15/09/2015

Debate sobre segurança reúne polícia e instituições bancárias em Mauá
Tecnologia e trabalho integrado são considerados recursos de extrema eficiência pelos participantes

Gil Sobrinho

Para o secretário de Segurança Pública, Carlos Wilson Tomaz, a Prefeitura tem muito a contribuir

 

O encontro entre representantes da Caixa Econômica Federal, Polícia Militar (PM), Secretaria de Segurança Pública e Guarda Civil Municipal, realizado na manhã desta terça-feira (15), no auditório do Mauá Plaza Shopping, teve como tema principal discutir as medidas de prevenção e repressão aos crimes contra o setor e garantir a segurança de clientes, funcionários e policiais. O foco principal são roubos, fraudes e explosões.

O uso de recursos tecnológicos e o trabalho integrado com a Polícia Militar foram considerados fundamentais pelo gerente da área de segurança do estado de São Paulo da Caixa, Marcelo Nunes dos Santos. “A ideia é fornecer uma prestação de serviço à polícia, inclusive disponibilizando a imagem da pessoa em tempo real enquanto está realizando o golpe”, explicou Santos, que já tem o apoio do trabalho de investigação da Polícia Federal em outras ocorrências. Esse envio da imagem teria certificada a identificação do golpista pelo próprio banco.

Na presença de gerentes de agências bancárias em Mauá, o major Tôni Kasai, representando o comandante do 30º Batalhão de Polícia Militar, sugeriu “o envio das imagens para o setor de inteligência da corporação, o que facilitaria a triagem para decidir sobre a necessidade de uma equipe especializada, conforme o reconhecimento dos marginais envolvidos.” Outra sugestão de Kasai foi utilizar recursos tecnológicos, com uso da internet pelo celular, para promover a aproximação com os gerentes e, desta forma, dar uma resposta mais rápida às ocorrências. Para o major da PM Daniel Carmo Júnior, “o nosso objetivo é a proteção da vida do cidadão e do policial.

Para o secretário de Segurança Pública, Carlos Wilson Tomaz, a Prefeitura tem muito a contribuir, tanto com as câmeras de segurança quanto com o trabalho preventivo da Guarda Civil Municipal. “Obtivemos 50% de redução nas ocorrências criminais no perímetro das câmeras que monitoram as ruas. Isso significa que é muito importante o investimento em tecnologia, o que permite uma resposta mais rápida”, disse Tomaz.

Ele explicou que o projeto do módulo 2 do Sistema Municipal de Videomonitoramento já está pronto, dirigido para a cobertura da praça bancária, cujo foco é prevenir a ocorrência das conhecidas “saidinhas de banco”, que ameaça principalmente as pessoas idosas quando vão receber o benefício da aposentadoria. 

“Noventa e cinco por cento da cidade está com a cobertura de fibra óptica, o que reduz o valor dos investimentos. Queremos avançar, já  temos o trabalho integrado da Guarda Municipal com as Polícias Civil e Militar, temos a infraestrutura, mas faltam os novos equipamentos”, explicou o secretário. Tomaz destacou que para a instalação de 28 câmeras e implantação de todo o sistema que pode receber ampliação, o município e o Governo Federal investiram R$ 1,050 milhão.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Mauá
Secretaria de Comunicação Social
15/09/2015 19:03


Outras Notícias

21/09/2018

Mauá celebra Dia da Árvore com atividades para todas as idades

Programação teve início dia 19 de setembro e termina com uma caminhada no Parque Ecológico Guapituba

21/09/2018

Mauá busca recursos à saúde do município no Palácio do Governo do Estado

Encontro foi marcado por solicitação de repasses de recursos ao Hospital Radamés Nardini

21/09/2018

CPTR de Mauá oferece 20 vagas de emprego

São oito oportunidades para candidatos com ensino médio completo

20/09/2018

Governo do Estado e Prefeitura de Mauá ampliam prazo de convênio com o programa Cidade Legal

A intenção é regularizar a situação de moradores que não possuem registros de imóveis

19/09/2018

Prefeitura de Mauá realiza ações na Semana Nacional do Trânsito

Intuito é conscientizar pedestres e motoristas para não fazer parte das estatísticas negativas do trânsito

12/09/2018

Curso Time do Emprego abre 30 vagas de inscrição em Mauá

Jovens a partir de 16 anos podem se matricular gratuitamente

11/09/2018

Mauá tem ampliação de rede de esgoto e beneficia mais de 7 mil famílias

Obras são executadas pela BRK Ambiental em vários bairros do município, que foi um dos que mais recebeu investimentos no setor na região metropolitana de São Paulo

10/09/2018

Prefeitura de Mauá evita ocupações irregulares em terrenos públicos

Fiscalização é intensificada pela Secretaria da Habitação regularmente

06/09/2018

Últimos dias da “Exposição Kojima 50 Anos de Arte”

Mostra gratuita retrata a trajetória de um dos artistas mais influentes da imigração japonesa em Mauá

06/09/2018

Cobertura vai beneficiar passageiros do transporte público de Mauá

A previsão é de que o trabalho seja concluído até o dia 28 de setembro