19/08/2015

Programa Mauá Cidade que Avança reuniu comunidade e integrantes do GGI no Eixo Barão
Região terá ações integradas das polícias Civil e Militar e Guarda Civil Municipal em rondas preventivas

Divulgação

Uma outra edição do Diálogo Temático sobre segurança Pública ocorrerá no dia 8 de setembro

 

Representantes da comunidade do entorno da Escola Municipal Cora Coralina participaram da reunião do Gabinete de Gestão Integrada Municipal em Segurança Pública (GGI), na terça-feira (18), no auditório da unidade. Estiveram presentes moradores, professores, secretários municipais, representantes da Justiça Federal, Conselho de Segurança, Conselho Tutelar, Polícias Civil e Militar e Guarda Civil Municipal.

O encontro do GGI ocorre sempre na manhã da segunda terça-feira do mês, no auditório do Gabinete do prefeito, no entanto, a reunião desta terça integrou os Diálogos Temáticos do calendário da Prefeitura para o Programa 'Mauá Cidade que Avança'. O Programa desta vez está na quarta região, que abrange 60 localidades no Eixo Barão, como Itapeva, Feital, Chácaras, São João e Bom Recanto. A ação aproxima poder público dos moradores ao levar a estrutura da Prefeitura, com serviços públicos, eventos culturais, manutenção e limpeza dos bairros, às atividades concentradas em diferentes regiões do município. Para isso, estão sendo instaladas tendas em diferentes locais que centralizam a circulação dos habitantes.

A abertura do Diálogo Temático foi realizada pelo secretário de Governo, Edilson de Paula. "É importante que a segurança pública continue contando com o trabalho integrado entre a Prefeitura, Guarda Civil Municipal e Polícias Civil e Militar para reduzir ainda mais os indicadores de violência e incentivar cada vez mais a participação da população. Assim, a cidade toda sai ganhando", cita o secretário.

O secretário de Segurança Pública, Carlos Wilson Tomaz, detalhou as ações que têm resultado na redução dos indicadores de violência e criminalidade no município. "Quando a Prefeitura investe na iluminação pública, na construção de moradias, em atividades culturais e esportivas, saúde e educação, está também executando ações preventivas que reduzem a situação de vulnerabilidade que pode levar ao crime e violência", explicou Tomaz.

Ele lembrou de investimentos mais específicos, como a renovação da frota da Guarda Civil Municipal e capacitação de seus integrantes, além da ampliação do sistema de videomonitoramento eletrônico de segurança. Segundo Tomaz, um concurso público será realizado para aumentar o efetivo da corporação até 2016. "Só não fazemos mais porque a situação financeira não é boa, mas estamos fortalecendo as políticas públicas para potencializar as ações, como o trabalho integrado entre as Polícias civil e Militar e a GCM", explicou.

O delegado titular de Mauá, Alberto José Mesquita Alves, abordou a estrutura da Polícia Civil na cidade e reforçou a importância da integração. "Nada mais propício que falar em uma escola. Não dá para descolar segurança pública da educação, porque polícia não resolve problemas sociais", considerou Mesquita. "Reduzimos todos os indicadores, menos os relacionados ao tráfico e consumo de drogas, mas posso garantir que o trabalho em conjunto tem combatido os índices de forma drástica", avaliou.

As professoras participaram com perguntas, como Taiane Machado que questionou se existe uma preocupação por parte do poder público em garantir a continuidade da política de segurança, já que tem grande investimento financeiro. Para Tomaz, que não basta o trabalho das forças policiais, mas, sim, consolidar uma política de estado, como o Plano Municipal de Segurança Pública que está em elaboração.

Sobre o incômodo proporcionado pela realização de pancadões, para o capitão da 3ª companhia do 30º Batalhão da Polícia Militar, Alberto Gomes, "a PM faz um esforço para ocupar o local antes que o baile funk aconteça, mas, para isso, é preciso que os moradores das redondezas denunciem." Ele explicou que isso pode ser feito pelos telefones 190 ou 181, que as chamadas são sigilosas.

Uma outra edição do Diálogo Temático sobre segurança Pública ocorrerá no dia 8 de setembro, às 8h, na Paróquia São João Batista  (Avenida Barão de Mauá, 3.970 - Vila São João).

 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Mauá
Secretaria de Comunicação Social
19/08/2015 19:01


Outras Notícias

19/07/2018

Ecopontos de Mauá passam por revitalização e implantação de novos procedimentos

Projeto visa a conscientização dos munícipes para o descarte de resíduos

17/07/2018

Mauá conquista ouro e prata nos Jogos Regionais

Ginástica Rítmica, Basquete, Vôlei e Capoeira renderam medalhas importantes à cidade

13/07/2018

Reunião entre prefeita Alaíde Damo e Estado pauta apoio à Saúde

Hospital Nardini foi o foco da conversa; Secretaria estadual da Saúde se mostrou solícita

13/07/2018

CPTR de Mauá oferece 33 vagas de emprego

Maioria das oportunidades é destinada para quem possui Ensino Fundamental Completo

12/07/2018

Biblioteca Cecília Meireles de Mauá aumenta o número de visitantes em 36%

Espaço adaptado, cursos gratuitos, exposições, troca de livros, mini-auditório e outras facilidades atraem público eclético

11/07/2018

Prefeitura lança o ‘Tour Mauá’ no mês das férias

Passeio gratuito pelos pontos turísticos contará história da cidade

10/07/2018

Prefeitura de Mauá conquista recurso do ProAC para investir na Cultura local

Alaíde Damo é a única prefeita do ABCDMRR a assinar convênio que beneficiará artistas

10/07/2018

Prefeita Alaíde Damo vai a Brasília em busca de investimentos na Saúde

Viagem rendeu recursos para compra de medicamentos e equipamentos para a rede municipal

10/07/2018

Prefeita Alaíde Damo amplia vagas gratuitas da Univesp

Polo em Mauá terá mais de 1.600 alunos cursando ensino superior

10/07/2018

Prefeita Alaíde Damo assina convênios com o governo do Estado

Cidade recebe R$ 4 milhões para recuperação de ruas, além de valorização de artistas mauaenses