08/04/2016

Diálogo da Segurança reúne moradores e comerciantes do Jardim Zaíra
Guarda Municipal, Polícias Civil e Militar e Prefeitura responderam questionamentos

Gil Sobrinho

Vários moradores levaram seus questionamentos, destacando roubos em comércio e bailes funk

 

A Prefeitura de Mauá, por intermédio da Secretaria de Segurança Pública, realizou o Diálogo da Segurança, atividade do programa Mauá Cidade Que Avança no Jardim Zaíra. O evento ocorreu no auditório da Escola Municipal Terezinha Leardini Branco nesta terça-feira (5). 

Durante a ação estiveram presentes o prefeito Donisete Braga, o secretário de Segurança Pública, Denilson Martins, o secretário de Assuntos Institucionais, Helcio Silva, o delegado titular da Polícia Civil, Alberto José Mesquita Alves, o comandante do 30º Batalhão de Polícia Militar, tenente coronel Everton Rubens Rodrigues da Cunha, e o comandante da Guarda Civil Municipal, João Carlos Conígero.

“Na condição de prefeito, temos que ter um olhar especial para cada área da cidade. Temos que fazer uso dos sistemas de inteligência para combater a criminalidade e transmitirmos a real sensação de segurança para o morador”, avaliou o prefeito.

Vários moradores levaram seus questionamentos, destacando roubos em comércio e realização de bailes funk. Para Braga, embora tenha caído o número de homicídios, o número de roubos aumentou e uma forma de combater isso é o registro dos boletins de ocorrência. “É com os boletins que as forças de segurança mapeiam os locais e perfis das ocorrências podendo com isso traçar estratégias de prevenção e repressão ao crime”, explicou o gestor.

O comandante da Polícia Militar apresentou as estatísticas criminais reconhecendo o aumento dos roubos, com destaque para o interesse em aparelhos celulares e uso de motocicletas por parte dos bandidos. “O registro é de suma importância para que possamos fazer as operações, e denunciar os bailes funk antes que aconteçam evita sua realização, porque com uma viatura conseguimos impedir”, disse o coronel Everton. Ele considerou que depois que o baile reúne centenas de jovens, fica difícil controlar. “A gente pode agir preventivamente se a informação chegar antes”, disse o coronel.

A moradora Selma, da rua Dorival Resende, demonstrou preocupação com a segurança das pessoas que aguardam o ônibus no ponto, ao que foi respondido que com o registro dos boletins é possível identificar horários e procedimentos e realizar operações repressivas.

O que preocupa o delegado Mesquita é que cada vez mais tem diminuído a idade dos adolescentes infratores, “por isso a necessidade de cuidar do adolescente e responsabilizar a família, que, muitas vezes, transfere ao o poder público a educação do jovem.”

Uma operação da Polícia Civil, a Mobile, recuperou dois mil celulares em lojas da cidade, devolvendo para seus proprietários graças à identificação IMEI dos aparelhos. “As lojas utilizam os celulares roubados não para revenda, mas para a reposição de peças em conserto”, explicou Mesquita. Par a reclamação do comerciante Carlos Augusto sobre a burocracia do registro dos boletins de ocorrência, o delegado orientou que muitos boletins podem ser feitos pela internet (www.ssp.sp.gov.br), evitando o deslocamento até a delegacia.

 

O morador do Jardim Zaíra, José de Freitas aprovou o formato da reunião. “Moro aqui há 15 anos e vim saber mais sobre segurança. Gostei muito do que falaram sobre avisar antes a fim de evitar os abusos nos bailes funk”, citou Freitas.

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Mauá
Secretaria de Comunicação Social
11/04/2016 17:12


Outras Notícias

19/07/2018

Ecopontos de Mauá passam por revitalização e implantação de novos procedimentos

Projeto visa a conscientização dos munícipes para o descarte de resíduos

17/07/2018

Mauá conquista ouro e prata nos Jogos Regionais

Ginástica Rítmica, Basquete, Vôlei e Capoeira renderam medalhas importantes à cidade

13/07/2018

Reunião entre prefeita Alaíde Damo e Estado pauta apoio à Saúde

Hospital Nardini foi o foco da conversa; Secretaria estadual da Saúde se mostrou solícita

13/07/2018

CPTR de Mauá oferece 33 vagas de emprego

Maioria das oportunidades é destinada para quem possui Ensino Fundamental Completo

12/07/2018

Biblioteca Cecília Meireles de Mauá aumenta o número de visitantes em 36%

Espaço adaptado, cursos gratuitos, exposições, troca de livros, mini-auditório e outras facilidades atraem público eclético

11/07/2018

Prefeitura lança o ‘Tour Mauá’ no mês das férias

Passeio gratuito pelos pontos turísticos contará história da cidade

10/07/2018

Prefeitura de Mauá conquista recurso do ProAC para investir na Cultura local

Alaíde Damo é a única prefeita do ABCDMRR a assinar convênio que beneficiará artistas

10/07/2018

Prefeita Alaíde Damo vai a Brasília em busca de investimentos na Saúde

Viagem rendeu recursos para compra de medicamentos e equipamentos para a rede municipal

10/07/2018

Prefeita Alaíde Damo amplia vagas gratuitas da Univesp

Polo em Mauá terá mais de 1.600 alunos cursando ensino superior

10/07/2018

Prefeita Alaíde Damo assina convênios com o governo do Estado

Cidade recebe R$ 4 milhões para recuperação de ruas, além de valorização de artistas mauaenses