29/09/2015

Prefeito participa em Brasília de entrega de manifesto em defesa da indústria química
Donisete Braga, que também preside a Agência de Desenvolvimento Econômico, participou de audiência com o ministro Eduardo Braga

Divulgação

O documento foi entregue em mão ao ministro Eduardo Braga

 

O Grande ABC participou na manhã desta terça-feira, dia 29, de audiência com o ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, sobre a indústria química brasileira. Durante o encontro mobilizado pela Frente Parlamentar da Química Nacional, em Brasília, o presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico da região e prefeito de Mauá, Donisete Braga, o presidente do Consórcio Intermunicipal Grande ABC e prefeito de Rio Grande da Serra, Gabriel Maranhão, e o prefeito de Santo André, Carlos Grana, além do deputado estadual Luiz Turco, que coordena a recém-lançada Frente Parlamentar da Química em São Paulo, entregaram manifesto ao Governo Federal em defesa das empresas do setor. 

O documento, entregue em mão ao ministro Eduardo Braga, apresenta o peso que a indústria química tem na economia do Grande ABC, com a presença de cerca de 1.300 empresas que empregam em torno de 50 mil trabalhadores. Entre os exemplos citados no texto, somente o Polo Petroquímico é responsável por 60% da receita da Prefeitura de Mauá e 30% da arrecadação da Prefeitura de Santo André.  

Um dos temas centrais do manifesto, que também foi destaque na conversa com o ministro, é a necessidade de definição nas negociações entre a Petrobras e a Braskem em relação ao fornecimento de nafta petroquímica. As empresas tentam fechar acordo em relação aos preços da matéria-prima. Sem avançarem nas negociações pra contrato de longo prazo, novo aditivo ao contrato vigente foi assinado no início de setembro, com validade até 31 de outubro deste ano. 

“É importante que os atores envolvidos nessas negociações compreendam a necessidade de fortalecer toda a cadeia do Polo Petroquímico”, afirmou o prefeito Donisete Braga, reforçando a necessidade de pensar o setor de forma estratégica no processo de desenvolvimento da economia regional e nacional. 

De acordo com o presidente da Agência GABC, o ministro Eduardo Braga se comprometeu a dar visibilidade ao documento entregue na manhã de hoje, por considerar uma agenda convergente entre setores empresariais, sindicais e políticos, organizações de forma suprapartidária. 

No Grande ABC, de acordo com estudo sobre essa indústria realizado pela consultoria MaxiQuim, o setor faturou, em 2013, R$ 49,5 bilhões, tendo valor adicionado fiscal que varia entre 20% a 30% - que atingiu R$ 10,2 bilhões em 2011. 

As entidades que subscrevem o manifesto em defesa da indústria química são: Consórcio Intermunicipal Grande ABC, Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC, Sindicato dos Químicos do ABC, COFIP ABC (Comitê de Fomento Industrial do Polo do Grande ABC), Associação Comercial e Industrial de Santo André e Associação Comercial e Industrial de Mauá. A Frente Parlamentar estadual em Defesa da Competitividade da Cadeia Produtiva do Setor Químico, Petroquímico e Plástico, lançada no dia 18 de setembro, também é signatária no documento. 

Outras questões também discutidas durante o encontro, assuntos já debatidos pelas Frentes Parlamentares da Química Nacional e de São Paulo e, na região, pelo GT (Grupo de Trabalho) Químico do ABC, são a manutenção de incentivos às indústrias do setor, implementação de programas de incentivos à pesquisa e à inovação e de qualificação de mão de obra técnica.

 

 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Mauá
Secretaria de Comunicação Social
29/09/2015 18:12


Outras Notícias

15/03/2017

Residência Médica de Mauá em Psiquiatria é destaque em São Paulo

Complexidade dos casos atendidos e estímulo à pesquisa científica estão entre diferenciais

15/03/2017

Prefeitura inaugura UPA Zaíra com o 1º Pronto Atendimento Infantil de Mauá

Evento será neste domingo (19); Unidade terá também farmácia 24 horas

17/03/2017

Prefeitura prorroga vencimento do IPTU

Primeira parcela pode ser paga com desconto nas agências da Caixa até o dia 30

14/03/2017

Prefeitura de Mauá garante castração para cães e gatos

Parceria com clínica veterinária do Parque São Vicente garante atendimento para 250 animais carentes

14/03/2017

Prefeitura entrega documento de posse à moradores do Oratório

Neste sábado, mais de 100 famílias serão beneficiadas; programa deve atender 800 famílias

14/03/2017

Prefeitura celebra Semana da Mulher com série de atividades

População tem programação com serviços de beleza, saúde e empreendedorismo

14/03/2017

Expresso Mauá começa a rodar pela cidade

Três linhas atenderão moradores e reduzirão em até 30 minutos tempo de viagem

09/03/2017

Mauá inicia Oficinas Culturais com grande procura por artes

Mais de 800 pessoas se cadastraram para aulas gratuitas de Viola, Violão, Artes Plásticas, Dança, DJ e Teatro

14/03/2017

Mauá abre celebração ao Mês da Mulher com grandes atividades

População tem programação com serviços de beleza, saúde e empreendedorismo

08/03/2017

Mauá celebra o Mês da Mulher com programação especial

Prefeitura oferece serviços de beleza, saúde e empreendedorismo de 8 a 17 de março