26/10/2015

Mauá dá início ao seu primeiro Plano Municipal de Segurança Pública
Produção do documento prevê trabalho integrado das forças de segurança e controle social

Divulgação

A ideia é utilizar a inteligência e o controle social para nortear as políticas públicas.

O prefeito Donisete Braga recebeu em seu gabinete, na manhã desta segunda-feira (26), os integrantes do Gabinete de Gestão Integrada Municipal, representantes da sociedade civil organizada e das forças de segurança para a apresentação do plano de trabalho que vai elaborar o primeiro Plano Municipal de Segurança Pública.

“Segurança e saúde são os temas emblemáticos do Estado Brasileiro. Acredito nas ações compartilhadas, e vamos aproveitar o plano para fazer um bom debate com a população, um bom diagnóstico e as ações para contra-atacar a violência e criminalidade”, considerou o prefeito.

A apresentação do Plano de Trabalho foi realizada pelo pesquisador e consultor em Segurança Pública Municipal Sergio França, que parte do conceito de segurança cidadã, em que os munícipes estarão sempre em primeiro plano. “Será focado no protagonismo da sociedade, sendo a prevenção o objetivo maior, com a integração de todos os órgãos que compõem o setor”, avaliou o pesquisador.

O secretário de Segurança Pública, Carlos Wilson Tomaz, explanou sobre as ações efetuadas ao longo do tempo no município pela pasta. Entre as conquistas estão a estruturação do marco regulatório da Segurança Pública; aparelhamento e criação da corregedoria da GCM; convênios com instituições; encaminhamento de leis importantes, como a da criação do GGI, estatuto, regulamento e Plano de Cargos e Carreira, e com Exército, sobre porte de armas; entre muitos outros. “Este é o primeiro passo: formatar o Plano Municipal, o Conselho Municipal e o Fundo Municipal, para termos uma política, controle social e recursos, com apoio e consultoria, e uma comissão que vai acompanhar e dar transparência a essa elaboração”, explicou Tomaz.

A ideia é utilizar a inteligência e o controle social como formas de nortear as políticas públicas, apoiando-se nos indicadores obtidos por meio de software alimentado por dados das ocorrências criminais.

A elaboração coletiva do Plano considera a realização de plenárias em quatro regiões do município para incentivar a participação popular no seu planejamento, pesquisa com os agentes de segurança, diagnóstico e produção de indicadores de violência e criminalidade, entre outros.

O delegado titular da Polícia Civil em Mauá, Alberto José Mesquita Alves, descreveu sua visão do trabalho: “A gente participa há algum tempo e tem acompanhado as conquistas para a cidade. Realmente sentimos falta de uma ferramenta assim porque temos pouco tempo para trabalhar com inteligência e tudo é muito empírico, com dados bimestrais ou trimestrais, sem a realidade do dia a dia”, analisou Alves.

O comandante do 30º Batalhão de Polícia Militar, coronel Everton Rodrigues, lembrou que segurança não é apenas questão de polícia. “Quanto mais condições tivermos, vamos proporcionar  mais segurança para a população, com visão moderna voltada para o cidadão e não para o criminoso, apenas”, defendeu o coronel.

Para o comandante da Guarda Civil Municipal, João Carlos Conígero, “essa é uma visão mais  ampliada da segurança, porque é mais uma ferramenta de trabalho com o envolvimento da sociedade. Isso só vai fortalecer o município”, acredita o comandante.

 

 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Mauá
Secretaria de Comunicação Social
10/12/2015 12:12


Outras Notícias

12/12/2018

Mauá reduz taxa do lixo em até 46,05% na categoria residencial

Agora, município tem a menor taxa do lixo do Estado de São Paulo

11/12/2018

UBS Itapark terá Laboratório de Atenção às Condições Crônicas a partir de sábado (15)

Pacientes receberão acompanhamento médico mais humanizado

11/12/2018

Mauá entra na Semana da Economia Solidária com shows musicais

Atividades que miram empreendedorismo têm início nesta terça-feira e terminam com música

07/12/2018

Aniversário de Mauá é marcado por inaugurações relacionadas ao meio ambiente

Dia 9 de dezembro terá inauguração da Sala Ambiental no Parque Gruta de Santa Luzia e a revitalização do Parque Guapituba

07/12/2018

CPTR de Mauá oferece 61 vagas de emprego

São 54 oportunidades para candidatos com ensino fundamental completo

06/12/2018

Ampliação do Cras Zaíra foi apresentado no fim de semana

Novos cômodos dão espaço para cursos e oficinas às famílias

06/12/2018

Missa Campal será uma das diversas atrações de aniversário de 64 anos de Mauá

A agenda do fim de semana está repleta de inaugurações e revitalizações

05/12/2018

Fábrica de Artes e pedra fundamental do Fiec Zaíra serão inauguradas nesta semana

Inscrições para aulas culturais serão abertas em 2019

05/12/2018

UPA Barão de Mauá reabre as portas totalmente reformada

Equipamento retoma atividades neste sábado com novos serviços para atender 16 mil pacientes por mês

03/12/2018

Mauá retoma Café do Trabalhador e lança 7ª linha expressa

Sala Digital no Terminal Rodoviário também foi reinaugurada nesta segunda-feira (3/12)