12/04/2016

Prefeito de Mauá participa do Seminário Rumos da Indústria no ABC
O prefeito, que também preside a Agência de Desenvolvimento Econômico, marcou presença no evento que debate propostas para estimular a indústria do ABC

Rodrigo Zerneri

O prefeito de Mauá, Donisete Braga, marcou presença no evento

 

Os principais desafios para estimular a indústria do ABC foram tema de debate entre autoridades, especialistas e empresários no seminário Rumos da Indústria no ABC, realizado nesta terça-feira (12). O prefeito de Mauá, Donisete Braga, que também preside a Agência de Desenvolvimento Econômico, marcou presença no evento.

Durante o painel de abertura, “A desindustrialização no Grande ABC”, o coordenador do Observatório Econômico da Universidade Metodista, Sandro Maskio, fez um diagnóstico sobre a redução da participação da indústria no Produto Interno Bruto (PIB) da região. Em seguida, apontou como desafios a atração de investimentos para novos empreendimentos, sem esquecer dos que já estão instalados nos municípios, e a criação de uma estratégia que consiga reunir competências técnicas e empresariais. “A política de desenvolvimento industrial só traz frutos a longo prazo, mas deve ser prioritária para os governos e promovida de maneira integrada”, defendeu. 

O presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico e prefeito de Mauá, Donisete Braga, afirmou que todos os atores envolvidos com a indústria do ABC estão empenhados em estimular a economia mesmo diante da atual situação de crise. “Estamos todos envolvidos na busca por tecnologia, inovação e melhoria na logística, com o objetivo de restabelecer a geração de empregos na região”. Donisete Braga também ressaltou que unidade entre os municípios tem contribuído para que a região receba recursos dos governos federal e estadual. “No Consórcio, os prefeitos têm promovido um debate muito convergente para a região. Não podemos pensar só no nosso município, pois muitos temas precisam ser discutidos de maneira regional”, defendeu. 

O prefeito de Santo André, Carlos Grana, representando o Consórcio Intermunicipal Grande ABC, lembrou que a indústria representa 25% dos empregos da região e destacou que o Parque Tecnológico municipal será um instrumento para estruturação do Polo Tecnológico regional. “Era inaceitável o ABC estar fora do mapa estadual de parques tecnológicos. Vamos tratar o Polo de maneira regionalizada”, afirmou. Grana disse ainda que a articulação entre as sete cidades é decisiva para fomentar a indústria, ressaltando que o Consórcio e a Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC contribuem para a regionalização. “Não podemos abdicar da indústria do ABC. Precisamos estar todos unidos para retomar o crescimento o mais rápido possível”. 

“No Consórcio, os prefeitos têm promovido um debate muito convergente para a região. Não podemos pensar só no nosso município, pois muitos temas precisam ser discutidos de maneira regional”, defendeu. 

O presidente da Associação Comercial e Industrial de Santo André (Acisa), Evenson Dotto, disse que o capital intelectual da região do ABC será decisivo para a retomada do crescimento da indústria, reforçando a atuação do Consórcio e da Agência de Desenvolvimento em busca deste objetivo. “Com a força dos entes púbicos e privados da região podemos reafirmar o ABC como um polo da economia e da indústria do país”, declarou. 

O seminário Rumos da Indústria no ABC foi promovido pelo Diário do Grande ABC, com patrocínio da Braskem e apoio do Consórcio Intermunicipal e da Agência de Desenvolvimento.

 

 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Mauá
Secretaria de Comunicação Social
12/04/2016 18:58


Outras Notícias

27/03/2017

Feira de adoção animal é sucesso em Mauá

Ação garantiu um novo lar para 17 cães e gatos

24/03/2017

Mauá retoma atendimento da CPTR Móvel

Emissão de Carteira de Trabalho e intermediação de mão de obra serão oferecidos pela equipe da van

24/03/2017

Centro público de emprego oferece 11 vagas nesta semana

Maioria dos postos exige ensino fundamental e são para cargos em Mauá

15/03/2017

Residência Médica de Mauá em Psiquiatria é destaque em São Paulo

Complexidade dos casos atendidos e estímulo à pesquisa científica estão entre diferenciais

15/03/2017

Prefeitura inaugura UPA Zaíra com o 1º Pronto Atendimento Infantil de Mauá

Evento será neste domingo (19); Unidade terá também farmácia 24 horas

17/03/2017

Prefeitura prorroga vencimento do IPTU

Primeira parcela pode ser paga com desconto nas agências da Caixa até o dia 30

14/03/2017

Prefeitura de Mauá garante castração para cães e gatos

Parceria com clínica veterinária do Parque São Vicente garante atendimento para 250 animais carentes

14/03/2017

Prefeitura entrega documento de posse à moradores do Oratório

Neste sábado, mais de 100 famílias serão beneficiadas; programa deve atender 800 famílias

14/03/2017

Prefeitura celebra Semana da Mulher com série de atividades

População tem programação com serviços de beleza, saúde e empreendedorismo

14/03/2017

Expresso Mauá começa a rodar pela cidade

Três linhas atenderão moradores e reduzirão em até 30 minutos tempo de viagem