Visite a Prefeitura no Instagram Visite o canal da Prefeitura no YouTube Visite a Prefeitura no Flickr Visite a Prefeitura no Facebook Siga a Prefeitura no Twitter

06/10/2015

Prefeitos reforçam articulação por indústria da Defesa na região do ABC
Estudo apresentado na assembleia do Consórcio aponta 28 fornecedores em atividade, além de 199 empresas com potencial para atuar nesse mercado

Divulgação

Donisete Braga participou da assembleia na segunda-feira (5)

 

O Prefeito de Mauá, Donisete Braga, participou nesta segunda-feira (5) da assembleia mensal de prefeitos do Consórcio Intermunicipal Grande ABC. Durante o encontro, foram apresentados os resultados preliminares de um estudo que avalia a competitividade do ABC no cenário de oportunidades da cadeia da Defesa. Esses dados apontam 199 empresas da região com potencial para atuar nesse mercado, além das 28 que já fornecem para essa indústria. 

Fruto de parceria entre o Consórcio, Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC e Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, o levantamento apresentado na assembleia mostra a estratégia e os desafios para que a região incorpore o setor de Defesa à sua cadeia industrial, tendo como cenário a movimentação do setor a partir da escolha de São Bernardo do Campo como sede da primeira fábrica da sueca Saab, após a encomenda de caças Gripen NG pela Força Aérea Brasileira (FAB). 

Donisete Braga ressaltou que o projeto prevê ações de curto, médio e longo prazos. “Na realidade, o foco do projeto é transformar essas 28 empresas em fornecedores globais, com capacidade para fornecer para várias partes do mundo, e também capacitar essas outras 199 para diversificar o nosso mercado, a nossa questão industrial, para que não soframos com relação aos ciclos econômicos, por exemplo, da atual dependência da indústria automobilística”, afirmou. O prefeito acrescentou que a proposta tem “grande impacto social”. 

A cadeia deverá envolver também segmentos como serviços, atendimento e manutenção à indústria de Defesa, transporte e logística de altíssimo valor agregado, entre outros. Em Mauá, a indústria Inbra fornecerá peças para a fabricação dos caças. 

O estudo foi entregue, em setembro, ao então ministro da Defesa, Jaques Wagner. Na ocasião, Donisete, que também é o presidente da Agência de Desenvolvimento, esteve em Brasília para discutir o potencial do ABC na empreitada de fomentar a indústria da Defesa na região. A ideia agora é convidar o novo ministro da pasta, Aldo Rebelo, para visitar o Consórcio e conhecer as propostas regionais. Também está previsto para os primeiros meses de 2016 um grande encontro de empresários da região visando o fortalecimento do projeto. 

Panorama do emprego - Durante a assembleia, também foi traçado um panorama do emprego na região, a partir de dados da Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED ABC) no biênio 2014/2015. O coordenador da pesquisa produzida pela Fundação Seade e Dieese, em parceria com o Consórcio, Alexandre Loloian, apresentou os principais indicadores. A radiografia foi analisada pelos prefeitos, que consideraram o cenário econômico preocupante, mas agravado pelo componente político. 

Para o presidente do Consórcio e prefeito de Rio Grande da Serra, Gabriel Maranhão, “a perda de emprego, atrelada à perda de consumo, nos coloca em um círculo vicioso. Mas diante do ímpeto dos brasileiros para enfrentar os desafios, esperamos que no ano que vem tenhamos um ano melhor, com investimentos e crescimento do emprego para que possamos entrar em um círculo virtuoso para atravessar essa crise”. 

 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Mauá
Secretaria de Comunicação Social
06/10/2015 11:46


Outras Notícias

16/01/2018

Prefeitura entrega mais 60 novos ônibus

Esta é a segunda parte do lote de 100 veículos zero-quilômetro anunciados em dezembro

15/01/2018

Quase 100 vagas de emprego são disponibilizadas no CPTR de Mauá

Metade das oportunidades são destinadas aos candidatos com Ensino Médio completo

12/01/2018

Hospital Nardini amplia conceito de humanização na Maternidade

Em 2017, taxa de episiotomia no equipamento de saúde de Mauá baixou 24% na comparação com 2016, seguindo tendência de evitar riscos à mulher

10/01/2018

Poupatempo Animal chega a 2 mil atendimentos

Serviço itinerante leva cuidados veterinários a um bairro diferente por semana

08/01/2018

CPTR inicia ano com 60 vagas de emprego

Dez oportunidades são reservadas para pessoas portadoras de deficiência

18/12/2017

CPTR de Mauá disponibiliza 35 vagas de empregos

Centro Público de Trabalho e Renda do município fica localizado na Vila Bocaina

18/12/2017

Mauá lança aplicativo para pagamento da Zona Azul

Sistema possibilita compra de horas de estacionamento por meio do cartão de crédito

15/12/2017

Gruta de Santa Luzia terá horário de funcionamento ampliado

Com reforço na Segurança, parque passará a ficar aberto das 6h às 19h a partir de março

13/12/2017

Prefeito assina convênio para garantir trânsito mais seguro

Parceria com o governo de São Paulo prevê liberação de recursos para execução de melhorias viárias

11/12/2017

CPTR de Mauá disponibiliza 43 vagas de emprego

São oferecidas 20 oportunidades para operador de empilhadeira em empresa de Mauá