Visite a Prefeitura no Instagram Visite o canal da Prefeitura no YouTube Visite a Prefeitura no Flickr Visite a Prefeitura no Facebook Siga a Prefeitura no Twitter

06/10/2015

Prefeitos reforçam articulação por indústria da Defesa na região do ABC
Estudo apresentado na assembleia do Consórcio aponta 28 fornecedores em atividade, além de 199 empresas com potencial para atuar nesse mercado

Divulgação

Donisete Braga participou da assembleia na segunda-feira (5)

 

O Prefeito de Mauá, Donisete Braga, participou nesta segunda-feira (5) da assembleia mensal de prefeitos do Consórcio Intermunicipal Grande ABC. Durante o encontro, foram apresentados os resultados preliminares de um estudo que avalia a competitividade do ABC no cenário de oportunidades da cadeia da Defesa. Esses dados apontam 199 empresas da região com potencial para atuar nesse mercado, além das 28 que já fornecem para essa indústria. 

Fruto de parceria entre o Consórcio, Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC e Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, o levantamento apresentado na assembleia mostra a estratégia e os desafios para que a região incorpore o setor de Defesa à sua cadeia industrial, tendo como cenário a movimentação do setor a partir da escolha de São Bernardo do Campo como sede da primeira fábrica da sueca Saab, após a encomenda de caças Gripen NG pela Força Aérea Brasileira (FAB). 

Donisete Braga ressaltou que o projeto prevê ações de curto, médio e longo prazos. “Na realidade, o foco do projeto é transformar essas 28 empresas em fornecedores globais, com capacidade para fornecer para várias partes do mundo, e também capacitar essas outras 199 para diversificar o nosso mercado, a nossa questão industrial, para que não soframos com relação aos ciclos econômicos, por exemplo, da atual dependência da indústria automobilística”, afirmou. O prefeito acrescentou que a proposta tem “grande impacto social”. 

A cadeia deverá envolver também segmentos como serviços, atendimento e manutenção à indústria de Defesa, transporte e logística de altíssimo valor agregado, entre outros. Em Mauá, a indústria Inbra fornecerá peças para a fabricação dos caças. 

O estudo foi entregue, em setembro, ao então ministro da Defesa, Jaques Wagner. Na ocasião, Donisete, que também é o presidente da Agência de Desenvolvimento, esteve em Brasília para discutir o potencial do ABC na empreitada de fomentar a indústria da Defesa na região. A ideia agora é convidar o novo ministro da pasta, Aldo Rebelo, para visitar o Consórcio e conhecer as propostas regionais. Também está previsto para os primeiros meses de 2016 um grande encontro de empresários da região visando o fortalecimento do projeto. 

Panorama do emprego - Durante a assembleia, também foi traçado um panorama do emprego na região, a partir de dados da Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED ABC) no biênio 2014/2015. O coordenador da pesquisa produzida pela Fundação Seade e Dieese, em parceria com o Consórcio, Alexandre Loloian, apresentou os principais indicadores. A radiografia foi analisada pelos prefeitos, que consideraram o cenário econômico preocupante, mas agravado pelo componente político. 

Para o presidente do Consórcio e prefeito de Rio Grande da Serra, Gabriel Maranhão, “a perda de emprego, atrelada à perda de consumo, nos coloca em um círculo vicioso. Mas diante do ímpeto dos brasileiros para enfrentar os desafios, esperamos que no ano que vem tenhamos um ano melhor, com investimentos e crescimento do emprego para que possamos entrar em um círculo virtuoso para atravessar essa crise”. 

 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Mauá
Secretaria de Comunicação Social
06/10/2015 11:46


Outras Notícias

21/07/2017

Prefeitura de Mauá prorroga Fique em Dia até 25 agosto

Prazo de programa de renegociação de dívidas foi renovado atendendo pedido da população

21/07/2017

Mauá tem 102 vagas nesta semana

Maioria dos postos exige ensino médio e é para cargos em Mauá

21/07/2017

Museu de Mauá traz exposição de escultura

Mostra que será apresentada pela primeira vez na região traz obras de renomados artistas nacionais e também locais

20/07/2017

Prefeitura amplia programa de atendimento a moradores de rua

Operação Inverno proporciona banho quente, alimentação e local seguro e quente para dormir

18/07/2017

Pintou Limpeza recupera mais de 30 bairros em Mauá

Programa leva serviços de revitalização com tapa buraco e sinalização que vai passar por toda a cidade

18/07/2017

Mauá fecha mais de 5.000 acordos pelo Fique em Dia

Programa que dá descontos de até 100% em juros e multas em dívidas com a Prefeitura termina na próxima sexta-feira

17/07/2017

Mauá abre vagas de qualificação em quatro cursos

Há vagas para cursos de corte e penteado, informática, projetos e refrigeração; todos gratuitos e com curta duração

14/07/2017

Mauá instala iluminação por LED na Avenida João Ramalho

Prefeitura investe em troca de lâmpadas para aumentar sensação de segurança e garantir diminuição nas contas municipais

14/07/2017

Mauá tem 95 vagas nesta semana

Maioria dos postos exige ensino médio e é para cargos em Mauá

13/07/2017

Prefeitura lança Expresso Mauá no Jardim Hélida

Quarta linha expressa lançada neste ano garante economia de 20 minutos para passageiros