20/08/2015

Palestra sobre nova lei para parcerias com organizações civis lota Câmara
Evento teve a participação de Bruno de Souza Vichi, da Secretaria Geral da Presidência da República

Divulgação

Foram quase três horas de debate produtivo, e o público aprovou a iniciativa

 

A Prefeitura de Mauá realizou nesta quarta-feira (19), em parceria com a Secretaria Geral da Presidência da República, um encontro com a sociedade para discutir o processo de implantação da lei 13.019/2014, do Governo Federal, que estabelece novas regras para repasses de recursos públicos para as organizações civis de todo o país, além de definir as diretrizes para a política de fomento e de colaboração com entidades.

Para esclarecer os principais pontos da nova legislação e tirar as dúvidas dos representantes das mais de 100 entidades civis que lotaram a assistência da Câmara Municipal de Mauá, o evento contou com a presença do consultor Bruno de Souza Vichi, da Secretaria Geral da Presidência. Estavam presentes no plenário o prefeito Donisete Braga, secretários, o presidente da Câmara Municipal Marcelo Oliveira e vereadores.

“Estou muito feliz por promover esse importante debate hoje. Acreditamos que a nova lei vai facilitar o trabalho das entidades do município. Reconhecemos o papel decisivo dessas organizações, que contribuem com a administração na implantação e desenvolvimento de políticas públicas”, disse o prefeito na abertura do seminário.

A lei 13.019 visa corrigir um problema das parcerias entre poder público e entidades: não existia uma lei específica para discipliná-las. Até hoje, se utiliza a lei de convênios para todos os acordos. O principal problema da falta de lei é a possibilidade de interpretações distintas, ocasionando segurança institucional para as relações entre poder público e entidades. A nova legislação estabelece os princípios para esses acordos, e deve entrar em vigor a partir do dia 23 de janeiro de 2016. Atualmente Mauá possui convênios de cooperação técnica com 25 entidades nas secretarias de Cidadania e Ação Social, Educação, Trabalho e Renda e Cultura, Esportes e Lazer.

Ao abrir sua explanação, Bruno Vichi observou que era clara a seriedade com que a cidade de Mauá encara o tema. “A casa está cheia, o prefeito, os secretários e os vereadores presentes. É uma satisfação estar aqui para explicar e também ouvir vocês”. Depois de mostrar os principais pontos da nova lei, indicando o que iria mudar e quais as adaptações necessárias, o consultor do Governo Federal respondeu às perguntas do público.

Foram quase três horas de debate produtivo, e o público aprovou a iniciativa. O presidente da Federação Comunitária das Associações Amigos de Bairros, António Caraça, elogiou o encontro. “Foi importante para sabermos os rumos que as entidades poderão tomar com essa nova lei, e como iremos nos adaptar. A palestra esclareceu muito”, elogiou. Ao final, o representante comunitário fez questão de cumprimentar o consultor do Governo Federal.

Bruno Vichi também considerou a tarde produtiva. “Já levamos esse debate a cerca de 80 cidades por todo o Brasil, e é difícil ver uma mobilização como a daqui de Mauá. Autoridades, representantes de entidades, todos estavam interessados. Ouvi dois ou três questionamentos que não haviam sido levantados em lugar nenhum, e que levarei a Brasília para estudarmos. Fiquei bem feliz com o resultado”, avaliou.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Mauá
Secretaria de Comunicação Social
20/08/2015 17:50


Outras Notícias

14/11/2019

Confira o que abre e fecha em Mauá no feriado da Proclamação da República

14/11/2019

Consulta Pública Sabesp

12/11/2019

Refis para Pessoas Jurídicas

30/10/2019

Prefeitura de Mauá apoia corridas de rua para conscientização de doenças

Alerta são relacionados ao de próstata

24/10/2019

Prefeitura lança o Regulariza Mauá em novembro

09/10/2019

Com 53 novos ônibus, idade média de frota em Mauá cai para 1,6 ano

Governo também retoma as seis linhas expressas; veículos se somam a 100 coletivos entregues em 2017

08/10/2019

Mauá define os novos conselheiros tutelares

Município registrou mais de 23 mil votos, que elegeram 15 titulares, sendo que seis renovaram o mandato

03/10/2019

Saiba quem são os 15 finalistas do 5º Concurso de Gastronomia de Mauá

Evento promove a alimentação saudável, econômica e sustentável

30/09/2019

Mauá abre cerca de 4 mil vagas para crianças até 5 anos

Pais podem fazer a inscrição dos filhos, entre zero e cinco anos, em qualquer uma das 44 escolas municipais

27/09/2019

Prefeitura de Mauá realiza iniciativas sustentáveis na cidade

Ações reúnem mudanças significativas em parques municipais, preservação da biodiversidade e melhoria na qualidade do ar