07/11/2015

APL de Ferramentaria do ABC traça ações estratégicas em planejamento para o setor
O chefe do executivo mauaense destacou a importância da reunião de planejamento do grupo no contexto de ações para a retomada do ritmo de crescimento da economia

Divulgação

Ação teve por objetivo traçar, a partir das prioridades do setor automotivo

 

 

Empresários, gestores públicos, sindicalistas e acadêmicos participaram na manhã deste sábado, dia 07, de reunião de planejamento de ações do Arranjo Produtivo Local (APL) de Ferramentaria do ABC, realizada na sede do Sindicato dos Bancários do ABC, em Santo André. O presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC e prefeito de Mauá, Donisete Braga, e o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Rafael Marques, participaram da atividade, que teve por objetivo traçar, a partir das prioridades do setor automotivo e, em especial, de ferramentaria, metas e estratégias para os próximos anos.

O chefe do executivo mauaense destacou a importância da reunião de planejamento do grupo no contexto de ações para a retomada do ritmo de crescimento da economia regional e nacional. “O encontro de um setor como este, que possibilita a produção de conteúdo a partir de sugestões dos participantes, indica que é possível unir esforços e trabalhar para termos nos próximos meses perspectivas de melhora. Vejo aqui grande convergência e o sentimento de buscarmos, juntos, alternativas para avançarmos”, declarou Braga.

Os participantes estabeleceram dez eixos temáticos que consideram prioritários para as empresas de ferramentaria: Inovar-Auto; linhas de financiamento e crédito; tributos; mercados; qualificação profissional; pesquisa e inovação; parcerias nacionais e internacionais; módulos de negócios – compras e vendas coletivas; fortalecimento do APL de Ferramentaria do ABC; normas e técnicas.

Grupos de trabalho foram formados para debates as questões prioritárias e propor ações para o fortalecimento das empresas da região. Ao final da reunião, as propostas foram reunidas e serão, até a próxima semana, organizadas em um relatório que embasará o planejamento estratégico do grupo.

O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Rafael Marques, relembrou avanços conquistados pela articulação entre empresários, trabalhadores e gestores públicos, como a participação do APL de Ferramentaria na construção do regime automotivo Inovar-Auto, entre outras. A necessidade de manter ambiente de diálogo e de planejar ações futuras também foi destacada pelo sindicalista.

“Este é o momento de nos reunirmos mais uma vez, de pensarmos coisas novas, de termos força política e a pretensão de continuar influenciando a política industrial brasileira. Não podemos aderir ao senso comum. Vamos prosperar reunindo pessoas que querem fazer o país crescer, de fazer seus negócios crescerem e serem competitivos para disputarem o mercado global. Temos que reorganizar o setor de ferramentaria, mas pensando no macro setor (automotivo). Isso nos auxiliará a crescer”, afirmou Marques.

A reunião de trabalho para elaboração do planejamento estratégico do APL de Ferramentaria do ABC foi deliberada durante encontro realizado em setembro deste ano, no Consórcio Intermunicipal Grande ABC, para a discussão e construção de estatuto social do grupo, para sua formalização jurídica. O planejamento realizado neste sábado contou com o apoio de profissionais da Rede de Moderadores da Prefeitura de São Bernardo do Campo.

O secretário executivo da Agência GABC, Giovanni Rocco, e o secretário executivo do Consórcio Intermunicipal GABC, Luis Paulo Bresciani, também participaram da oficina de planejamento do APL de Ferramentaria da região.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Mauá
Secretaria de Comunicação Social
07/11/2015 21:27


Outras Notícias

24/04/2017

CPTR Móvel leva serviço de carteira de trabalho aos bairros

Miranda, Feital, Itaussu e Bandeirantes recebem van nos próximos dias; não é preciso agendar

20/04/2017

Programa de incentivo a leitura é sucesso em Mauá

50 livros são retirados diariamente; programa será expandido para outros terminais da cidade

20/04/2017

Mauá tem 34 vagas nesta semana

Maioria dos postos exige Ensino Fundamental e é para cargos em Mauá

19/04/2017

Mauá debate o Plano de Mobilidade Urbana

Projeto orienta as políticas públicas que devem ser implementadas no setor pelos próximos anos

17/04/2017

Mauá oferece 21 vagas nesta semana

Maioria dos postos exige ensino médio e é para cargos na cidade

17/04/2017

Mauá abre pré-matrícula para curso de Imagem Pessoal

quem se cadastrou no site do via rápida e recebeu telegrama poderá fazer aulas de cabeleireiro, manicure, pedicure e maquiagem

17/04/2017

Mauá começa vacinação contra Influenza

Prefeitura deve vacinar 104 mil pessoas neste ano

18/04/2017

Mauá realiza audiência pública para debater o Plano de Mobilidade Urbana

Evento será quarta-feira (19/4), no Centro de Formação de Professores

18/04/2017

CPTR Móvel atende Oratório e Magini nesta semana

Emissão de Carteira de Trabalho e intermediação de mão de obra são oferecidos pela equipe da van

11/04/2017

Mauá começa Campanha do Pescado

De terça a sexta-feira, feirantes oferecem peixes a preço popular em seis pontos