06/05/2015

Nova Frente promove atividade de conscientização do Dia do Trabalho
Beneficiários do programa participaram de palestras e atividades culturais para reflexão do tema

Bruno Costa Prado

Durante as últimas duas semanas, os alunos tiveram aulas de temas diversos

 

Alunos do programa Frente Municipal de Inclusão Produtiva e Social (Nova Frente) participaram de atividades educativas e culturais de conscientização do Dia do Trabalho na segunda (4) e quarta-feira (6), no Centro de Formação Qualifica Mauá. No evento, os alunos participaram de palestra, apresentação de stand-up comedy, teatro e música. Durante as últimas duas semanas, os alunos tiveram aulas de temas como história do trabalho, direitos trabalhistas, divisão social do trabalho, terceirização, entre outros. 

Segundo o secretário de Trabalho e Renda, Marcelo Lucas Pereira, essa atividade ressalta o caráter social, educativo e inclusivo do programa. “Quando decidimos reformular a antiga frente de trabalho para o programa Nova Frente foi para resgatar as pessoas e incluí-las no mercado de trabalho com qualificação social e profissional, e hoje demos mais um passo para atingir esse objetivo”, explicou. “Essa atividade contribui com a formação integral e será necessária para aumentar as chances de empregabilidade, como cidadãos conhecedores de sua história e seus direitos”, concluiu. 

Aluna do curso de rotinas administrativas, Perpétua do Socorro Nunes Ferreira valoriza a qualificação social e profissional no programa. “É muito gratificante participar da Nova Frente, aqui aprendi a me socializar, manter a mente aberta e ser mais aplicada. A qualificação contribui muito com meu desenvolvimento”, afirmou. Para a aluna do curso de reciclagem Marcia de Jesus Cruz, o curso é o diferencial do projeto. “Aqui aprendi coisas importantes como a preservação do meio ambiente e vejo que a qualificação é algo positivo”, pontuou. 

Serviço - Coordenado pelas secretarias de Administração e Modernização, Cidadania e Ação Social e Trabalho e Renda, o programa Nova Frente tem por objetivo atender a população de baixa renda por meio de cursos e serviço comunitário. 

No programa, o beneficiário permanece por dez meses e é matriculado em um curso de acordo com seu perfil. A jornada é de 36 horas semanais, distribuídas em qualificação social (4h), qualificação profissional (8h) e prestação de serviços comunitários (24h) em que poderá aplicar os conhecimentos adquiridos. Os cursos disponíveis são: artesanato, conservação e limpeza, estética, recepção e rotinas administrativas e reciclagem. 

O candidato recebe ainda uma bolsa-auxílio de R$ 500,00, vale-transporte, lanche, kit estudantil com uniforme, materiais didáticos e pedagógicos, seguro de vida, equipamentos de proteção individual (se necessário) e refeição para atividades que ultrapassarem a carga de quatro horas diárias.

 

 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Mauá
Secretaria de Comunicação Social
06/05/2015 17:36


Outras Notícias

18/07/2019

Mauá terá coleta solidária de alimentos

Iniciativa acontece neste sábado (20) em três mercados da cidade

16/07/2019

Jovem de Mauá compete em etapa mundial de Atletismo na Suíça

Com apenas 19 anos, Crystoffer Firmino está entre os 12 paratletas brasileiros que participam da Competição Mundial de Jovens de Atletismo

15/07/2019

Prefeitura de Mauá inicia coleta de óleo de cozinha em 12 pontos

Parceria com Projeto Olho Vivo evita descarte de óleo na natureza

12/07/2019

CPTR oferece 30 vagas de emprego

O serviço do CPTR Móvel terá atendimento especial com Sebrae

11/07/2019

Estatuto da Criança e do Adolescente completa 29 anos

Mauá realiza semana de reflexões sobre a legislação

10/07/2019

Vacinação de BCG em Mauá será centralizada

A medida é por pouco tempo, mas as mães e pais devem estar atentos aos locais de vacinação

05/07/2019

Iluminação pública de Mauá é referência para cidade do Mato Grosso

Município de Sorriso inspira-se na Parceria Público-Privada que modernizou o sistema de luzes das ruas mauaenses

05/07/2019

Prefeitura de Mauá resgata convênio de R$ 44 milhões com governo federal

Aporte será usado na contenção de encostas de alto risco

05/07/2019

Confira o que abre e fecha em Mauá no feriado da Revolução Constitucionalista

Programe-se para aproveitar os parques abertos durante todo o feriado prolongado

04/07/2019

Mauá entrega ambulâncias recebidas dos governos federal e estadual

Os oito veículos devem começar a circular pela cidade a partir desta quinta-feira (4)