Visite a Prefeitura no Instagram Visite o canal da Prefeitura no YouTube Visite a Prefeitura no Flickr Visite a Prefeitura no Facebook Siga a Prefeitura no Twitter

06/10/2015

Prefeitos reforçam articulação por indústria da Defesa na região do ABC
Estudo apresentado na assembleia do Consórcio aponta 28 fornecedores em atividade, além de 199 empresas com potencial para atuar nesse mercado

Divulgação

Donisete Braga participou da assembleia na segunda-feira (5)

 

O Prefeito de Mauá, Donisete Braga, participou nesta segunda-feira (5) da assembleia mensal de prefeitos do Consórcio Intermunicipal Grande ABC. Durante o encontro, foram apresentados os resultados preliminares de um estudo que avalia a competitividade do ABC no cenário de oportunidades da cadeia da Defesa. Esses dados apontam 199 empresas da região com potencial para atuar nesse mercado, além das 28 que já fornecem para essa indústria. 

Fruto de parceria entre o Consórcio, Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC e Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, o levantamento apresentado na assembleia mostra a estratégia e os desafios para que a região incorpore o setor de Defesa à sua cadeia industrial, tendo como cenário a movimentação do setor a partir da escolha de São Bernardo do Campo como sede da primeira fábrica da sueca Saab, após a encomenda de caças Gripen NG pela Força Aérea Brasileira (FAB). 

Donisete Braga ressaltou que o projeto prevê ações de curto, médio e longo prazos. “Na realidade, o foco do projeto é transformar essas 28 empresas em fornecedores globais, com capacidade para fornecer para várias partes do mundo, e também capacitar essas outras 199 para diversificar o nosso mercado, a nossa questão industrial, para que não soframos com relação aos ciclos econômicos, por exemplo, da atual dependência da indústria automobilística”, afirmou. O prefeito acrescentou que a proposta tem “grande impacto social”. 

A cadeia deverá envolver também segmentos como serviços, atendimento e manutenção à indústria de Defesa, transporte e logística de altíssimo valor agregado, entre outros. Em Mauá, a indústria Inbra fornecerá peças para a fabricação dos caças. 

O estudo foi entregue, em setembro, ao então ministro da Defesa, Jaques Wagner. Na ocasião, Donisete, que também é o presidente da Agência de Desenvolvimento, esteve em Brasília para discutir o potencial do ABC na empreitada de fomentar a indústria da Defesa na região. A ideia agora é convidar o novo ministro da pasta, Aldo Rebelo, para visitar o Consórcio e conhecer as propostas regionais. Também está previsto para os primeiros meses de 2016 um grande encontro de empresários da região visando o fortalecimento do projeto. 

Panorama do emprego - Durante a assembleia, também foi traçado um panorama do emprego na região, a partir de dados da Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED ABC) no biênio 2014/2015. O coordenador da pesquisa produzida pela Fundação Seade e Dieese, em parceria com o Consórcio, Alexandre Loloian, apresentou os principais indicadores. A radiografia foi analisada pelos prefeitos, que consideraram o cenário econômico preocupante, mas agravado pelo componente político. 

Para o presidente do Consórcio e prefeito de Rio Grande da Serra, Gabriel Maranhão, “a perda de emprego, atrelada à perda de consumo, nos coloca em um círculo vicioso. Mas diante do ímpeto dos brasileiros para enfrentar os desafios, esperamos que no ano que vem tenhamos um ano melhor, com investimentos e crescimento do emprego para que possamos entrar em um círculo virtuoso para atravessar essa crise”. 

 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Mauá
Secretaria de Comunicação Social
06/10/2015 11:46


Outras Notícias

17/11/2017

Prefeitura inicia ações preventivas para o Verão

Operação Guarda Chuva será lançada dia 1º, mas diversos trabalhos já estão sendo executados

14/11/2017

Programa Pintou Limpeza atende uma praça a cada três dias em Mauá

Desde janeiro força-tarefa percorreu 110 praças de 57 bairros da cidade

13/11/2017

Jardim Maringá recebe Poupatempo Animal nesta semana

Van ficará estacionada na Avenida Valdemar Jesuíno da Silva até sexta-feira (17)

09/11/2017

Mauá lança campanha "Homem de Atitude se Cuida", em referência ao Novembro Azul

Objetivo das ações é conscientizar a população sobre cuidados da saúde masculina

08/11/2017

Mauá realiza cerimônia de premiação do Concurso de Gastronomia

Evento também homenageou a Guarda Mirim por atuação na Coleta Solidária

06/11/2017

Poupatempo Animal atende Jardim Mauá nesta semana

Van faz tratamentos de baixa-complexidade e local permite acesso também de moradores do Vila Ana, Itapark e proximidades

06/11/2017

CPTR oferece 30 vagas de emprego nesta semana

Seis oportunidades são reservadas para portadores de deficiência física

31/10/2017

Mauá terá operação especial no transporte coletivo no Dia de Finados

Linhas que circulam próximas aos principais cemitérios da cidade terão oferta aumentada

30/10/2017

Jardim Paranavaí recebe van do Poupatempo Animal nesta semana

Unidade móvel, que faz atendimentos de baixa complexidade, estará na Estrada Adutora Rio Claro

08/11/2017

Mauá recebe Enem nos dias 05 e 12 de novembro

Confira as linhas de ônibus próximo aos locais de prova