25/09/2015

Mauá está entre as cidades mais sociais do interior de São Paulo
Prefeitura é a terceira do Estado que apresenta o melhor desempenho na comunicação digital e figura no grupo das cidades que alcançou a nota média sete, de um máximo possível de dez

Bruno Costa Prado

O bom desempenho se deve principalmente ao volume de informação publicada em seus canais

 

A prefeitura de Mauá foi a terceira melhor avaliada pela Pesquisa Social Cities São Paulo - Interior, que analisou o uso das mídias sociais e internet para falar e ouvir a população por 46 cidades paulistas, excluindo a capital do Estado. Na análise dos prefeitos, Donisete Braga também é um dos mais sociais e ficou em 10º no ranking dos líderes municipais do Estado. A prefeitura de Mauá é a terceira do Estado que apresenta o melhor desempenho na comunicação digital e figura no grupo das cidades que alcançou a nota média sete, de um máximo possível de dez, na avaliação da pesquisa. 

Esse foi o mais alto patamar alcançado pelas prefeituras paulistas analisadas no levantamento, que avalia como os governos locais das principais cidades do interior de São Paulo se comunicam com os moradores pela internet.

O bom desempenho deve principalmente ao volume de informação publicada pela prefeitura em seus canais, além da oferta de canais e meios para que o usuário possa enviar seu comentário, sugestão e crítica para o governo local. As demais cidades da região analisadas na pesquisa ficaram com a seguinte classificação: Santo André em 11º, Diadema (26º), São Bernardo do Campo (31º) e São Caetano do Sul (33º) entre 46 municípios. 

O prefeito da região com a melhor classificação é Lauro Michels Sobrinho (PV), de Diadema, que ficou em 6º lugar. Em seguida vêm Donisete Pereira Braga (PT) de Mauá (10º), Carlos Grana (PT) de Santo André (26º) Luiz Marinho (PT) de São Bernardo (28º) e Paulo Nunes Pinheiro (PMDB) de São Caetano em (35º). 

CIDADES TÊM DEZ ANOS DE ATRASO NO DIGITAL 

A Pesquisa Social Cities São Paulo - Interior da Medialogue Digital avaliou como 46 prefeituras paulistas utilizam recursos básicos de comunicação digital para ouvir os cidadãos, informá-los e dialogar com eles. O desempenho das cidades foi medido em uma escala de zero a dez. O resultando surpreendeu negativamente os coordenadores do estudo. Mais da metade das prefeituras não atingiu cinco pontos. A nota máxima foi sete, obtida por apenas cinco municípios. “A pesquisa retrata a realidade de algumas das cidades mais ricas do Brasil. Esperávamos resultados melhores”, diz Alexandre Secco, coordenador do levantamento. 

A pesquisa nas cidades paulistas constatou que a maioria delas têm sites e presença nas redes sociais, mas pouquíssimas conseguem estabelecer uma conversa com as pessoas e quase nenhuma aproveita esses recursos em projetos de desenvolvimento. “É como se estivessem na década de 90, quando essas plataformas estavam sendo descobertas. Um atraso de pelo menos dez anos”, diz Secco. 

A world wide web já existe há mais de 25 anos e as redes sociais estão aí há mais de uma década. Há exemplos em todo mundo de como os governos estão usando esses recursos de comunicação de forma transformadora, com grande impacto na qualidade de vida das pessoas. O conceito de comunicação digital vai muito além de sites e da presença em redes sociais. Quem vive em cidades “digitalizadas” já pode usar a internet para marcar consultas médicas, encontrar vagas em escolas, pagar e renegociar impostos, reclamar de multas, fiscalizar as contas públicas, navegar gratuitamente pela web, acompanhar a programação cultural e de esportes e solicitar serviços. Esses são apenas alguns exemplos. 

As cidades que estão levando esse assunto realmente a sério enxergam a fronteira digital como uma dos principais caminhos para o desenvolvimento e o bem estar de seus moradores. O caso de Nova York é emblemático. Desde 2009, a cidade paga até 350 mil dólares em prêmios anualmente para os melhores aplicativos criados a partir de bases de dados públicas. Da iniciativa já nasceram vários negócios bem sucedidos. 

A Pesquisa Social Cities São Paulo - Interior faz parte de uma série de mais de 30 estudos publicados desde 2011 pela Medialogue Digital abordando as relações entre política, governo, sociedade e comunicação digital. Foram analisadas 46 cidades paulistas com mais de 200 mil habitantes ou PIB maior de 4 bilhões de reais, excluindo a capital São Paulo. Essa pesquisa foi inspirada no levantamento “Civic Engagement and Local E-Government: Social Networking Comes of Age”, produzido pela Universidade de Illinois em Chicago que, em 2009 e 2011, avaliou sites de governos locais e como as suas funcionalidades contribuíam para criar relacionamentos com a população em 75 cidades americanas.

Para saber mais e fazer o download da pesquisa completa: http://bit.ly/socialcitiesSP.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Mauá
Secretaria de Comunicação Social
28/09/2015 09:48


Outras Notícias

03/07/2020

Mauá não registra nenhum óbito por coronavírus nesta sexta-feira (3)

Cidade chega ao total de 651 moradores recuperados, enquanto contabiliza 138 óbitos pela Covid-19

02/07/2020

2ª chamada do Edital Municipal da Cultura

O projeto será aplicado às Quartas Culturais em formato online

29/06/2020

Mauá adquire R$ 345 mil de recursos estaduais para beneficiar artistas da cidade

O edital abrange pessoas físicas e jurídicas para que enviem seus projetos culturais

08/06/2020

Cadastro dos artistas da cidade

Participe!

04/06/2020

Mauá anuncia entrega de kits de alimentação para crianças de creches durante pandemia

Prefeitura também implementará o Jantar do Trabalhador no Terminal Rodoviário Central, mais um ponto de atendimento do Restaurante Popular, além da retomada do café da manhã

11/05/2020

RESOLUÇÃO SF Nº 438 DE 8 DE MAIO DE 2020

Altera dispositivo da Resolução SF nº 417, de 3 de agosto de 2017, que dispõe sobre regras de recolhimento do ISSQN

23/03/2020

Prefeitura decreta estado de emergência a partir de terça-feira (24) em combate ao coronavírus

Outras ações são fechamento de comércio que não são essenciais e abastecimento de água por caminhão-pipa

17/03/2020

Atenção

14/02/2020

Veja aqui informações sobre o IPTU 2020: descontos, vencimentos, 2ª via e mais

Tributo terá 10% de desconto a contribuintes que não apresentarem débitos e efetuarem pagamento em parcela única

27/01/2020

Programa Prefeitura Mais Você inicia ações em quatro bairros nesta quarta-feira (15)

Mais de dez serviços são oferecidos de uma só vez no novo projeto da Prefeitura de Mauá