não temos policiamento ostensivo repressivo”, lamentou.  

O secretário de Segurança Pública explicou que os índices têm aumentado de forma generalizada, mas que a Prefeitura, integrada às polícias civil e militar, tem trabalhado incansavelmente para prevenir ocorrências. 

 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Mauá
Secretaria de Comunicação Social
12/04/2016 20:15


Outras Notícias

12/12/2018

Mauá reduz taxa do lixo em até 46,05% na categoria residencial

Agora, município tem a menor taxa do lixo do Estado de São Paulo

11/12/2018

UBS Itapark terá Laboratório de Atenção às Condições Crônicas a partir de sábado (15)

Pacientes receberão acompanhamento médico mais humanizado

11/12/2018

Mauá entra na Semana da Economia Solidária com shows musicais

Atividades que miram empreendedorismo têm início nesta terça-feira e terminam com música

07/12/2018

Aniversário de Mauá é marcado por inaugurações relacionadas ao meio ambiente

Dia 9 de dezembro terá inauguração da Sala Ambiental no Parque Gruta de Santa Luzia e a revitalização do Parque Guapituba

07/12/2018

CPTR de Mauá oferece 61 vagas de emprego

São 54 oportunidades para candidatos com ensino fundamental completo

06/12/2018

Ampliação do Cras Zaíra foi apresentado no fim de semana

Novos cômodos dão espaço para cursos e oficinas às famílias

06/12/2018

Missa Campal será uma das diversas atrações de aniversário de 64 anos de Mauá

A agenda do fim de semana está repleta de inaugurações e revitalizações

05/12/2018

Fábrica de Artes e pedra fundamental do Fiec Zaíra serão inauguradas nesta semana

Inscrições para aulas culturais serão abertas em 2019

05/12/2018

UPA Barão de Mauá reabre as portas totalmente reformada

Equipamento retoma atividades neste sábado com novos serviços para atender 16 mil pacientes por mês

03/12/2018

Mauá retoma Café do Trabalhador e lança 7ª linha expressa

Sala Digital no Terminal Rodoviário também foi reinaugurada nesta segunda-feira (3/12)