Visite a Prefeitura no Instagram Visite o canal da Prefeitura no YouTube Visite a Prefeitura no Flickr Visite a Prefeitura no Facebook Siga a Prefeitura no Twitter

12/02/2015

Comitê Municipal da Crise Hídrica já nasce com volume considerável de propostas técnicas
Coordenador e superintendente da Sama, Paulo Pereira elenca série de medidas a serem discutidas e viabilizadas nas próximas reuniões

Evandro Oliveira/ PM

Comitê propõe força-tarefa para enfrentar a crise da falta de água

 

Na tarde desta quinta-feira (12) foi lançado o Comitê de Enfrentamento da Crise Hídrica de Mauá. O ato oficial foi realizado no gabinete do prefeito Donisete Braga com presença de secretários municipais, representantes da Câmara Municipal, de entidades como Acibam (Associação Condomínio Industrial Barão de Mauá), OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), além de empresas como Braskem, integrante do polo petroquímico, e Odebrecht Ambiental, responsável pelo serviço de esgotamento sanitário.

"O momento de escassez de água enseja ações emergenciais com contribuição de diversos segmentos da sociedade na busca de soluções", destacou o prefeito Donisete Braga, justificando a rapidez no processo de criação do Comitê.

Propostas

Quem imaginou que a reunião de formação do Comitê fosse tratar apenas de trâmites burocráticos foi positivamente surpreendido pela apresentação de uma série de propostas em diversos níveis de maturação, algumas já em andamento, outras a serem tratadas e viabilizadas nas próximas reuniões do Comitê. Quem apresentou as propostas foi Paulo Pereira, superintendente da Sama, autarquia responsável pela distribuição de água no município, e coordenador do Comitê.

Com o título de "Plano de Ações Conjuntas para o Enfrentamento da Crise Hídrica", o conjunto de medidas elenca as seguintes ações a serem desenvolvidas pela Sama: força-tarefa para consertos de vazamentos visíveis na rede de distribuição, contratação de empresa especializada para detecção e conserto de vazamentos não visíveis, realização de estudos para potencial perfuração e aproveitamento de poços artesianos e monitoramento e assistência a condomínios residenciais com vista em controle e redução do condomínio, entre outras.

Em relação a ações a serem desenvolvidas com participação de Prefeitura, Sama, Arsae e Odebrecht Ambiental, figuram distribuição de kits de redução de vazão de água, monitoramento de consumo de água e vistoria em equipamentos pertencentes ao poder público, atuação junto a lava-rápidos no sentido de aderirem tecnologia de lavagem a seco, por meio da Secretaria de Trabalho e Renda, aumento de restrições sobre lava-rápidos clandestinos, além de distribuição de caixas de água para moradores que não dispõem de alternativa de reservação.

"Vamos aprofundar a viabilização destas ações nas reuniões do Comitê", explicou Paulo Pereira, que já marcou o próximo encontro de trabalho: quinta-feira (19), logo após o carnaval. "Não podemos perder tempo", completa o coordenador do Comitê e superintendente da Sama. 

Decreto - Os participantes da reunião de formação desta tarde foram basicamente  integrantes, ou representantes, das instituições que constam do decreto 8.027 de 12 de fevereiro, o qual formalizou a instituição do Comitê. São 14 integrantes, representantes do Executivo, Legislativo e instituições.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Mauá
Secretaria de Comunicação Social
18/02/2015 14:20


Outras Notícias

24/05/2018

Operação integrada garante queda de 12% em roubos de carga em Mauá

Ações da Prefeitura fazem cidade ser a única com redução em toda região do ABCDMRR

23/05/2018

Prefeitura de Mauá conclui mais de 10 mil atendimentos a serviços urbanos

Limpeza, manutenção e conservação são as demandas mais pleiteadas

21/05/2018

CPTR de Mauá oferece 41 vagas de emprego

Maioria das oportunidades é destinada para quem possui Ensino Médio Completo

18/05/2018

Prefeitura de Mauá oferece vagas nas Oficinas Culturais para todas as idades

Aulas gratuitas já são disponibilizadas a 3 mil mauaenses em mais de 20 cursos

18/05/2018

Primeira adoção de animal promovida pela Prefeitura completa um ano

A cachorrinha Nina virou o xodó da família e já tem muitas histórias para contar

16/05/2018

Sidney Matias comemora 30 anos de carreira internacional em Mauá

Exposição do artista será no Teatro Municipal, dia 18 de maio

10/05/2018

Prefeitura lança o programa Filhos de Um Novo Tempo

Cerca de 300 gestantes recebem atendimento especial na primeira ação da Secretaria da Mulher

08/05/2018

Samba na Paineira se fortalece como um dos principais quintais do samba na região

Último evento reuniu quase mil participantes admiradores do gênero musical em Mauá

08/05/2018

Prefeitura de Mauá contrata 40 novos GCMs

Profissionais chegam para reforçar ações de Segurança da Guarda

07/05/2018

Revitalização da Praça da Vila Magini leva lazer à população local

As obras reforçam parceria entre governo municipal e instituição privada