08/10/2015

Jardim Itapeva recebe reunião sobre segurança pública
Encontro foi realizado pela Igreja Assembleia de Deus e contou com a participação de moradores, trabalhadores e comerciantes da região

Gil Sobrinho

Cerca de 30 pessoas participaram da reunião

 

Nesta quinta-feira, no Jardim Itapeva, foi realizada uma reunião temática sobre Segurança Pública. O encontro foi promovido pela Igreja Assembleia de Deus, localizada na rua Alfredo Figlia, e contou com representantes da Prefeitura, como o secretário de Relações Institucionais Afonso Pereira, de Segurança Pública Carlos Tomaz, e do sub-comandante da Guarda Civil Municipal Cícero dos Santos,  além das polícias civil e militar e da Câmara Municipal, representada na ocasião pelo vereador Ricardinho da Enfermagem, organizador do encontro. 

Os participantes reivindicaram uma maior presença das forças de segurança na região para coibir roubos e outros crimes. Também cobraram maior atuação da GCM com rondas. O secretário de segurança Carlos Tomaz explicou o que tem sido feito. “Nós estamos dentro de um processo de reestruturação. A partir da entrada em vigor da lei 13022/2014, a atribuição das Guardas Municipais foi alterada. Antes eram responsáveis apenas pela proteção aos patrimônios públicos e agora têm permissão para atuar de forma mais efetiva dentro da cidade. Por isso estamos treinando e equipando nosso efetivo para cumprir essa missão”, comentou Tomaz, que tem levado a discussão sobre segurança a todos os pontos da cidade. 

Em julho de 2014, foram entregues 24 novas viaturas para a Guarda Civil Municipal (GCM), além de armas não-letais como 200 espargidores e 50 Sparks. “O conceito que estamos implementando, dentro da gestão do prefeito Donisete Braga, privilegia o número de GCMs na rua e não apenas fixos; assim temos mais agilidade e qualidade na prestação do serviço”, garantiu o secretário. 

Hilda de Jesus Soares, diretora há 13 anos da Escola Estadual Irene da Silva Costa, esteve presente na reunião. Em sua fala, defendeu que segurança pública é um papel de toda a sociedade. “Principalmente na proteção de nossos jovens, é fundamental a presença dos pais na vida escolar de seus filhos. Vejo muitos defendendo a polícia dentro da escola, o que eu discordo, pois acho que a família sim é fundamental na formação escolar”, comentou. 

O pastor presidente da Assembleia de Deus, Marcos Rangel, também ressaltou a importância das religiões na formação do cidadão e nas discussões dentro da cidade. “A igreja, ou qualquer manifestação religiosa, tem o dever de ajudar qualquer governante a reduzir a violência. Nós abrimos nossas portas para ajudar e receber quem necessita de apoio, sem discriminação, e mostrando que há sempre um novo e bom caminho a ser seguido”, cita o pastor.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Mauá
Secretaria de Comunicação Social
09/10/2015 12:21


Outras Notícias

19/07/2018

Ecopontos de Mauá passam por revitalização e implantação de novos procedimentos

Projeto visa a conscientização dos munícipes para o descarte de resíduos

17/07/2018

Mauá conquista ouro e prata nos Jogos Regionais

Ginástica Rítmica, Basquete, Vôlei e Capoeira renderam medalhas importantes à cidade

13/07/2018

Reunião entre prefeita Alaíde Damo e Estado pauta apoio à Saúde

Hospital Nardini foi o foco da conversa; Secretaria estadual da Saúde se mostrou solícita

13/07/2018

CPTR de Mauá oferece 33 vagas de emprego

Maioria das oportunidades é destinada para quem possui Ensino Fundamental Completo

12/07/2018

Biblioteca Cecília Meireles de Mauá aumenta o número de visitantes em 36%

Espaço adaptado, cursos gratuitos, exposições, troca de livros, mini-auditório e outras facilidades atraem público eclético

11/07/2018

Prefeitura lança o ‘Tour Mauá’ no mês das férias

Passeio gratuito pelos pontos turísticos contará história da cidade

10/07/2018

Prefeitura de Mauá conquista recurso do ProAC para investir na Cultura local

Alaíde Damo é a única prefeita do ABCDMRR a assinar convênio que beneficiará artistas

10/07/2018

Prefeita Alaíde Damo vai a Brasília em busca de investimentos na Saúde

Viagem rendeu recursos para compra de medicamentos e equipamentos para a rede municipal

10/07/2018

Prefeita Alaíde Damo amplia vagas gratuitas da Univesp

Polo em Mauá terá mais de 1.600 alunos cursando ensino superior

10/07/2018

Prefeita Alaíde Damo assina convênios com o governo do Estado

Cidade recebe R$ 4 milhões para recuperação de ruas, além de valorização de artistas mauaenses