11/03/2016

Diálogo da Saúde debate avanços e melhorias da área
Ação que integra projeto Mauá Cidade que Avança aconteceu na noite de quinta-feira (10) no Jardim Zaíra

Gil Sobrinho

Profissionais assistiram apresentação feita pelo secretário de Saúde com o balanço atualizado

 

Cerca de 80 pessoas participaram na noite de quinta-feira (10) do diálogo temático do programa Mauá Cidade que Avança com o tema Saúde. Participaram do encontro o prefeito Donisete Braga, o secretário de Saúde Luís Fernando Tofani, o secretário de Relações Institucionais Hélcio Silva, gestores dos serviços de Saúde e usuários.

Os profissionais assistiram apresentação feita pelo secretário de Saúde com o balanço atualizado dos avanços da Saúde desde o início da gestão, com destaque para a queda na taxa de mortalidade infantil, reestruturação da Atenção Básica, implantação de programas e diretrizes do governo federal, aumento na contratação de médicos, modernização da Urgência/Emergência e macroreformas em andamento no Hospital Nardini.

“Obrigatoriamente os municípios devem investir 15% de sua arrecadação na área da Saúde, e hoje Mauá aplica 27%. Mesmo assim ainda temos dificuldades, mas devemos reconhecer nossos avanços e a população tem valorizado o nosso empenho. É um importante momento para compartilhar nossos bons resultados”, disse o secretário de Saúde.

Baseado nos indicadores divulgados durante a apresentação, o prefeito Donisete Braga fez um resumo das ações principais que provocaram melhorias nos serviços de Saúde e agradeceu o empenho dos profissionais. “Acredito que diante das adversidades econômicas vivenciadas em todo País nós avançamos significamente na Saúde. Colocamos nas linhas de frente dos serviços profissionais técnicos e foi uma medida muito assertiva. Tenho percorrido as unidades de Saúde e vejo que nossos trabalhadores têm se dedicado bastante mesmo diante de limitações estruturais. Ainda temos muito a melhorar, mas temos feito a lição de casa.”

Além de publicizar boas práticas e resultados da gestão na Saúde, o espaço de debate dá oportunidade aos trabalhadores e usuários de apontarem problemas mais relevantes em suas unidades de abrangência. Desta forma a gestão consegue mapear as dificuldades vivenciadas apenas no dia a dia dos serviços e elaborar medidas estratégicas que possam acelerar a resolução dos problemas. Sobre a Unidade Básica do Macuco, por exemplo, alguns trabalhadores apontaram falhas estruturais e solicitaram o reparo do telhado da unidade. A demanda foi acatada e encaminhada para resolução e providências necessárias. 

PROGRAMA – O programa Mauá Cidade que Avança é uma iniciativa da Prefeitura lançada no ano passado e que auxilia a população na oferta de serviços públicos. Entre as opções disponíveis estão emissão de carteira de trabalho, cartão SUS, orientações de combate à dengue, corte de cabelo, esmaltação de unhas, exposição de produtos da Economia Solidária, orientações de segurança no trânsito e feira de adoção de animais. Também são feitas apresentações musicais, aula de Zumba e atividades de lazer para as crianças. A relação completa de serviços pode ser obtida pelo telefone 156 ou no site da Prefeitura: www.maua.sp.gov.br. 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Mauá
Secretaria de Comunicação Social
14/03/2016 18:00


Outras Notícias

21/09/2018

Mauá celebra Dia da Árvore com atividades para todas as idades

Programação teve início dia 19 de setembro e termina com uma caminhada no Parque Ecológico Guapituba

21/09/2018

Mauá busca recursos à saúde do município no Palácio do Governo do Estado

Encontro foi marcado por solicitação de repasses de recursos ao Hospital Radamés Nardini

21/09/2018

CPTR de Mauá oferece 20 vagas de emprego

São oito oportunidades para candidatos com ensino médio completo

20/09/2018

Governo do Estado e Prefeitura de Mauá ampliam prazo de convênio com o programa Cidade Legal

A intenção é regularizar a situação de moradores que não possuem registros de imóveis

19/09/2018

Prefeitura de Mauá realiza ações na Semana Nacional do Trânsito

Intuito é conscientizar pedestres e motoristas para não fazer parte das estatísticas negativas do trânsito

12/09/2018

Curso Time do Emprego abre 30 vagas de inscrição em Mauá

Jovens a partir de 16 anos podem se matricular gratuitamente

11/09/2018

Mauá tem ampliação de rede de esgoto e beneficia mais de 7 mil famílias

Obras são executadas pela BRK Ambiental em vários bairros do município, que foi um dos que mais recebeu investimentos no setor na região metropolitana de São Paulo

10/09/2018

Prefeitura de Mauá evita ocupações irregulares em terrenos públicos

Fiscalização é intensificada pela Secretaria da Habitação regularmente

06/09/2018

Últimos dias da “Exposição Kojima 50 Anos de Arte”

Mostra gratuita retrata a trajetória de um dos artistas mais influentes da imigração japonesa em Mauá

06/09/2018

Cobertura vai beneficiar passageiros do transporte público de Mauá

A previsão é de que o trabalho seja concluído até o dia 28 de setembro