07/11/2015

APL de Ferramentaria do ABC traça ações estratégicas em planejamento para o setor
O chefe do executivo mauaense destacou a importância da reunião de planejamento do grupo no contexto de ações para a retomada do ritmo de crescimento da economia

Divulgação

Ação teve por objetivo traçar, a partir das prioridades do setor automotivo

 

 

Empresários, gestores públicos, sindicalistas e acadêmicos participaram na manhã deste sábado, dia 07, de reunião de planejamento de ações do Arranjo Produtivo Local (APL) de Ferramentaria do ABC, realizada na sede do Sindicato dos Bancários do ABC, em Santo André. O presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC e prefeito de Mauá, Donisete Braga, e o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Rafael Marques, participaram da atividade, que teve por objetivo traçar, a partir das prioridades do setor automotivo e, em especial, de ferramentaria, metas e estratégias para os próximos anos.

O chefe do executivo mauaense destacou a importância da reunião de planejamento do grupo no contexto de ações para a retomada do ritmo de crescimento da economia regional e nacional. “O encontro de um setor como este, que possibilita a produção de conteúdo a partir de sugestões dos participantes, indica que é possível unir esforços e trabalhar para termos nos próximos meses perspectivas de melhora. Vejo aqui grande convergência e o sentimento de buscarmos, juntos, alternativas para avançarmos”, declarou Braga.

Os participantes estabeleceram dez eixos temáticos que consideram prioritários para as empresas de ferramentaria: Inovar-Auto; linhas de financiamento e crédito; tributos; mercados; qualificação profissional; pesquisa e inovação; parcerias nacionais e internacionais; módulos de negócios – compras e vendas coletivas; fortalecimento do APL de Ferramentaria do ABC; normas e técnicas.

Grupos de trabalho foram formados para debates as questões prioritárias e propor ações para o fortalecimento das empresas da região. Ao final da reunião, as propostas foram reunidas e serão, até a próxima semana, organizadas em um relatório que embasará o planejamento estratégico do grupo.

O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Rafael Marques, relembrou avanços conquistados pela articulação entre empresários, trabalhadores e gestores públicos, como a participação do APL de Ferramentaria na construção do regime automotivo Inovar-Auto, entre outras. A necessidade de manter ambiente de diálogo e de planejar ações futuras também foi destacada pelo sindicalista.

“Este é o momento de nos reunirmos mais uma vez, de pensarmos coisas novas, de termos força política e a pretensão de continuar influenciando a política industrial brasileira. Não podemos aderir ao senso comum. Vamos prosperar reunindo pessoas que querem fazer o país crescer, de fazer seus negócios crescerem e serem competitivos para disputarem o mercado global. Temos que reorganizar o setor de ferramentaria, mas pensando no macro setor (automotivo). Isso nos auxiliará a crescer”, afirmou Marques.

A reunião de trabalho para elaboração do planejamento estratégico do APL de Ferramentaria do ABC foi deliberada durante encontro realizado em setembro deste ano, no Consórcio Intermunicipal Grande ABC, para a discussão e construção de estatuto social do grupo, para sua formalização jurídica. O planejamento realizado neste sábado contou com o apoio de profissionais da Rede de Moderadores da Prefeitura de São Bernardo do Campo.

O secretário executivo da Agência GABC, Giovanni Rocco, e o secretário executivo do Consórcio Intermunicipal GABC, Luis Paulo Bresciani, também participaram da oficina de planejamento do APL de Ferramentaria da região.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Mauá
Secretaria de Comunicação Social
07/11/2015 21:27


Outras Notícias

20/03/2019

Mauá avança para dar fim às enchentes no Piscinão do Paço

Prefeitura assina aditivo com a Dersa para dobrar a vazão de córrego Taboão ao Rio Tamanduateí

19/03/2019

Prefeitura de Mauá abre curso de Libras para servidores públicos

Formação gratuita já qualificou mais de 350 funcionários para se comunicar com surdos

15/03/2019

Mauá é a única cidade da região a concluir a proposta curricular para Educação Infantil

Município terá formações continuadas entre educadores e beneficiarão 7,2 mil alunos

15/03/2019

CPTR de Mauá oferece 25 vagas de emprego

São 24 oportunidades para candidatos com ensino médio completo

13/03/2019

Mauá anuncia isenção do IPTU a famílias vítimas de enchentes

Proposta também prevê benefício das tarifas de água, esgoto e taxa do lixo e foi encaminhada ao Legislativo

08/03/2019

Mauá homenageia mulheres com serviços gratuitos na Praça XXII de Novembro

Diversos eventos acontecerão ao longo do mês, alcançando milhares de mauaenses

01/03/2019

Confira o que abre e fecha em Mauá no período de Carnaval

Programe-se para não perder as atividades ao ar livre dos parques e centros culturais

28/02/2019

Comunicado importante sobre isenções tarifárias nos ônibus

Prefeitura de Mauá publica resolução e decreto que garantem passe livre 100% e demais gratuidades

27/02/2019

Prefeitura de Mauá anuncia mais de 300 vagas de emprego

Vagas estarão disponíveis até 1º de março no CPTR do município para trabalhos de jardinagem e limpeza

25/02/2019

Carreta da Mamografia volta a Mauá a partir desta terça-feira

Serão atendidas cerca de 600 mulheres gratuitamente na Praça XXII de Novembro até 14 de março