29/09/2015

Prefeito participa em Brasília de entrega de manifesto em defesa da indústria química
Donisete Braga, que também preside a Agência de Desenvolvimento Econômico, participou de audiência com o ministro Eduardo Braga

Divulgação

O documento foi entregue em mão ao ministro Eduardo Braga

 

O Grande ABC participou na manhã desta terça-feira, dia 29, de audiência com o ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, sobre a indústria química brasileira. Durante o encontro mobilizado pela Frente Parlamentar da Química Nacional, em Brasília, o presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico da região e prefeito de Mauá, Donisete Braga, o presidente do Consórcio Intermunicipal Grande ABC e prefeito de Rio Grande da Serra, Gabriel Maranhão, e o prefeito de Santo André, Carlos Grana, além do deputado estadual Luiz Turco, que coordena a recém-lançada Frente Parlamentar da Química em São Paulo, entregaram manifesto ao Governo Federal em defesa das empresas do setor. 

O documento, entregue em mão ao ministro Eduardo Braga, apresenta o peso que a indústria química tem na economia do Grande ABC, com a presença de cerca de 1.300 empresas que empregam em torno de 50 mil trabalhadores. Entre os exemplos citados no texto, somente o Polo Petroquímico é responsável por 60% da receita da Prefeitura de Mauá e 30% da arrecadação da Prefeitura de Santo André.  

Um dos temas centrais do manifesto, que também foi destaque na conversa com o ministro, é a necessidade de definição nas negociações entre a Petrobras e a Braskem em relação ao fornecimento de nafta petroquímica. As empresas tentam fechar acordo em relação aos preços da matéria-prima. Sem avançarem nas negociações pra contrato de longo prazo, novo aditivo ao contrato vigente foi assinado no início de setembro, com validade até 31 de outubro deste ano. 

“É importante que os atores envolvidos nessas negociações compreendam a necessidade de fortalecer toda a cadeia do Polo Petroquímico”, afirmou o prefeito Donisete Braga, reforçando a necessidade de pensar o setor de forma estratégica no processo de desenvolvimento da economia regional e nacional. 

De acordo com o presidente da Agência GABC, o ministro Eduardo Braga se comprometeu a dar visibilidade ao documento entregue na manhã de hoje, por considerar uma agenda convergente entre setores empresariais, sindicais e políticos, organizações de forma suprapartidária. 

No Grande ABC, de acordo com estudo sobre essa indústria realizado pela consultoria MaxiQuim, o setor faturou, em 2013, R$ 49,5 bilhões, tendo valor adicionado fiscal que varia entre 20% a 30% - que atingiu R$ 10,2 bilhões em 2011. 

As entidades que subscrevem o manifesto em defesa da indústria química são: Consórcio Intermunicipal Grande ABC, Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC, Sindicato dos Químicos do ABC, COFIP ABC (Comitê de Fomento Industrial do Polo do Grande ABC), Associação Comercial e Industrial de Santo André e Associação Comercial e Industrial de Mauá. A Frente Parlamentar estadual em Defesa da Competitividade da Cadeia Produtiva do Setor Químico, Petroquímico e Plástico, lançada no dia 18 de setembro, também é signatária no documento. 

Outras questões também discutidas durante o encontro, assuntos já debatidos pelas Frentes Parlamentares da Química Nacional e de São Paulo e, na região, pelo GT (Grupo de Trabalho) Químico do ABC, são a manutenção de incentivos às indústrias do setor, implementação de programas de incentivos à pesquisa e à inovação e de qualificação de mão de obra técnica.

 

 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Mauá
Secretaria de Comunicação Social
29/09/2015 18:12


Outras Notícias

27/04/2017

Mauá traz entretenimento para família no Dia do Trabalho

Prefeitura prepara evento com qualificação, feira de artesanato e gastronômica e muita música

24/04/2017

CPTR Móvel leva serviço de carteira de trabalho aos bairros

Miranda, Feital, Itaussu e Bandeirantes recebem van nos próximos dias; não é preciso agendar

25/04/2017

Inscrições abertas para a Pré-Conferência Municipal de Educação

Evento será realizado de 3 a 5 de maio, em dois endereços

20/04/2017

Programa de incentivo a leitura é sucesso em Mauá

50 livros são retirados diariamente; programa será expandido para outros terminais da cidade

20/04/2017

Mauá tem 34 vagas nesta semana

Maioria dos postos exige Ensino Fundamental e é para cargos em Mauá

19/04/2017

Mauá debate o Plano de Mobilidade Urbana

Projeto orienta as políticas públicas que devem ser implementadas no setor pelos próximos anos

17/04/2017

Mauá oferece 21 vagas nesta semana

Maioria dos postos exige ensino médio e é para cargos na cidade

17/04/2017

Mauá abre pré-matrícula para curso de Imagem Pessoal

quem se cadastrou no site do via rápida e recebeu telegrama poderá fazer aulas de cabeleireiro, manicure, pedicure e maquiagem

17/04/2017

Mauá começa vacinação contra Influenza

Prefeitura deve vacinar 104 mil pessoas neste ano

18/04/2017

Mauá realiza audiência pública para debater o Plano de Mobilidade Urbana

Evento será quarta-feira (19/4), no Centro de Formação de Professores