Visite a Prefeitura no Instagram Visite o canal da Prefeitura no YouTube Visite a Prefeitura no Flickr Visite a Prefeitura no Facebook Siga a Prefeitura no Twitter

24/03/2015

Mauá recebe o Projeto Água, Arte e Sustentabilidade
Evento acontece de 6 a 28 de abril no Paço Municipal da cidade

Divulgação

Evento traz exposição de arte popular brasileira e espetáculo teatral para abordar o tema

 

Apresentado em 10 cidades e visto por cerca de 35 mil pessoas, o Projeto Água, Arte e Sustentabilidade chega à região do Grande ABC.  Em cartaz de 6 a 28 de abril, o projeto é uma iniciativa das empresas nacionais Art Unlimited, avaliada internacionalmente pela gestão de projetos de arte, entretenimento e sustentabilidade, e Umiharu Produções Culturais e Cinematográficas, reconhecida pela expertise na concepção e desenvolvimento de projetos socioculturais, educativos e de sustentabilidade. É composto por exposição de arte popular brasileira e espetáculo teatral para abordar o tema “água e seus ecossistemas”, conscientizando o público sobre o valor desse bem natural, tanto em seus aspectos biológicos, quanto sociais, culturais e simbólicos. A iniciativa conta com a criação geral e direção artística de Gisela Arantes e a coordenação e curadoria de Tânia Mills. 

Com o patrocínio da Braskem, por meio da Lei Proac, e com a parceria da Prefeitura Municipal de Mauá, o evento é gratuito e será realizado de segunda a sexta-feira, em dois horários: às 9h e às 14h30. Excepcionalmente nos dias 20 e 21 de abril não haverá apresentações devido ao feriado. 

“Acreditamos que a ação de cada pessoa faz uma grande diferença e que a sua atitude consciente pode ser multiplicadora. A nossa intenção é transmitir a importância da preservação da água e de seu valor para a vida, de forma leve, lúdica, poética e divertida, com o objetivo de que o público possa traduzir o conteúdo absorvido em ação concreta no seu dia a dia”, relata Gisela Arantes, autora do projeto. 

“Desenvolvemos parcerias que propõem às comunidades diálogos e questionamentos sobre sustentabilidade e bem-estar. Patrocinar este projeto reforça nosso compromisso em contribuir para a conscientização e melhoria da qualidade de vida destas comunidades”, comenta Flávio Chantre, gerente de Relações Institucionais SP, da Braskem. 

Sobre o Projeto Água, Arte e Sustentabilidade 

Sob uma tenda de 250m2 , com uma cenografia que vai além do espaço cênico, o público é conduzido por arte-educadores para ‘mergulhar’ no universo aquático, prestigiando obras de artistas populares brasileiros, entre eles, Ranchinho e J. Borges. Além das obras, o ambiente é composto por vídeos, iluminação e música especialmente elaborados para a encenação. O espetáculo teatral interativo permite ao público refletir de forma lúdica sobre o seu importante papel na preservação do meio ambiente e da sustentabilidade. 

O projeto tem a base científica orientada por Morena Mills, Doutora em Biologia Marinha, que recebeu por esta ação o prêmio Internacional Tall Poppies Quensland 2012 – uma premiação que valoriza a ciência aplicada ao bem da população. 

Voltado para crianças na faixa etária de 7 a 12 anos, o evento também recebe estudantes da Rede Pública de Ensino e o público em geral, com apresentações gratuitas. 

Na bagagem do conteúdo, seguem dois manuais ilustrados, um distribuído ao aluno e outro ao educador. Além disso, as escolas recebem o apoio logístico de dois ônibus para transportar os participantes. 

 

Principais fontes de referência do conteúdo utilizado no projeto:

Avaliação Ecossistêmica do Milênio, 2005, Ecossistemas e o Bem Estar Humano: Ecossistemas Aquáticos e água síntese. World Resources, Wahsington, DC.

Carta da Terra, 2000. Comissão da Carta da Terra.

 

Perfil Gisela Arantes – autora do Projeto Água, Arte e Sustentabilidade

Cineasta, Diretora, Autora, Atriz e Arte-Educadora. Formada em artes cênicas pelo Teatro Célia Helena e Cineasta pela Universidade Anhembi-Morumbi, cursou também dramaturgia, empreendedorismo e gestão do terceiro setor. Atuou em numerosos espetáculos teatrais, como “Romeu e Julieta” e “Amor de todas as coisas”, para citar alguns. Representou o Brasil na Expo em Portugal com a peça “Náufrago”, de sua autoria. Criou, dirigiu e fez a gestão de produção do Projeto de Educação Ambiental Itinerante “Planeta Água” durante 6 anos. Realizou encenações teatrais sobre a proteção da infância e da adolescência, em diversas localidades do Brasil, e o programa de rádio “Na Mão Certa”, para a Childhood Brasil. Gravou, como atriz, mais de 700 programas Glub Glub pela Rede Cultura, até hoje em exibição. Coordenou o Núcleo de Artes Cênicas da Fundação Salvador Arena, e ministrou diversos cursos e oficinas em Casas de Cultura da Prefeitura, Sesc e Sesi. Em Cinema, como roteirista e diretora, realizou os Filmes de curta-metragem “Cézar Imperador Urbano”, “É Você Quem Decide”, “Avanti Maria” e o longa metragem em DVD “Paladar Brasileiro”, entre outros. 

Sobre a Braskem 

A Braskem é a maior produtora de resinas termoplásticas das Américas. Com 36 plantas industriais distribuídas pelo Brasil, Estados Unidos e Alemanha, a empresa produz anualmente mais de 16 milhões de toneladas de resinas termoplásticas e outros produtos petroquímicos. Maior produtora de biopolímeros do mundo, a Braskem tem capacidade para fabricar anualmente 200 mil toneladas de polietileno derivado de etanol de cana-de-açúcar. 

Sobre a Art Unlimited 

A Art Unlimited dedica-se há 18 anos à concepção e gestão de projetos socioculturais que envolvem arte e educação, entretenimento, sustentabilidade e o desenvolvimento socioeconômico. Atua no fortalecimento de marcas e produtos, por meio de conteúdos de arte como uma ferramenta de experiência emocional e sensorial única. Referência internacional no setor, além dos sucessos das mostras sobre “M.C. Escher” (2011/ 2013) e “Índia”, outro recorde de público em 2012, realizou a mostra “Os Gêmeos-Vertigem”, inserindo os artistas do grafite no contexto das Instituições Culturais. Destaca-se pelos prêmios e reconhecimento pela crítica especializada. Recentemente recebeu o prêmio de melhor exposição de 2014 pela realização da retrospectiva do artista Abraham Palatnik “A Reivenção da Pintura”, recorde de público. Merecem destaque, também, seu  estreito relacionamento com artistas, curadores e museus renomados, a fidelização de clientes e parceiros, bem como a repercussão midiática dos eventos que realiza, que otimizam e ampliam os investimentos de seus clientes, entre eles Banco do Brasil, HSBC, Coca-Cola Femsa, Deutsche Bank,Nestlé, Grupo Duratex, Rabobank, Grupo Iguatemi, VALE,  para citar alguns. 

Sobre a Umiharu – Produções Culturais e Cinematográficas 

A Umiharu é uma empresa especializada na criação e realização de projetos audiovisuais e socioculturais educativos, sempre com foco humanista. Desenvolve ferramentas de comunicação que agregam valor à marca de seus clientes e incentivam a democratização da cultura no Brasil. Conectando as artes do cinema, teatro, literatura, artes visuais e música, realiza ações que vão da ideia original até o relatório final. Desde sua fundação há 5 anos, aborda o tema das “águas” e da sustentabilidade, da cultura brasileira, da educação criativa e da proteção à infância e juventude, entre outros. Seus projetos já impactaram mais de 300 mil pessoas diretamente. Os filmes de ficção e documentários foram exibidos com grande sucesso em festivais, salas de cinema e distribuídos em DVD. Além das criações próprias, a Umiharu desenvolve projetos sob medida, elaborados para atender as necessidades de seus patrocinadores, dentre eles: Coca-Cola Femsa, Rabobank, Usiminas, Gerdau, Nestlé, 3M, Deca.

 

Serviço

Projeto Água, Arte e Sustentabilidade

Data: de 06 a 28 de abril

Apresentações: De 2ª a 6ª – às 9h e às 14h30

*Não haverá apresentações nos dias 20 e 21/04 (feriado)

Local: Paço Municipal de Mauá – Próximo ao Ginásio de Esportes Celso Daniel

Público-Alvo: crianças de 7 a 12 anos e público em geral

Entrada Gratuita

                

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Mauá
Secretaria de Comunicação Social
02/04/2015 17:23


Outras Notícias

15/08/2017

Veja calendário de oficinas culinárias em agosto

Cursos gratuitos acontecem no Zaíra e na Vila Mercedes e trazem diferentes opções para agradar todos

14/08/2017

Mauá discute melhorias na saúde

Profissionais da rede pública participam de pré-conferência nesta semana sobre humanização do atendimento

11/08/2017

Mauá tem 23 vagas de emprego

Há postos para setor de indústria e serviços, todos para trabalhar na cidade

10/08/2017

Mauá terá Festival de Violeiros

Prefeitura premiará composições e artistas em festa que acontece no dia 15 de setembro na cidade

09/08/2017

Parceria entre Mauá e Sebrae-SP auxilia empreendedores

Consultores oferecem dicas de gestão de negócios e formalização; serviço municipal emitirá carteiras de trabalho

08/08/2017

Mauá faz matrículas de aprovados na Univesp até sexta

São 200 vagas para cursos à distância; Parceria com a Prefeitura traz cursos de graduação em diferentes áreas

04/08/2017

Mauá ganha Faculdade de Medicina; inscrições para o processo seletivo já estão abertas

Curso da Uninove oferece 50 vagas e duas bolsas integrais para moradores da cidade

04/08/2017

Mauá promove Mutirão Social

Evento acontece neste sábado e traz serviços de emprego, saúde e bem-estar aos moradores do Jardim São João e entorno

04/08/2017

Mauá tem 116 vagas de emprego

Há postos para setor de indústria e serviços, todos para trabalhar na cidade

04/08/2017

Mauá começa campanha antirrábica no dia 7 de agosto

Serão mais de 70 pontos de vacinação na cidade; qualquer animal com mais de três meses e com boa saúde deve ser imunizado