12/04/2016

Prefeito de Mauá participa do Seminário Rumos da Indústria no ABC
O prefeito, que também preside a Agência de Desenvolvimento Econômico, marcou presença no evento que debate propostas para estimular a indústria do ABC

Rodrigo Zerneri

O prefeito de Mauá, Donisete Braga, marcou presença no evento

 

Os principais desafios para estimular a indústria do ABC foram tema de debate entre autoridades, especialistas e empresários no seminário Rumos da Indústria no ABC, realizado nesta terça-feira (12). O prefeito de Mauá, Donisete Braga, que também preside a Agência de Desenvolvimento Econômico, marcou presença no evento.

Durante o painel de abertura, “A desindustrialização no Grande ABC”, o coordenador do Observatório Econômico da Universidade Metodista, Sandro Maskio, fez um diagnóstico sobre a redução da participação da indústria no Produto Interno Bruto (PIB) da região. Em seguida, apontou como desafios a atração de investimentos para novos empreendimentos, sem esquecer dos que já estão instalados nos municípios, e a criação de uma estratégia que consiga reunir competências técnicas e empresariais. “A política de desenvolvimento industrial só traz frutos a longo prazo, mas deve ser prioritária para os governos e promovida de maneira integrada”, defendeu. 

O presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico e prefeito de Mauá, Donisete Braga, afirmou que todos os atores envolvidos com a indústria do ABC estão empenhados em estimular a economia mesmo diante da atual situação de crise. “Estamos todos envolvidos na busca por tecnologia, inovação e melhoria na logística, com o objetivo de restabelecer a geração de empregos na região”. Donisete Braga também ressaltou que unidade entre os municípios tem contribuído para que a região receba recursos dos governos federal e estadual. “No Consórcio, os prefeitos têm promovido um debate muito convergente para a região. Não podemos pensar só no nosso município, pois muitos temas precisam ser discutidos de maneira regional”, defendeu. 

O prefeito de Santo André, Carlos Grana, representando o Consórcio Intermunicipal Grande ABC, lembrou que a indústria representa 25% dos empregos da região e destacou que o Parque Tecnológico municipal será um instrumento para estruturação do Polo Tecnológico regional. “Era inaceitável o ABC estar fora do mapa estadual de parques tecnológicos. Vamos tratar o Polo de maneira regionalizada”, afirmou. Grana disse ainda que a articulação entre as sete cidades é decisiva para fomentar a indústria, ressaltando que o Consórcio e a Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC contribuem para a regionalização. “Não podemos abdicar da indústria do ABC. Precisamos estar todos unidos para retomar o crescimento o mais rápido possível”. 

“No Consórcio, os prefeitos têm promovido um debate muito convergente para a região. Não podemos pensar só no nosso município, pois muitos temas precisam ser discutidos de maneira regional”, defendeu. 

O presidente da Associação Comercial e Industrial de Santo André (Acisa), Evenson Dotto, disse que o capital intelectual da região do ABC será decisivo para a retomada do crescimento da indústria, reforçando a atuação do Consórcio e da Agência de Desenvolvimento em busca deste objetivo. “Com a força dos entes púbicos e privados da região podemos reafirmar o ABC como um polo da economia e da indústria do país”, declarou. 

O seminário Rumos da Indústria no ABC foi promovido pelo Diário do Grande ABC, com patrocínio da Braskem e apoio do Consórcio Intermunicipal e da Agência de Desenvolvimento.

 

 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Mauá
Secretaria de Comunicação Social
12/04/2016 18:58


Outras Notícias

21/12/2018

Confira o que abre e fecha em Mauá no período de festas de Natal e Ano Novo

Programe-se para não perder as atividades ao ar livre dos parques e centros culturais

20/12/2018

Mauá recebe R$ 120 mil em recursos para compra de Castramóvel

Veículo realizará cirurgia em cães e gatos mediante a emenda parlamentar autorizada pela União

20/12/2018

Mauá assina convênio com o Estado para construção de creches

Vila Assis e Jardim Ipê serão contemplados com as obras, que tem previsão de início em 2019

12/12/2018

Mauá reduz taxa do lixo em até 46,05% na categoria residencial

Agora, município tem a menor taxa do lixo do Estado de São Paulo

11/12/2018

UBS Itapark terá Laboratório de Atenção às Condições Crônicas a partir de sábado (15)

Pacientes receberão acompanhamento médico mais humanizado

11/12/2018

Mauá entra na Semana da Economia Solidária com shows musicais

Atividades que miram empreendedorismo têm início nesta terça-feira e terminam com música

07/12/2018

Aniversário de Mauá é marcado por inaugurações relacionadas ao meio ambiente

Dia 9 de dezembro terá inauguração da Sala Ambiental no Parque Gruta de Santa Luzia e a revitalização do Parque Guapituba

07/12/2018

CPTR de Mauá oferece 61 vagas de emprego

São 54 oportunidades para candidatos com ensino fundamental completo

06/12/2018

Ampliação do Cras Zaíra foi apresentado no fim de semana

Novos cômodos dão espaço para cursos e oficinas às famílias

06/12/2018

Missa Campal será uma das diversas atrações de aniversário de 64 anos de Mauá

A agenda do fim de semana está repleta de inaugurações e revitalizações