26/09/2015

CPTR de Mauá oferece 140 vagas de emprego a pessoas com deficiência no Dia D
Foram realizados 151 atendimentos e 139 encaminhamentos; número representa 93% do total.

Divulgação

O atendimento foi exclusivo e contou com a presença de empresas

 

O Centro Público de Trabalho e Renda (CPTR/SINE) de Mauá promoveu na sexta-feira (25) o Dia D para inclusão social e profissional de pessoas com deficiência (PcD) e beneficiários reabilitados do INSS. A ação é resultado da parceria entre Secretaria de Trabalho e Renda de Mauá e Ministério do Trabalho para dar visibilidade a essa significativa parcela da população. 

Durante o dia, o atendimento foi exclusivo e contou com a presença de empresas que realizaram processos seletivos no local. Foram atendidos 151 trabalhadores que tiveram acesso a 140 oportunidades de emprego, disponibilizadas por 13 empresas para trabalhar nas cidades do ABC e São Paulo. A ação contou também com outros serviços, como emissão de carteira de trabalho, informações sobre seguro-desemprego, inscrição nos cursos de qualificação profissional do Qualifica Mauá, além das seleções das empresas. 

O prefeito Donisete Braga compareceu e parabenizou a equipe e a colaboração entre secretarias. “Parabéns ao CPTR/SINE e as equipes das secretarias envolvidas pelo ótimo trabalho; fico feliz de ver ações integradas entre as secretarias, quem ganha com isso é o cidadão mauaense”, pontuou. 

Maristela de Carvalho, representante do Ministério que esteve presente na ação, comemorou o sucesso do evento. “Vim de Brasília para acompanhar e estou em êxtase com  toda essa integração. Torço para que ocorra uma boa colocação no mercado de trabalho para todos”, comentou.  

Para o secretário de Trabalho e Renda, Marcelo Lucas Pereira, o evento foi um sucesso pela integração entre secretarias. “Conseguimos encaminhar 93% dos trabalhadores para oportunidades em entrevistas e processos seletivos”, ressaltou.  “Isso tudo não seria possível sem a colaboração e o trabalho conjunto entre as secretarias de Trabalho e Renda, Cidadania e Ação Social, Educação e Saúde, além dos nossos parceiros, como o MTE e as instituições sociais da cidade”, comemorou. 

Renato Pinheiro tem 53 anos, é músico e morador do Jardim Zaíra. Teve poliomielite com um ano de idade, mas após algumas cirurgias e tratamentos intensos, voltou a andar aos 12 anos. Morou no Japão entre os anos de 1995 e 2003. Desde que voltou ao Brasil, teve sua colocação no mercado de trabalho até 2014, quando se desligou da empresa em que trabalhava. "São oportunidades como essa que fazem com que tenhamos a chance de voltar ao mercado profissional".  

De acordo com o Censo 2010, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a  população do Brasil é composta por 45 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência, o que corresponde a quase 24% do total da população brasileira. Em 2014, de acordo com o Painel de Monitoramento do Mercado de Trabalho do MTE, 359.118 estavam no mercado de trabalho formal, o que correspondeu a 0,72% do total dos vínculos empregatícios. Em Mauá, dos 72.091 empregos formais em 2014, 0,95% eram ocupados por pessoas com deficiência. 

Parcerias - Para organizar o Dia D, o CPTR contou com apoio de parceiros que colaboraram na mobilização das pessoas com deficiência e suas famílias. Entre os parceiros estão as Secretarias de Cidadania e Ação Social, Educação e Saúde, além de entidades com trabalho social na área, como a Associação de Pais e Amigos dos Surdos de Mauá (Apasma), Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Mauá (Apae) e Associação Mauaense de Assistência e Apoio ao Deficiente Visual (Amadevi).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Mauá
Secretaria de Comunicação Social
28/09/2015 10:41


Outras Notícias

17/05/2017

Prefeitura reinaugura o Terminal Central

Local agora conta com Café do Trabalhador, Enfermaria, Fraldário e Sala Digital

16/05/2017

1ª Caminhada da Adoção de Mauá é neste domingo

Evento visa chamar a atenção da sociedade sobre o tema

16/05/2017

Mauá celebra Dia do Combate à homofobia com ações na cidade

Conselho Municipal de Direitos Humanos terá bate-papo com comunidade homossexual para discutir conscientização

16/05/2017

Festa Junina de Mauá terá Belo, Matheus & Kauan, As Coleguinhas e muito mais

Evento acontece entre 10 de junho e 2 de julho, no Paço

11/05/2017

Mauá retoma obras de urbanização do Cerqueira Leite

Prefeitura libera verba com governo federal e investe em infraestrutura do bairro

09/05/2017

Fique em Dia com a Prefeitura

Programa dá descontos de até 100% em juros e multas sobre suas dívidas municipais

09/05/2017

Mauá oferece oficinas culinárias especiais no mês das mães

Cursos gratuitos acontecem no Zaíra e trazem diferentes opções para agradar todos os moradores

03/05/2017

Mauá retoma obras de calçadão central

será totalmente remodelado com novas guias, pavimentação e galeria de águas pluviais

03/05/2017

Feiras gastronômicas animam as noites de Mauá

De terça a sábado, encontros rodam cidade e oferecem diferentes opções de cozinha para quem quer variar

01/05/2017

Mauá abre posto no Poupatempo para atender empresas

Poderão ser solicitados no local serviços relacionados à abertura e fechamento, hoje prestados no Paço Municipal