27/03/2015

Mauá entrega Centro de Formação Profissional à população
Novo equipamento vai atender 480 alunos e conta com salas e laboratórios de aulas práticas

Roberto Mourão/ PM

O novo equipamento tem capacidade para atender 480 alunos

 

A Prefeitura de Mauá inaugurou nesta sexta-feira (27) o Centro de Formação Qualifica Mauá. Localizado no shopping Green Plaza, na área central, o novo equipamento tem capacidade para atender 480 alunos, com laboratórios e salas de aulas equipadas, além de um auditório para 65 pessoas. O espaço de 1.250 metros quadrados contempla quatro salas de aula, oficina de costura, laboratório de informática, laboratório para cursos de beleza e estética, escritório administrativo, almoxarifado, recepção e sala de supervisão, além da loja da Economia Solidária e posto do Acessa SP Mauá, esse último já em funcionamento. 

Na ocasião, o prefeito Donisete Braga destacou a capacitação que vem sendo promovida com os motoristas de ônibus da cidade e o compromisso do governo municipal para o processo de formação e capacitação dos trabalhadores da cidade, além de buscar parcerias para qualificar cada vez mais a mão de obra local. “Os motoristas da nossa cidade estão fazendo curso de capacitação e aperfeiçoamento porque entendemos que cada vez mais nesse mundo corporativo em que vivemos, temos que buscar o melhor atendimento, a melhor tecnologia, a melhor capacitação, usar e abusar da nossa capacidade”, lembrou. 

“Projetos como a Loja da Economia Solidária, por exemplo, ajudam a fomentar a relação de empreendedorismo na nossa cidade. Talvez seja uma frente pequena, mas temos que valorizar cada vez mais, capacitando e possibilitando oportunidades aos moradores de Mauá” ressaltou o chefe do Executivo. 

Já o secretário de Trabalho e Renda, Marcelo Lucas Pereira, ressaltou o planejamento e a execução da política de qualificação que conclui mais uma etapa. “Estamos aqui dando esse salto na parceria, não só com os parceiros do Sistema S, da Agência ABC, mas também do governo federal com os ministérios do Trabalho e da Educação, por meio do Pronatec, que viabiliza inclusive cursos técnicos na cidade”, ressaltou. 

Serviço - Criado pela Prefeitura de Mauá, o programa Qualifica Mauá tem como objetivo atender pessoas de baixa renda por meio de cursos de qualificação profissional e a intermediação para sua inserção no mercado de trabalho. Dentro do programa há articulação com outras secretarias para integrar diversos serviços, como a inscrição na Educação de Jovens e Adultos (EJA) para conclusão da escolaridade, a segurança alimentar, a saúde do trabalhador e a inclusão social.

Na Secretaria de Trabalho e Renda, os serviços também estão conectados. Após a conclusão do curso o trabalhador pode ser encaminhado para oportunidades de emprego por meio do CPTR ou receber orientações para produzir sua própria renda por meio da Economia Solidária. Dessa forma, o cidadão é atendido integralmente, em função das necessidades apresentadas. 

Há também a parceria entre Prefeitura e governo federal, com cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), em parceria com instituições do Sistema S, como Senai, Senac e Sest/Senat, além do Instituto Federal de Tecnologia de São Paulo (IFSP).

 

 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Mauá
Secretaria de Comunicação Social
27/03/2015 18:00


Outras Notícias

28/04/2017

Prefeitura retoma monitoramento por câmeras de Segurança

Sistema estava paralisado desde 2016 por falta de manutenção dos equipamentos

28/04/2017

Mauá traz entretenimento para família no Dia do Trabalho

Prefeitura prepara evento com qualificação, feira de artesanato e gastronômica e muita música

27/04/2017

Mauá arrecada alimentos para vítimas das chuvas

Show no Parque da Juventude conseguiu uma tonelada de alimentos que ajudarão moradores do Capuava e do Santa Cecília

24/04/2017

CPTR Móvel leva serviço de carteira de trabalho aos bairros

Miranda, Feital, Itaussu e Bandeirantes recebem van nos próximos dias; não é preciso agendar

25/04/2017

Inscrições abertas para a Pré-Conferência Municipal de Educação

Evento será realizado de 3 a 5 de maio, em dois endereços

20/04/2017

Programa de incentivo a leitura é sucesso em Mauá

50 livros são retirados diariamente; programa será expandido para outros terminais da cidade

20/04/2017

Mauá tem 34 vagas nesta semana

Maioria dos postos exige Ensino Fundamental e é para cargos em Mauá

19/04/2017

Mauá debate o Plano de Mobilidade Urbana

Projeto orienta as políticas públicas que devem ser implementadas no setor pelos próximos anos

17/04/2017

Mauá oferece 21 vagas nesta semana

Maioria dos postos exige ensino médio e é para cargos na cidade

17/04/2017

Mauá abre pré-matrícula para curso de Imagem Pessoal

quem se cadastrou no site do via rápida e recebeu telegrama poderá fazer aulas de cabeleireiro, manicure, pedicure e maquiagem