Visite a Prefeitura no Instagram Visite o canal da Prefeitura no YouTube Visite a Prefeitura no Flickr Visite a Prefeitura no Facebook Siga a Prefeitura no Twitter

01/03/2016

Alunos do Pronatec recebem declaração de participação do Qualifica Mauá
Os seis cursos são mantidos pelo convênio entre a Prefeitura e o Governo Federal por meio do Pronatec

Rodrigo Zerneri

95 alunos receberam declaração de participação dos cursos do Pronatec

 

Foi realizada na manhã desta terça-feira (1/3), na Escola Preparatória da UFABC, a cerimônia de entrega dos termos de declaração de participação do Qualifica Mauá. Graças a parceria entre Prefeitura e Governo Federal se formaram 95 trabalhadores nos cursos de assistente financeiro, recepcionista, assistente de faturamento, promotor de vendas, assistente de RH e assistente de controle de qualidade. As aulas são ministradas pelo Instituto Federal Sul de Minas (Campus Muzambinho). Participaram do evento o prefeito Donisete Braga, o secretário de Trabalho e Renda Claudio Donizeti, a supervisora do Instituto Federal Adriana Palma e Maria Elizafá Leite, representando os professores. 

“Vendo vocês aqui me lembro de quando comecei a trabalhar no final dos anos 1970 como empacotador no supermercado Onitsuka, sem experiência e aprendendo cada dia mais, ensinamentos que trago até hoje. Imagino que será assim com vocês também que estão buscando qualificação e novas oportunidades profissionais”, explicou o prefeito. 

Criado pela Prefeitura de Mauá, o programa Qualifica Mauá tem como objetivo atender pessoas de baixa renda por meio de cursos de qualificação profissional e a intermediação para sua inserção no mercado de trabalho. 

Dentro do programa existe a parceria entre Prefeitura e governo federal, por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC), em parceria com instituições do Sistema S (SENAI, SEST, SENAC E SEST/SENAT). O Qualifica Mauá também tem parceria com outras secretarias e instituições municipais. 

Entre os formandos desta turma estava Sebastião Manuel Avelino, 61 anos. Morador do Jardim Zaíra, o pernambucano, que é pastor e trabalha como autônomo concluiu o curso de assistente de controle de qualidade. “Pretendo levar esse aprendizado não apenas para a vida profissional, mas também para minha vida pessoal e para a igreja com os trabalhos que desenvolvemos lá”, comentou. 

Joana Pacheco da Silva Avelino é esposa de Sebastião e ela também frequentou as aulas do Qualifica Mauá. “Eu fiz o curso de promotor de vendas. Agora tenho mais conhecimento sobre meus direitos como cidadã e consumidora, estou muito feliz. Isso vai acrescentar muito para eu lutar pelo meu sonho de estudar medicina”, citou. 

Jade Marcelino Cabral, 20 anos, moradora do Jardim Hélida, fez o curso de faturamento. Ela gostou do conteúdo das aulas. “Estou no terceiro semestre de Gestão Financeira, o que eu aprendi aqui no Qualifica Mauá com certeza está me ajudando na faculdade. Eu recomendo o curso pois agrega bastante no nosso conhecimento”, finalizou. 

Entre 2013 e 2015, foram 10.056 inscritos no programa Qualifica Mauá.   

 

 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Mauá
Secretaria de Comunicação Social
01/03/2016 19:11


Outras Notícias

22/01/2018

CPTR de Mauá tem 39 vagas de emprego na semana

Maioria das oportunidades é destinada a pessoas com Ensino Fundamental completo

22/01/2018

Horta comunitária auxilia no combate à fome

Alimentos produzidos no local são doados às famílias em situação de vulnerabilidade social

19/01/2018

Mauá intensifica campanha de vacinação contra Febre Amarela

Com capacidade para vacinar toda a população, ação ocorre entre os dias 25 de janeiro e 17 de fevereiro

16/01/2018

Prefeitura entrega mais 60 novos ônibus

Esta é a segunda parte do lote de 100 veículos zero-quilômetro anunciados em dezembro

15/01/2018

Quase 100 vagas de emprego são disponibilizadas no CPTR de Mauá

Metade das oportunidades são destinadas aos candidatos com Ensino Médio completo

12/01/2018

Hospital Nardini amplia conceito de humanização na Maternidade

Em 2017, taxa de episiotomia no equipamento de saúde de Mauá baixou 24% na comparação com 2016, seguindo tendência de evitar riscos à mulher

10/01/2018

Poupatempo Animal chega a 2 mil atendimentos

Serviço itinerante leva cuidados veterinários a um bairro diferente por semana

08/01/2018

CPTR inicia ano com 60 vagas de emprego

Dez oportunidades são reservadas para pessoas portadoras de deficiência

18/12/2017

CPTR de Mauá disponibiliza 35 vagas de empregos

Centro Público de Trabalho e Renda do município fica localizado na Vila Bocaina

18/12/2017

Mauá lança aplicativo para pagamento da Zona Azul

Sistema possibilita compra de horas de estacionamento por meio do cartão de crédito