Visite a Prefeitura no Instagram Visite o canal da Prefeitura no YouTube Visite a Prefeitura no Flickr Visite a Prefeitura no Facebook Siga a Prefeitura no Twitter

17/09/2015

CPTR de Mauá promove a segunda edição do Dia D para contratação de pessoas com deficiência
Ação vai reunir empresas para oferecer oportunidades de emprego aos trabalhadores com deficiência

Evandro Oliveira/ PM

A primeira edição do Dia D atendeu 223 pessoas com deficiência

 

O Centro Público de Trabalho e Renda (CPTR/SINE) de Mauá promoverá o Dia D (Dia de Inclusão Social e Profissional das Pessoas com Deficiência e dos Beneficiários Reabilitados) para incentivar as empresas a contratarem pessoas com deficiência. A ação será realizada no dia 25 de setembro, das 8h às 16h e conta com parceria do Ministério do Trabalho. O objetivo é promover um dia de atendimento exclusivo para esse público e, assim, promover a conscientização e a inclusão social. 

Segundo o secretário de Trabalho e Renda, Marcelo Lucas Pereira, a realização dessa ação somente é possível com a articulação das políticas públicas oferecidas pelo município. “Realizamos em 2014 a primeira edição do Dia D, através da qual foram atendidas 223 pessoas com deficiência, dentre as quais 160 encaminhadas para vagas de emprego”, relatou.“ Tal resultado somente foi possível através do envolvimento de entidades ligadas ao tema e as secretarias municipais de Trabalho e Renda, Saúde, Educação, Mobilidade Urbana, Relações Institucionais e Cidadania e Ação Social”, concluiu.Dessa experiência, destaca-se que somente através da articulação dos diversos órgãos, instituições e atores locais é possível a realização de tal evento. 

Estratégia - A principal estratégia do Dia D é dedicar um dia inteiro de atendimento para a inclusão da pessoa com deficiência e do beneficiário reabilitado no mercado formal de trabalho. Estarão reunidas no mesmo espaço as empresas que vão disponibilizar vagas e os trabalhadores candidatos a uma oportunidade de emprego. Para atingir os objetivos, a Prefeitura de Mauá e o Ministério do Trabalho pretendem fortalecer as políticas de empregabilidade para as pessoas com deficiência, possibilitar a aproximação entre trabalhadores com deficiência e as empresas e ampliar o número de trabalhadores com deficiência inseridos no mercado formal de trabalho. 

Inclusão - De acordo com o Censo 2010, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a  população do Brasil é composta por 45 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência, o que corresponde a quase 24% do total da população brasileira. Em 2014, de acordo com o Painel de Monitoramento do Mercado de Trabalho do MTE, 359.118 estavam no mercado de trabalho formal, o que correspondeu a 0,72% do total dos vínculos empregatícios. Em Mauá, dos 72.091 empregos formais em 2014, 0,95% eram ocupados por pessoas com deficiência. 

A inclusão das pessoas com deficiência já é realizada em várias unidades do SINE, entretanto, apesar de toda a sensibilização junto às empresas, ainda se observa uma grande resistência e preconceito em empregar essa mão de obra. A Lei Federal no 8.213/91 (Lei de Cotas) obriga as empresas com mais de 100 funcionários a incluírem pessoas com deficiência ou beneficiário reabilitado no seu quadro de efetivos. 

Para participar, os trabalhadores devem estar com RG, CPF e carteira de trabalho em mãos e comparecer ao CPTR, localizado na Rua Manoel Pedro Júnior, no 45, Vila Bocaina, próxima à Praça da Bíblia. O atendimento será das 8h às 16h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 4514-6141.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Mauá
Secretaria de Comunicação Social
24/09/2015 15:01


Outras Notícias

16/01/2018

Prefeitura entrega mais 60 novos ônibus

Esta é a segunda parte do lote de 100 veículos zero-quilômetro anunciados em dezembro

15/01/2018

Quase 100 vagas de emprego são disponibilizadas no CPTR de Mauá

Metade das oportunidades são destinadas aos candidatos com Ensino Médio completo

12/01/2018

Hospital Nardini amplia conceito de humanização na Maternidade

Em 2017, taxa de episiotomia no equipamento de saúde de Mauá baixou 24% na comparação com 2016, seguindo tendência de evitar riscos à mulher

10/01/2018

Poupatempo Animal chega a 2 mil atendimentos

Serviço itinerante leva cuidados veterinários a um bairro diferente por semana

08/01/2018

CPTR inicia ano com 60 vagas de emprego

Dez oportunidades são reservadas para pessoas portadoras de deficiência

18/12/2017

CPTR de Mauá disponibiliza 35 vagas de empregos

Centro Público de Trabalho e Renda do município fica localizado na Vila Bocaina

18/12/2017

Mauá lança aplicativo para pagamento da Zona Azul

Sistema possibilita compra de horas de estacionamento por meio do cartão de crédito

15/12/2017

Gruta de Santa Luzia terá horário de funcionamento ampliado

Com reforço na Segurança, parque passará a ficar aberto das 6h às 19h a partir de março

13/12/2017

Prefeito assina convênio para garantir trânsito mais seguro

Parceria com o governo de São Paulo prevê liberação de recursos para execução de melhorias viárias

11/12/2017

CPTR de Mauá disponibiliza 43 vagas de emprego

São oferecidas 20 oportunidades para operador de empilhadeira em empresa de Mauá