29/09/2015

Prefeito participa em Brasília de entrega de manifesto em defesa da indústria química
Donisete Braga, que também preside a Agência de Desenvolvimento Econômico, participou de audiência com o ministro Eduardo Braga

Divulgação

O documento foi entregue em mão ao ministro Eduardo Braga

 

O Grande ABC participou na manhã desta terça-feira, dia 29, de audiência com o ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, sobre a indústria química brasileira. Durante o encontro mobilizado pela Frente Parlamentar da Química Nacional, em Brasília, o presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico da região e prefeito de Mauá, Donisete Braga, o presidente do Consórcio Intermunicipal Grande ABC e prefeito de Rio Grande da Serra, Gabriel Maranhão, e o prefeito de Santo André, Carlos Grana, além do deputado estadual Luiz Turco, que coordena a recém-lançada Frente Parlamentar da Química em São Paulo, entregaram manifesto ao Governo Federal em defesa das empresas do setor. 

O documento, entregue em mão ao ministro Eduardo Braga, apresenta o peso que a indústria química tem na economia do Grande ABC, com a presença de cerca de 1.300 empresas que empregam em torno de 50 mil trabalhadores. Entre os exemplos citados no texto, somente o Polo Petroquímico é responsável por 60% da receita da Prefeitura de Mauá e 30% da arrecadação da Prefeitura de Santo André.  

Um dos temas centrais do manifesto, que também foi destaque na conversa com o ministro, é a necessidade de definição nas negociações entre a Petrobras e a Braskem em relação ao fornecimento de nafta petroquímica. As empresas tentam fechar acordo em relação aos preços da matéria-prima. Sem avançarem nas negociações pra contrato de longo prazo, novo aditivo ao contrato vigente foi assinado no início de setembro, com validade até 31 de outubro deste ano. 

“É importante que os atores envolvidos nessas negociações compreendam a necessidade de fortalecer toda a cadeia do Polo Petroquímico”, afirmou o prefeito Donisete Braga, reforçando a necessidade de pensar o setor de forma estratégica no processo de desenvolvimento da economia regional e nacional. 

De acordo com o presidente da Agência GABC, o ministro Eduardo Braga se comprometeu a dar visibilidade ao documento entregue na manhã de hoje, por considerar uma agenda convergente entre setores empresariais, sindicais e políticos, organizações de forma suprapartidária. 

No Grande ABC, de acordo com estudo sobre essa indústria realizado pela consultoria MaxiQuim, o setor faturou, em 2013, R$ 49,5 bilhões, tendo valor adicionado fiscal que varia entre 20% a 30% - que atingiu R$ 10,2 bilhões em 2011. 

As entidades que subscrevem o manifesto em defesa da indústria química são: Consórcio Intermunicipal Grande ABC, Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC, Sindicato dos Químicos do ABC, COFIP ABC (Comitê de Fomento Industrial do Polo do Grande ABC), Associação Comercial e Industrial de Santo André e Associação Comercial e Industrial de Mauá. A Frente Parlamentar estadual em Defesa da Competitividade da Cadeia Produtiva do Setor Químico, Petroquímico e Plástico, lançada no dia 18 de setembro, também é signatária no documento. 

Outras questões também discutidas durante o encontro, assuntos já debatidos pelas Frentes Parlamentares da Química Nacional e de São Paulo e, na região, pelo GT (Grupo de Trabalho) Químico do ABC, são a manutenção de incentivos às indústrias do setor, implementação de programas de incentivos à pesquisa e à inovação e de qualificação de mão de obra técnica.

 

 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Mauá
Secretaria de Comunicação Social
29/09/2015 18:12


Outras Notícias

13/09/2019

Guarda Civil Municipal de Mauá ganha viaturas e armamentos novos

Três carros e 30 armas foram entregues nesta manhã (13/9) à corporação

13/09/2019

CPTR de Mauá tem 57 vagas abertas em toda a região

Algumas das oportunidades são para pessoas com deficiência

10/09/2019

Centro Público de Economia Solidária volta a funcionar em Mauá

Prefeitura revitaliza o espaço que reabre nesta sexta-feira (13) no Jardim Sonia Maria

06/09/2019

Central de Cadastro Único mauaense muda de endereço

O atendimento será suspenso temporariamente durante a mudança, mas os moradores podem buscar mais informações de serviços nos CRAS de suas regiões

06/09/2019

CPTR Mauá tem 106 vagas abertas em toda a região

Há vagas que não pedem experiência

06/09/2019

Prefeitura abre Consulta Pública para revisão do Plano Municipal de Saneamento

Material ficará disponível pelos próximos 18 dias

02/09/2019

Prefeitura de Mauá realiza ações na unidade escolar durante Setembro Amarelo

Escola tem papel importante na prevenção ao suicídio

03/09/2019

Mauá abre inscrições para 5º Concurso de Gastronomia

Entidades sociais, beneficiários de programas sociais e merendeiras da rede Municipal de Ensino podem participar da competição

02/09/2019

Pré-conferências Municipais de Assistência Social acontecem em Mauá

Usuários e Trabalhadores discutem pontos do SUAS

30/08/2019

Mauá promove ciclo de reflexões com temas atuais

Primeiro evento acontece nesta sexta-feira (30), às 19h, no Teatro Municipal