Visite a Prefeitura no Instagram Visite o canal da Prefeitura no YouTube Visite a Prefeitura no Flickr Visite a Prefeitura no Facebook Siga a Prefeitura no Twitter

29/09/2015

Prefeito participa em Brasília de entrega de manifesto em defesa da indústria química
Donisete Braga, que também preside a Agência de Desenvolvimento Econômico, participou de audiência com o ministro Eduardo Braga

Divulgação

O documento foi entregue em mão ao ministro Eduardo Braga

 

O Grande ABC participou na manhã desta terça-feira, dia 29, de audiência com o ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, sobre a indústria química brasileira. Durante o encontro mobilizado pela Frente Parlamentar da Química Nacional, em Brasília, o presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico da região e prefeito de Mauá, Donisete Braga, o presidente do Consórcio Intermunicipal Grande ABC e prefeito de Rio Grande da Serra, Gabriel Maranhão, e o prefeito de Santo André, Carlos Grana, além do deputado estadual Luiz Turco, que coordena a recém-lançada Frente Parlamentar da Química em São Paulo, entregaram manifesto ao Governo Federal em defesa das empresas do setor. 

O documento, entregue em mão ao ministro Eduardo Braga, apresenta o peso que a indústria química tem na economia do Grande ABC, com a presença de cerca de 1.300 empresas que empregam em torno de 50 mil trabalhadores. Entre os exemplos citados no texto, somente o Polo Petroquímico é responsável por 60% da receita da Prefeitura de Mauá e 30% da arrecadação da Prefeitura de Santo André.  

Um dos temas centrais do manifesto, que também foi destaque na conversa com o ministro, é a necessidade de definição nas negociações entre a Petrobras e a Braskem em relação ao fornecimento de nafta petroquímica. As empresas tentam fechar acordo em relação aos preços da matéria-prima. Sem avançarem nas negociações pra contrato de longo prazo, novo aditivo ao contrato vigente foi assinado no início de setembro, com validade até 31 de outubro deste ano. 

“É importante que os atores envolvidos nessas negociações compreendam a necessidade de fortalecer toda a cadeia do Polo Petroquímico”, afirmou o prefeito Donisete Braga, reforçando a necessidade de pensar o setor de forma estratégica no processo de desenvolvimento da economia regional e nacional. 

De acordo com o presidente da Agência GABC, o ministro Eduardo Braga se comprometeu a dar visibilidade ao documento entregue na manhã de hoje, por considerar uma agenda convergente entre setores empresariais, sindicais e políticos, organizações de forma suprapartidária. 

No Grande ABC, de acordo com estudo sobre essa indústria realizado pela consultoria MaxiQuim, o setor faturou, em 2013, R$ 49,5 bilhões, tendo valor adicionado fiscal que varia entre 20% a 30% - que atingiu R$ 10,2 bilhões em 2011. 

As entidades que subscrevem o manifesto em defesa da indústria química são: Consórcio Intermunicipal Grande ABC, Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC, Sindicato dos Químicos do ABC, COFIP ABC (Comitê de Fomento Industrial do Polo do Grande ABC), Associação Comercial e Industrial de Santo André e Associação Comercial e Industrial de Mauá. A Frente Parlamentar estadual em Defesa da Competitividade da Cadeia Produtiva do Setor Químico, Petroquímico e Plástico, lançada no dia 18 de setembro, também é signatária no documento. 

Outras questões também discutidas durante o encontro, assuntos já debatidos pelas Frentes Parlamentares da Química Nacional e de São Paulo e, na região, pelo GT (Grupo de Trabalho) Químico do ABC, são a manutenção de incentivos às indústrias do setor, implementação de programas de incentivos à pesquisa e à inovação e de qualificação de mão de obra técnica.

 

 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Mauá
Secretaria de Comunicação Social
29/09/2015 18:12


Outras Notícias

17/08/2017

Mauá busca investimento para Educação

Prefeitura entrega à FDE protocolo com intenções de construir duas novas creches na cidade, além de solicitar reformas para aumentar vagas disponíveis

17/08/2017

Mauá vacina 6.300 animais contra a raiva

Primeira semana da campanha tem alta adesão na cidade; São mais de 70 pontos de vacinação;

17/08/2017

Mauá oferece aulas gratuitas de esportes

Voleibol está com vagas abertas para atender moradores da cidade

15/08/2017

Veja calendário de oficinas culinárias em agosto

Cursos gratuitos acontecem no Zaíra e na Vila Mercedes e trazem diferentes opções para agradar todos

14/08/2017

Mauá discute melhorias na saúde

Profissionais da rede pública participam de pré-conferência nesta semana sobre humanização do atendimento

11/08/2017

Mauá tem 23 vagas de emprego

Há postos para setor de indústria e serviços, todos para trabalhar na cidade

10/08/2017

Mauá terá Festival de Violeiros

Prefeitura premiará composições e artistas em festa que acontece no dia 15 de setembro na cidade

09/08/2017

Parceria entre Mauá e Sebrae-SP auxilia empreendedores

Consultores oferecem dicas de gestão de negócios e formalização; serviço municipal emitirá carteiras de trabalho

08/08/2017

Mauá faz matrículas de aprovados na Univesp até sexta

São 200 vagas para cursos à distância; Parceria com a Prefeitura traz cursos de graduação em diferentes áreas

04/08/2017

Mauá ganha Faculdade de Medicina; inscrições para o processo seletivo já estão abertas

Curso da Uninove oferece 50 vagas e duas bolsas integrais para moradores da cidade