06/10/2015

Prefeitos reforçam articulação por indústria da Defesa na região do ABC
Estudo apresentado na assembleia do Consórcio aponta 28 fornecedores em atividade, além de 199 empresas com potencial para atuar nesse mercado

Divulgação

Donisete Braga participou da assembleia na segunda-feira (5)

 

O Prefeito de Mauá, Donisete Braga, participou nesta segunda-feira (5) da assembleia mensal de prefeitos do Consórcio Intermunicipal Grande ABC. Durante o encontro, foram apresentados os resultados preliminares de um estudo que avalia a competitividade do ABC no cenário de oportunidades da cadeia da Defesa. Esses dados apontam 199 empresas da região com potencial para atuar nesse mercado, além das 28 que já fornecem para essa indústria. 

Fruto de parceria entre o Consórcio, Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC e Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, o levantamento apresentado na assembleia mostra a estratégia e os desafios para que a região incorpore o setor de Defesa à sua cadeia industrial, tendo como cenário a movimentação do setor a partir da escolha de São Bernardo do Campo como sede da primeira fábrica da sueca Saab, após a encomenda de caças Gripen NG pela Força Aérea Brasileira (FAB). 

Donisete Braga ressaltou que o projeto prevê ações de curto, médio e longo prazos. “Na realidade, o foco do projeto é transformar essas 28 empresas em fornecedores globais, com capacidade para fornecer para várias partes do mundo, e também capacitar essas outras 199 para diversificar o nosso mercado, a nossa questão industrial, para que não soframos com relação aos ciclos econômicos, por exemplo, da atual dependência da indústria automobilística”, afirmou. O prefeito acrescentou que a proposta tem “grande impacto social”. 

A cadeia deverá envolver também segmentos como serviços, atendimento e manutenção à indústria de Defesa, transporte e logística de altíssimo valor agregado, entre outros. Em Mauá, a indústria Inbra fornecerá peças para a fabricação dos caças. 

O estudo foi entregue, em setembro, ao então ministro da Defesa, Jaques Wagner. Na ocasião, Donisete, que também é o presidente da Agência de Desenvolvimento, esteve em Brasília para discutir o potencial do ABC na empreitada de fomentar a indústria da Defesa na região. A ideia agora é convidar o novo ministro da pasta, Aldo Rebelo, para visitar o Consórcio e conhecer as propostas regionais. Também está previsto para os primeiros meses de 2016 um grande encontro de empresários da região visando o fortalecimento do projeto. 

Panorama do emprego - Durante a assembleia, também foi traçado um panorama do emprego na região, a partir de dados da Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED ABC) no biênio 2014/2015. O coordenador da pesquisa produzida pela Fundação Seade e Dieese, em parceria com o Consórcio, Alexandre Loloian, apresentou os principais indicadores. A radiografia foi analisada pelos prefeitos, que consideraram o cenário econômico preocupante, mas agravado pelo componente político. 

Para o presidente do Consórcio e prefeito de Rio Grande da Serra, Gabriel Maranhão, “a perda de emprego, atrelada à perda de consumo, nos coloca em um círculo vicioso. Mas diante do ímpeto dos brasileiros para enfrentar os desafios, esperamos que no ano que vem tenhamos um ano melhor, com investimentos e crescimento do emprego para que possamos entrar em um círculo virtuoso para atravessar essa crise”. 

 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Mauá
Secretaria de Comunicação Social
06/10/2015 11:46


Outras Notícias

13/09/2019

Guarda Civil Municipal de Mauá ganha viaturas e armamentos novos

Três carros e 30 armas foram entregues nesta manhã (13/9) à corporação

13/09/2019

CPTR de Mauá tem 57 vagas abertas em toda a região

Algumas das oportunidades são para pessoas com deficiência

10/09/2019

Centro Público de Economia Solidária volta a funcionar em Mauá

Prefeitura revitaliza o espaço que reabre nesta sexta-feira (13) no Jardim Sonia Maria

06/09/2019

Central de Cadastro Único mauaense muda de endereço

O atendimento será suspenso temporariamente durante a mudança, mas os moradores podem buscar mais informações de serviços nos CRAS de suas regiões

06/09/2019

CPTR Mauá tem 106 vagas abertas em toda a região

Há vagas que não pedem experiência

06/09/2019

Prefeitura abre Consulta Pública para revisão do Plano Municipal de Saneamento

Material ficará disponível pelos próximos 18 dias

02/09/2019

Prefeitura de Mauá realiza ações na unidade escolar durante Setembro Amarelo

Escola tem papel importante na prevenção ao suicídio

03/09/2019

Mauá abre inscrições para 5º Concurso de Gastronomia

Entidades sociais, beneficiários de programas sociais e merendeiras da rede Municipal de Ensino podem participar da competição

02/09/2019

Pré-conferências Municipais de Assistência Social acontecem em Mauá

Usuários e Trabalhadores discutem pontos do SUAS

30/08/2019

Mauá promove ciclo de reflexões com temas atuais

Primeiro evento acontece nesta sexta-feira (30), às 19h, no Teatro Municipal