02/09/2015

Diálogo do programa Mauá, Cidade Que Avança abordou a questão da saúde
População elogiou a qualidade do atendimento na UBS e foi informada sobre as políticas desenvolvidas pela pasta

Evandro Oliveira/ PM

No próximo dia 11, um novo diálogo sobre Saúde será realizado na Igreja São João, a partir das 18h

 

O Diálogo Temático do programa Mauá Cidade Que Avança sobre 'Saúde' reuniu, aproximadamente, 70 pessoas na noite de segunda-feira (31), no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do Jardim Feital. Com a presença do prefeito Donisete Braga, do secretário de Relações Institucionais, José Afonso Pereira, gestores e usuários da rede municipal de saúde assistiram à apresentação do balanço das ações realizadas desde 2013, pelo então secretário adjunto, José Alexandre Buso Weiller. 

Ele explicou que o município avançou na política de cuidado com o pré-natal e no pós-parto, por exemplo, obtendo a menor taxa de mortalidade infantil da história da cidade, menos que 13%. “Aumentamos o número de profissionais para garantir a qualidade do atendimento, inclusive com a adesão ao programa federal Mais Médicos, o que ampliou o aumento no número de equipes da Estratégia Saúde da Família, de 46 para 85”, disse José Alexandre. 

O prefeito explicou sobre a reforma da Unidade de Pronto Atendimento da Vila Assis, que, “quando foi inaugurada, recebia 300 usuários diariamente e, hoje, esse número passa de 500, exigindo a adequação do espaço para atender ao preconizado pelo Ministério da Saúde.” Com a reforma, o público terá mais conforto, os profissionais melhores condições de trabalho e os medicamentos poderão ser dispensados 24 horas por dia. 

O secretário Afonso Pereira destacou a importância dos encontros realizados para "promover o diálogo com os moradores, ouvindo as demandas e possibilitando respostas diretas, além do contato com o próprio prefeito." 

Foi o que ocorreu com a conselheira do Orçamento Participativo, Maria Bernadete de Souza, que questionou a reforma da Unidade Básica de Saúde do Jardim Feital. “O atendimento é ótimo, mas o lugar precisa de reforma e ampliação, ainda mais porque o bairro vai receber mais moradores com a entrega dos novos prédios”, disse Bernadete. 

O prefeito explicou que o projeto está pronto e tem sido incansável na busca por recursos para as melhorias nas estruturas da rede. “Conseguimos recursos para a reforma de 18 unidades no município; três foram entregues, uma pronta, duas em construção, quatro em obras e as demais serão iniciadas a partir do fim das obras em andamento”, explicou Braga. Outras cinco, entre elas a do Feital, já têm o projeto elaborado. “Estamos em busca do recurso para reformar as demais”, afirmou. 

Moradores das Estradas do Regalado e do Carneiro estiveram na atividade para pleitear a pavimentação das vias. Então, foi marcada uma reunião exclusiva para discutir o assunto diretamente com o prefeito, já que os gestores e usuários estavam focando a questão da saúde. Shirlene Ferreira, por exemplo, que também é conselheira, mas do Plano PluriAnual (PPA), teve sua solicitação de informações sobre fornecimento de medicamento respondida pela farmacêutica da equipe da UBS São João, na qual é referenciada para atendimento. 

No próximo dia 11, um novo diálogo sobre Saúde será realizado na Igreja São João, a partir das 18h, para contemplar os moradores daquela região. O programa Mauá Cidade que Avança terá ainda as tendas de serviços municipais, inclusive com emissão de carteira de trabalho, acesso a vagas de emprego e outros. Elas serão colocadas em dez locais diferentes, como Itapeva, Feital, Chácaras, São João e Bom Recanto,  para ampliar o acesso dos moradores aos setores da administração. O atendimento à população será prestado sempre de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h. Confira estes locais pelo Disque 156 ou pelo sitewww.maua.sp.gov.br.

 

 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Mauá
Secretaria de Comunicação Social
02/09/2015 10:36


Outras Notícias

21/09/2018

Mauá celebra Dia da Árvore com atividades para todas as idades

Programação teve início dia 19 de setembro e termina com uma caminhada no Parque Ecológico Guapituba

21/09/2018

Mauá busca recursos à saúde do município no Palácio do Governo do Estado

Encontro foi marcado por solicitação de repasses de recursos ao Hospital Radamés Nardini

21/09/2018

CPTR de Mauá oferece 20 vagas de emprego

São oito oportunidades para candidatos com ensino médio completo

20/09/2018

Governo do Estado e Prefeitura de Mauá ampliam prazo de convênio com o programa Cidade Legal

A intenção é regularizar a situação de moradores que não possuem registros de imóveis

19/09/2018

Prefeitura de Mauá realiza ações na Semana Nacional do Trânsito

Intuito é conscientizar pedestres e motoristas para não fazer parte das estatísticas negativas do trânsito

12/09/2018

Curso Time do Emprego abre 30 vagas de inscrição em Mauá

Jovens a partir de 16 anos podem se matricular gratuitamente

11/09/2018

Mauá tem ampliação de rede de esgoto e beneficia mais de 7 mil famílias

Obras são executadas pela BRK Ambiental em vários bairros do município, que foi um dos que mais recebeu investimentos no setor na região metropolitana de São Paulo

10/09/2018

Prefeitura de Mauá evita ocupações irregulares em terrenos públicos

Fiscalização é intensificada pela Secretaria da Habitação regularmente

06/09/2018

Últimos dias da “Exposição Kojima 50 Anos de Arte”

Mostra gratuita retrata a trajetória de um dos artistas mais influentes da imigração japonesa em Mauá

06/09/2018

Cobertura vai beneficiar passageiros do transporte público de Mauá

A previsão é de que o trabalho seja concluído até o dia 28 de setembro