23/03/2015

Mauá inaugura Centro de Formação e Qualificação Profissional
Novo equipamento vai ampliar o número de vagas em cursos profissionalizantes

Bruno Costa Prado

Com o Centro de Formação, o número de vagas e parcerias será ampliado em 480

 

 

A Prefeitura de Mauá inaugura na próxima sexta-feira (27) o Centro de Formação Qualifica Mauá para a oferta de cursos de qualificação profissional. Localizado no Centro da cidade, o equipamento vai abrigar também as atividades da Secretaria de Trabalho e Renda, como a Coordenadoria de Economia Solidária e um auditório multiuso. 

Segundo o secretário de Trabalho e Renda, Marcelo Lucas Pereira, o Centro de Formação vai possibilitar a ampliação das vagas em cursos voltados aos trabalhadores da cidade. “No ano passado inscrevemos mais de 3.800 alunos nos cursos do programa Qualifica Mauá, que atualmente são realizados em diversos equipamentos locais”, lembrou. “A partir da entrega do Centro de Formação, ampliamos em 480 o número de vagas e parcerias para beneficiar e capacitar os trabalhadores do município”, pontuou. “Este ano lançamos duas novas vertentes do Qualifica Mauá que atendem jovens e adolescentes em idade entre 14 e 24 anos. Esse novo espaço vai contribuir para a ampliação desses projetos e irá ofertar mais oportunidades para a juventude”, concluiu. 

O novo Centro de Formação Qualifica Mauá está localizado na Rua Rio Branco, 85, primeiro andar, no Centro, próximo à estação de trem. Conta com espaço de 1.250 metros quadrados, que inclui quatro salas de aula, uma oficina de costura, um laboratório de informática, um laboratório para cursos de beleza e estética, escritório administrativo, almoxarifado, dois sanitários, loja da Economia Solidária, recepção, sala de supervisão e auditório para 65 pessoas, além do posto do Acessa SP Mauá, que já está em funcionamento. 

Criado pela Prefeitura de Mauá, o programa Qualifica Mauá tem como objetivo atender pessoas de baixa renda por meio de cursos de qualificação profissional e a intermediação para sua inserção no mercado de trabalho. Dentro do programa há articulação com outras secretarias para integrar diversos serviços, como a inscrição na Educação de Jovens e Adultos (EJA) para conclusão da escolaridade, a segurança alimentar, a saúde do trabalhador e a inclusão social. 

Na Secretaria de Trabalho e Renda, os serviços também estão conectados. Após a conclusão do curso o trabalhador pode ser encaminhado para oportunidades de emprego por meio do CPTR ou receber orientações para produzir sua própria renda por meio da Economia Solidária. Dessa forma, o cidadão é atendido integralmente, em função das necessidades apresentadas. 

Há também a parceria entre Prefeitura e governo federal, com cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), em parceria com instituições do Sistema S, como Senai, Senac e Sest/Senat, além do Instituto Federal de Tecnologia de São Paulo (IFSP).

 

 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Mauá
Secretaria de Comunicação Social
23/03/2015 18:06


Outras Notícias

05/12/2019

Mauá pode ganhar Unidade de Recuperação Energética e tem audiência marcada para o dia 12

04/12/2019

Inaugurações e shows gratuitos são parte da programação de aniversário de Mauá

Iniciativas atenderão milhares de pessoas de baixa renda no município

25/11/2019

Prefeitura de Mauá apoia corrida de rua no aniversário da cidade

Ação esportiva em prol da saúde é a terceira no município

05/12/2019

Prefeitura de Mauá reduz em 20% a tarifa de esgoto

Agora a conta passa a ter o mesmo valor da água

05/12/2019

Consulta Pública Sabesp

12/11/2019

Refis para Pessoas Jurídicas

24/10/2019

Prefeitura lança o Regulariza Mauá em novembro

09/10/2019

Com 53 novos ônibus, idade média de frota em Mauá cai para 1,6 ano

Governo também retoma as seis linhas expressas; veículos se somam a 100 coletivos entregues em 2017

08/10/2019

Mauá define os novos conselheiros tutelares

Município registrou mais de 23 mil votos, que elegeram 15 titulares, sendo que seis renovaram o mandato

03/10/2019

Saiba quem são os 15 finalistas do 5º Concurso de Gastronomia de Mauá

Evento promove a alimentação saudável, econômica e sustentável