Visite a Prefeitura no Instagram Visite o canal da Prefeitura no YouTube Visite a Prefeitura no Flickr Visite a Prefeitura no Facebook Siga a Prefeitura no Twitter

12/04/2016

Prefeito de Mauá participa do Seminário Rumos da Indústria no ABC
O prefeito, que também preside a Agência de Desenvolvimento Econômico, marcou presença no evento que debate propostas para estimular a indústria do ABC

Rodrigo Zerneri

O prefeito de Mauá, Donisete Braga, marcou presença no evento

 

Os principais desafios para estimular a indústria do ABC foram tema de debate entre autoridades, especialistas e empresários no seminário Rumos da Indústria no ABC, realizado nesta terça-feira (12). O prefeito de Mauá, Donisete Braga, que também preside a Agência de Desenvolvimento Econômico, marcou presença no evento.

Durante o painel de abertura, “A desindustrialização no Grande ABC”, o coordenador do Observatório Econômico da Universidade Metodista, Sandro Maskio, fez um diagnóstico sobre a redução da participação da indústria no Produto Interno Bruto (PIB) da região. Em seguida, apontou como desafios a atração de investimentos para novos empreendimentos, sem esquecer dos que já estão instalados nos municípios, e a criação de uma estratégia que consiga reunir competências técnicas e empresariais. “A política de desenvolvimento industrial só traz frutos a longo prazo, mas deve ser prioritária para os governos e promovida de maneira integrada”, defendeu. 

O presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico e prefeito de Mauá, Donisete Braga, afirmou que todos os atores envolvidos com a indústria do ABC estão empenhados em estimular a economia mesmo diante da atual situação de crise. “Estamos todos envolvidos na busca por tecnologia, inovação e melhoria na logística, com o objetivo de restabelecer a geração de empregos na região”. Donisete Braga também ressaltou que unidade entre os municípios tem contribuído para que a região receba recursos dos governos federal e estadual. “No Consórcio, os prefeitos têm promovido um debate muito convergente para a região. Não podemos pensar só no nosso município, pois muitos temas precisam ser discutidos de maneira regional”, defendeu. 

O prefeito de Santo André, Carlos Grana, representando o Consórcio Intermunicipal Grande ABC, lembrou que a indústria representa 25% dos empregos da região e destacou que o Parque Tecnológico municipal será um instrumento para estruturação do Polo Tecnológico regional. “Era inaceitável o ABC estar fora do mapa estadual de parques tecnológicos. Vamos tratar o Polo de maneira regionalizada”, afirmou. Grana disse ainda que a articulação entre as sete cidades é decisiva para fomentar a indústria, ressaltando que o Consórcio e a Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC contribuem para a regionalização. “Não podemos abdicar da indústria do ABC. Precisamos estar todos unidos para retomar o crescimento o mais rápido possível”. 

“No Consórcio, os prefeitos têm promovido um debate muito convergente para a região. Não podemos pensar só no nosso município, pois muitos temas precisam ser discutidos de maneira regional”, defendeu. 

O presidente da Associação Comercial e Industrial de Santo André (Acisa), Evenson Dotto, disse que o capital intelectual da região do ABC será decisivo para a retomada do crescimento da indústria, reforçando a atuação do Consórcio e da Agência de Desenvolvimento em busca deste objetivo. “Com a força dos entes púbicos e privados da região podemos reafirmar o ABC como um polo da economia e da indústria do país”, declarou. 

O seminário Rumos da Indústria no ABC foi promovido pelo Diário do Grande ABC, com patrocínio da Braskem e apoio do Consórcio Intermunicipal e da Agência de Desenvolvimento.

 

 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Mauá
Secretaria de Comunicação Social
12/04/2016 18:58


Outras Notícias

15/12/2017

Gruta de Santa Luzia terá horário de funcionamento ampliado

Com reforço na Segurança, parque passará a ficar aberto das 6h às 19h a partir de março

13/12/2017

Prefeito assina convênio para garantir trânsito mais seguro

Parceria com o governo de São Paulo prevê liberação de recursos para execução de melhorias viárias

11/12/2017

CPTR de Mauá disponibiliza 43 vagas de emprego

São oferecidas 20 oportunidades para operador de empilhadeira em empresa de Mauá

11/12/2017

Parlapatões e Ailton Graça marcam reabertura do Teatro Municipal

Equipamento foi inaugurado em 2001 e ficou fechado por aproximadamente quatro anos

15/12/2017

Parque da Gruta de Santa Luzia é reinaugurado

Espaço de lazer ganhou novos ares com playground, academia ao ar livre, melhoria na sinalização e recomposição das trilhas, entre outras ações

09/12/2017

Mauá entrega FIEC e mais duas escolas municipais

Com os novos equipamentos, Prefeitura abre quase 1.000 vagas em educação infantil e creche

08/12/2017

No aniversário de Mauá, Prefeitura entrega PS do Nardini

Administração municipal também inaugurou o Pronto Atendimento Infantil na Vila Assis

06/12/2017

Prefeitura entrega novos equipamentos para a Segurança

Administração municipal inaugurou base 24h da GCM e central de monitoramento por câmeras

04/12/2017

Prefeitura inicia entrega de 100 ônibus zero-quilômetro

Entrega dos veículos faz parte da programação especial de aniversário da cidade

04/12/2017

No CPTR de Mauá, 39 vagas são disponibilizadas para a semana

Oportunidades são para trabalhar em Santo André, Mauá, Ribeirão Pires e Mogi das Cruzes