02/09/2015

Diálogo do programa Mauá, Cidade Que Avança abordou a questão da saúde
População elogiou a qualidade do atendimento na UBS e foi informada sobre as políticas desenvolvidas pela pasta

Evandro Oliveira/ PM

No próximo dia 11, um novo diálogo sobre Saúde será realizado na Igreja São João, a partir das 18h

 

O Diálogo Temático do programa Mauá Cidade Que Avança sobre 'Saúde' reuniu, aproximadamente, 70 pessoas na noite de segunda-feira (31), no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do Jardim Feital. Com a presença do prefeito Donisete Braga, do secretário de Relações Institucionais, José Afonso Pereira, gestores e usuários da rede municipal de saúde assistiram à apresentação do balanço das ações realizadas desde 2013, pelo então secretário adjunto, José Alexandre Buso Weiller. 

Ele explicou que o município avançou na política de cuidado com o pré-natal e no pós-parto, por exemplo, obtendo a menor taxa de mortalidade infantil da história da cidade, menos que 13%. “Aumentamos o número de profissionais para garantir a qualidade do atendimento, inclusive com a adesão ao programa federal Mais Médicos, o que ampliou o aumento no número de equipes da Estratégia Saúde da Família, de 46 para 85”, disse José Alexandre. 

O prefeito explicou sobre a reforma da Unidade de Pronto Atendimento da Vila Assis, que, “quando foi inaugurada, recebia 300 usuários diariamente e, hoje, esse número passa de 500, exigindo a adequação do espaço para atender ao preconizado pelo Ministério da Saúde.” Com a reforma, o público terá mais conforto, os profissionais melhores condições de trabalho e os medicamentos poderão ser dispensados 24 horas por dia. 

O secretário Afonso Pereira destacou a importância dos encontros realizados para "promover o diálogo com os moradores, ouvindo as demandas e possibilitando respostas diretas, além do contato com o próprio prefeito." 

Foi o que ocorreu com a conselheira do Orçamento Participativo, Maria Bernadete de Souza, que questionou a reforma da Unidade Básica de Saúde do Jardim Feital. “O atendimento é ótimo, mas o lugar precisa de reforma e ampliação, ainda mais porque o bairro vai receber mais moradores com a entrega dos novos prédios”, disse Bernadete. 

O prefeito explicou que o projeto está pronto e tem sido incansável na busca por recursos para as melhorias nas estruturas da rede. “Conseguimos recursos para a reforma de 18 unidades no município; três foram entregues, uma pronta, duas em construção, quatro em obras e as demais serão iniciadas a partir do fim das obras em andamento”, explicou Braga. Outras cinco, entre elas a do Feital, já têm o projeto elaborado. “Estamos em busca do recurso para reformar as demais”, afirmou. 

Moradores das Estradas do Regalado e do Carneiro estiveram na atividade para pleitear a pavimentação das vias. Então, foi marcada uma reunião exclusiva para discutir o assunto diretamente com o prefeito, já que os gestores e usuários estavam focando a questão da saúde. Shirlene Ferreira, por exemplo, que também é conselheira, mas do Plano PluriAnual (PPA), teve sua solicitação de informações sobre fornecimento de medicamento respondida pela farmacêutica da equipe da UBS São João, na qual é referenciada para atendimento. 

No próximo dia 11, um novo diálogo sobre Saúde será realizado na Igreja São João, a partir das 18h, para contemplar os moradores daquela região. O programa Mauá Cidade que Avança terá ainda as tendas de serviços municipais, inclusive com emissão de carteira de trabalho, acesso a vagas de emprego e outros. Elas serão colocadas em dez locais diferentes, como Itapeva, Feital, Chácaras, São João e Bom Recanto,  para ampliar o acesso dos moradores aos setores da administração. O atendimento à população será prestado sempre de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h. Confira estes locais pelo Disque 156 ou pelo sitewww.maua.sp.gov.br.

 

 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Mauá
Secretaria de Comunicação Social
02/09/2015 10:36


Outras Notícias

19/07/2018

Ecopontos de Mauá passam por revitalização e implantação de novos procedimentos

Projeto visa a conscientização dos munícipes para o descarte de resíduos

17/07/2018

Mauá conquista ouro e prata nos Jogos Regionais

Ginástica Rítmica, Basquete, Vôlei e Capoeira renderam medalhas importantes à cidade

13/07/2018

Reunião entre prefeita Alaíde Damo e Estado pauta apoio à Saúde

Hospital Nardini foi o foco da conversa; Secretaria estadual da Saúde se mostrou solícita

13/07/2018

CPTR de Mauá oferece 33 vagas de emprego

Maioria das oportunidades é destinada para quem possui Ensino Fundamental Completo

12/07/2018

Biblioteca Cecília Meireles de Mauá aumenta o número de visitantes em 36%

Espaço adaptado, cursos gratuitos, exposições, troca de livros, mini-auditório e outras facilidades atraem público eclético

11/07/2018

Prefeitura lança o ‘Tour Mauá’ no mês das férias

Passeio gratuito pelos pontos turísticos contará história da cidade

10/07/2018

Prefeitura de Mauá conquista recurso do ProAC para investir na Cultura local

Alaíde Damo é a única prefeita do ABCDMRR a assinar convênio que beneficiará artistas

10/07/2018

Prefeita Alaíde Damo vai a Brasília em busca de investimentos na Saúde

Viagem rendeu recursos para compra de medicamentos e equipamentos para a rede municipal

10/07/2018

Prefeita Alaíde Damo amplia vagas gratuitas da Univesp

Polo em Mauá terá mais de 1.600 alunos cursando ensino superior

10/07/2018

Prefeita Alaíde Damo assina convênios com o governo do Estado

Cidade recebe R$ 4 milhões para recuperação de ruas, além de valorização de artistas mauaenses