08/10/2015

Jardim Itapeva recebe reunião sobre segurança pública
Encontro foi realizado pela Igreja Assembleia de Deus e contou com a participação de moradores, trabalhadores e comerciantes da região

Gil Sobrinho

Cerca de 30 pessoas participaram da reunião

 

Nesta quinta-feira, no Jardim Itapeva, foi realizada uma reunião temática sobre Segurança Pública. O encontro foi promovido pela Igreja Assembleia de Deus, localizada na rua Alfredo Figlia, e contou com representantes da Prefeitura, como o secretário de Relações Institucionais Afonso Pereira, de Segurança Pública Carlos Tomaz, e do sub-comandante da Guarda Civil Municipal Cícero dos Santos,  além das polícias civil e militar e da Câmara Municipal, representada na ocasião pelo vereador Ricardinho da Enfermagem, organizador do encontro. 

Os participantes reivindicaram uma maior presença das forças de segurança na região para coibir roubos e outros crimes. Também cobraram maior atuação da GCM com rondas. O secretário de segurança Carlos Tomaz explicou o que tem sido feito. “Nós estamos dentro de um processo de reestruturação. A partir da entrada em vigor da lei 13022/2014, a atribuição das Guardas Municipais foi alterada. Antes eram responsáveis apenas pela proteção aos patrimônios públicos e agora têm permissão para atuar de forma mais efetiva dentro da cidade. Por isso estamos treinando e equipando nosso efetivo para cumprir essa missão”, comentou Tomaz, que tem levado a discussão sobre segurança a todos os pontos da cidade. 

Em julho de 2014, foram entregues 24 novas viaturas para a Guarda Civil Municipal (GCM), além de armas não-letais como 200 espargidores e 50 Sparks. “O conceito que estamos implementando, dentro da gestão do prefeito Donisete Braga, privilegia o número de GCMs na rua e não apenas fixos; assim temos mais agilidade e qualidade na prestação do serviço”, garantiu o secretário. 

Hilda de Jesus Soares, diretora há 13 anos da Escola Estadual Irene da Silva Costa, esteve presente na reunião. Em sua fala, defendeu que segurança pública é um papel de toda a sociedade. “Principalmente na proteção de nossos jovens, é fundamental a presença dos pais na vida escolar de seus filhos. Vejo muitos defendendo a polícia dentro da escola, o que eu discordo, pois acho que a família sim é fundamental na formação escolar”, comentou. 

O pastor presidente da Assembleia de Deus, Marcos Rangel, também ressaltou a importância das religiões na formação do cidadão e nas discussões dentro da cidade. “A igreja, ou qualquer manifestação religiosa, tem o dever de ajudar qualquer governante a reduzir a violência. Nós abrimos nossas portas para ajudar e receber quem necessita de apoio, sem discriminação, e mostrando que há sempre um novo e bom caminho a ser seguido”, cita o pastor.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Mauá
Secretaria de Comunicação Social
09/10/2015 12:21


Outras Notícias

21/09/2018

Mauá celebra Dia da Árvore com atividades para todas as idades

Programação teve início dia 19 de setembro e termina com uma caminhada no Parque Ecológico Guapituba

21/09/2018

Mauá busca recursos à saúde do município no Palácio do Governo do Estado

Encontro foi marcado por solicitação de repasses de recursos ao Hospital Radamés Nardini

21/09/2018

CPTR de Mauá oferece 20 vagas de emprego

São oito oportunidades para candidatos com ensino médio completo

20/09/2018

Governo do Estado e Prefeitura de Mauá ampliam prazo de convênio com o programa Cidade Legal

A intenção é regularizar a situação de moradores que não possuem registros de imóveis

19/09/2018

Prefeitura de Mauá realiza ações na Semana Nacional do Trânsito

Intuito é conscientizar pedestres e motoristas para não fazer parte das estatísticas negativas do trânsito

12/09/2018

Curso Time do Emprego abre 30 vagas de inscrição em Mauá

Jovens a partir de 16 anos podem se matricular gratuitamente

11/09/2018

Mauá tem ampliação de rede de esgoto e beneficia mais de 7 mil famílias

Obras são executadas pela BRK Ambiental em vários bairros do município, que foi um dos que mais recebeu investimentos no setor na região metropolitana de São Paulo

10/09/2018

Prefeitura de Mauá evita ocupações irregulares em terrenos públicos

Fiscalização é intensificada pela Secretaria da Habitação regularmente

06/09/2018

Últimos dias da “Exposição Kojima 50 Anos de Arte”

Mostra gratuita retrata a trajetória de um dos artistas mais influentes da imigração japonesa em Mauá

06/09/2018

Cobertura vai beneficiar passageiros do transporte público de Mauá

A previsão é de que o trabalho seja concluído até o dia 28 de setembro