12/04/2016

Prefeito de Mauá participa do Seminário Rumos da Indústria no ABC
O prefeito, que também preside a Agência de Desenvolvimento Econômico, marcou presença no evento que debate propostas para estimular a indústria do ABC

Rodrigo Zerneri

O prefeito de Mauá, Donisete Braga, marcou presença no evento

 

Os principais desafios para estimular a indústria do ABC foram tema de debate entre autoridades, especialistas e empresários no seminário Rumos da Indústria no ABC, realizado nesta terça-feira (12). O prefeito de Mauá, Donisete Braga, que também preside a Agência de Desenvolvimento Econômico, marcou presença no evento.

Durante o painel de abertura, “A desindustrialização no Grande ABC”, o coordenador do Observatório Econômico da Universidade Metodista, Sandro Maskio, fez um diagnóstico sobre a redução da participação da indústria no Produto Interno Bruto (PIB) da região. Em seguida, apontou como desafios a atração de investimentos para novos empreendimentos, sem esquecer dos que já estão instalados nos municípios, e a criação de uma estratégia que consiga reunir competências técnicas e empresariais. “A política de desenvolvimento industrial só traz frutos a longo prazo, mas deve ser prioritária para os governos e promovida de maneira integrada”, defendeu. 

O presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico e prefeito de Mauá, Donisete Braga, afirmou que todos os atores envolvidos com a indústria do ABC estão empenhados em estimular a economia mesmo diante da atual situação de crise. “Estamos todos envolvidos na busca por tecnologia, inovação e melhoria na logística, com o objetivo de restabelecer a geração de empregos na região”. Donisete Braga também ressaltou que unidade entre os municípios tem contribuído para que a região receba recursos dos governos federal e estadual. “No Consórcio, os prefeitos têm promovido um debate muito convergente para a região. Não podemos pensar só no nosso município, pois muitos temas precisam ser discutidos de maneira regional”, defendeu. 

O prefeito de Santo André, Carlos Grana, representando o Consórcio Intermunicipal Grande ABC, lembrou que a indústria representa 25% dos empregos da região e destacou que o Parque Tecnológico municipal será um instrumento para estruturação do Polo Tecnológico regional. “Era inaceitável o ABC estar fora do mapa estadual de parques tecnológicos. Vamos tratar o Polo de maneira regionalizada”, afirmou. Grana disse ainda que a articulação entre as sete cidades é decisiva para fomentar a indústria, ressaltando que o Consórcio e a Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC contribuem para a regionalização. “Não podemos abdicar da indústria do ABC. Precisamos estar todos unidos para retomar o crescimento o mais rápido possível”. 

“No Consórcio, os prefeitos têm promovido um debate muito convergente para a região. Não podemos pensar só no nosso município, pois muitos temas precisam ser discutidos de maneira regional”, defendeu. 

O presidente da Associação Comercial e Industrial de Santo André (Acisa), Evenson Dotto, disse que o capital intelectual da região do ABC será decisivo para a retomada do crescimento da indústria, reforçando a atuação do Consórcio e da Agência de Desenvolvimento em busca deste objetivo. “Com a força dos entes púbicos e privados da região podemos reafirmar o ABC como um polo da economia e da indústria do país”, declarou. 

O seminário Rumos da Indústria no ABC foi promovido pelo Diário do Grande ABC, com patrocínio da Braskem e apoio do Consórcio Intermunicipal e da Agência de Desenvolvimento.

 

 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Mauá
Secretaria de Comunicação Social
12/04/2016 18:58


Outras Notícias

14/11/2018

Museu Barão de Mauá terá atração internacional em lançamento de novos projetos

A partir de 30 de novembro, música, literatura e exposições serão o foco da Casa Bandeirista

14/11/2018

Mauá apresenta atrações culturais no feriadão de seis dias

Entretenimentos ocorrem durante os feriados da Proclamação da República e Dia da Consciência Negra

12/11/2018

Parque da Juventude de Mauá é revitalizado e possui novas instalações

Reabertura foi realizada neste domingo (11/11), com a presença de milhares de munícipes

09/11/2018

CPTR de Mauá oferece 50 vagas de emprego

Maior parte das vagas está disponível para quem completou o Ensino Fundamental, com oportunidades no ABC e Capital

08/11/2018

Prefeitura retoma o Expresso Mauá e lança sexta linha

Novo itinerário liga região central aos bairros Jardim Sônia e Sílvia Maria com viagem de até 25 minutos

08/11/2018

Prefeitura de Mauá inaugura leitos, novos espaços e revitalizações no Hospital Nardini

As ações fazem parte de uma série de inaugurações em comemoração ao aniversário de Mauá

08/11/2018

Mauá inicia ensino integral na Escola Alice Túlio Jacomussi

Unidade escolar passa a integrar 126 crianças das 7h às 17h, número que subirá para 228 no próximo ano letivo

07/11/2018

Mauá lança mais de 20 ações e inaugurações em comemoração ao aniversário da cidade

As iniciativas atenderão os segmentos de Transporte, Saúde, Educação, Cultura, entre outros

05/11/2018

Sebrae realiza palestras para fomentar empreendedorismo em Mauá

Palestras e oficinas serão oferecidas gratuitamente aos munícipes entre novembro e dezembro na Secretaria de Trabalho e Renda

01/11/2018

Mauá terá programação especial nos cemitérios ao Dia de Finados

Os espaços serão abertos das 6h às 18h, com realização de missas, e devem receber 5 mil pessoas,