06/10/2015

Prefeitos reforçam articulação por indústria da Defesa na região do ABC
Estudo apresentado na assembleia do Consórcio aponta 28 fornecedores em atividade, além de 199 empresas com potencial para atuar nesse mercado

Divulgação

Donisete Braga participou da assembleia na segunda-feira (5)

 

O Prefeito de Mauá, Donisete Braga, participou nesta segunda-feira (5) da assembleia mensal de prefeitos do Consórcio Intermunicipal Grande ABC. Durante o encontro, foram apresentados os resultados preliminares de um estudo que avalia a competitividade do ABC no cenário de oportunidades da cadeia da Defesa. Esses dados apontam 199 empresas da região com potencial para atuar nesse mercado, além das 28 que já fornecem para essa indústria. 

Fruto de parceria entre o Consórcio, Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC e Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, o levantamento apresentado na assembleia mostra a estratégia e os desafios para que a região incorpore o setor de Defesa à sua cadeia industrial, tendo como cenário a movimentação do setor a partir da escolha de São Bernardo do Campo como sede da primeira fábrica da sueca Saab, após a encomenda de caças Gripen NG pela Força Aérea Brasileira (FAB). 

Donisete Braga ressaltou que o projeto prevê ações de curto, médio e longo prazos. “Na realidade, o foco do projeto é transformar essas 28 empresas em fornecedores globais, com capacidade para fornecer para várias partes do mundo, e também capacitar essas outras 199 para diversificar o nosso mercado, a nossa questão industrial, para que não soframos com relação aos ciclos econômicos, por exemplo, da atual dependência da indústria automobilística”, afirmou. O prefeito acrescentou que a proposta tem “grande impacto social”. 

A cadeia deverá envolver também segmentos como serviços, atendimento e manutenção à indústria de Defesa, transporte e logística de altíssimo valor agregado, entre outros. Em Mauá, a indústria Inbra fornecerá peças para a fabricação dos caças. 

O estudo foi entregue, em setembro, ao então ministro da Defesa, Jaques Wagner. Na ocasião, Donisete, que também é o presidente da Agência de Desenvolvimento, esteve em Brasília para discutir o potencial do ABC na empreitada de fomentar a indústria da Defesa na região. A ideia agora é convidar o novo ministro da pasta, Aldo Rebelo, para visitar o Consórcio e conhecer as propostas regionais. Também está previsto para os primeiros meses de 2016 um grande encontro de empresários da região visando o fortalecimento do projeto. 

Panorama do emprego - Durante a assembleia, também foi traçado um panorama do emprego na região, a partir de dados da Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED ABC) no biênio 2014/2015. O coordenador da pesquisa produzida pela Fundação Seade e Dieese, em parceria com o Consórcio, Alexandre Loloian, apresentou os principais indicadores. A radiografia foi analisada pelos prefeitos, que consideraram o cenário econômico preocupante, mas agravado pelo componente político. 

Para o presidente do Consórcio e prefeito de Rio Grande da Serra, Gabriel Maranhão, “a perda de emprego, atrelada à perda de consumo, nos coloca em um círculo vicioso. Mas diante do ímpeto dos brasileiros para enfrentar os desafios, esperamos que no ano que vem tenhamos um ano melhor, com investimentos e crescimento do emprego para que possamos entrar em um círculo virtuoso para atravessar essa crise”. 

 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Mauá
Secretaria de Comunicação Social
06/10/2015 11:46


Outras Notícias

18/01/2019

CPTR de Mauá oferece 34 vagas de emprego

São 18 oportunidades para candidatos com ensino médio completo ou cursando

21/12/2018

Confira o que abre e fecha em Mauá no período de festas de Natal e Ano Novo

Programe-se para não perder as atividades ao ar livre dos parques e centros culturais

20/12/2018

Mauá recebe R$ 120 mil em recursos para compra de Castramóvel

Veículo realizará cirurgia em cães e gatos mediante a emenda parlamentar autorizada pela União

20/12/2018

Mauá assina convênio com o Estado para construção de creches

Vila Assis e Jardim Ipê serão contemplados com as obras, que tem previsão de início em 2019

12/12/2018

Mauá reduz taxa do lixo em até 46,05% na categoria residencial

Agora, município tem a menor taxa do lixo do Estado de São Paulo

11/12/2018

UBS Itapark terá Laboratório de Atenção às Condições Crônicas a partir de sábado (15)

Pacientes receberão acompanhamento médico mais humanizado

11/12/2018

Mauá entra na Semana da Economia Solidária com shows musicais

Atividades que miram empreendedorismo têm início nesta terça-feira e terminam com música

07/12/2018

Aniversário de Mauá é marcado por inaugurações relacionadas ao meio ambiente

Dia 9 de dezembro terá inauguração da Sala Ambiental no Parque Gruta de Santa Luzia e a revitalização do Parque Guapituba

07/12/2018

CPTR de Mauá oferece 61 vagas de emprego

São 54 oportunidades para candidatos com ensino fundamental completo

06/12/2018

Ampliação do Cras Zaíra foi apresentado no fim de semana

Novos cômodos dão espaço para cursos e oficinas às famílias