12/02/2015

Comitê Municipal da Crise Hídrica já nasce com volume considerável de propostas técnicas
Coordenador e superintendente da Sama, Paulo Pereira elenca série de medidas a serem discutidas e viabilizadas nas próximas reuniões

Evandro Oliveira/ PM

Comitê propõe força-tarefa para enfrentar a crise da falta de água

 

Na tarde desta quinta-feira (12) foi lançado o Comitê de Enfrentamento da Crise Hídrica de Mauá. O ato oficial foi realizado no gabinete do prefeito Donisete Braga com presença de secretários municipais, representantes da Câmara Municipal, de entidades como Acibam (Associação Condomínio Industrial Barão de Mauá), OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), além de empresas como Braskem, integrante do polo petroquímico, e Odebrecht Ambiental, responsável pelo serviço de esgotamento sanitário.

"O momento de escassez de água enseja ações emergenciais com contribuição de diversos segmentos da sociedade na busca de soluções", destacou o prefeito Donisete Braga, justificando a rapidez no processo de criação do Comitê.

Propostas

Quem imaginou que a reunião de formação do Comitê fosse tratar apenas de trâmites burocráticos foi positivamente surpreendido pela apresentação de uma série de propostas em diversos níveis de maturação, algumas já em andamento, outras a serem tratadas e viabilizadas nas próximas reuniões do Comitê. Quem apresentou as propostas foi Paulo Pereira, superintendente da Sama, autarquia responsável pela distribuição de água no município, e coordenador do Comitê.

Com o título de "Plano de Ações Conjuntas para o Enfrentamento da Crise Hídrica", o conjunto de medidas elenca as seguintes ações a serem desenvolvidas pela Sama: força-tarefa para consertos de vazamentos visíveis na rede de distribuição, contratação de empresa especializada para detecção e conserto de vazamentos não visíveis, realização de estudos para potencial perfuração e aproveitamento de poços artesianos e monitoramento e assistência a condomínios residenciais com vista em controle e redução do condomínio, entre outras.

Em relação a ações a serem desenvolvidas com participação de Prefeitura, Sama, Arsae e Odebrecht Ambiental, figuram distribuição de kits de redução de vazão de água, monitoramento de consumo de água e vistoria em equipamentos pertencentes ao poder público, atuação junto a lava-rápidos no sentido de aderirem tecnologia de lavagem a seco, por meio da Secretaria de Trabalho e Renda, aumento de restrições sobre lava-rápidos clandestinos, além de distribuição de caixas de água para moradores que não dispõem de alternativa de reservação.

"Vamos aprofundar a viabilização destas ações nas reuniões do Comitê", explicou Paulo Pereira, que já marcou o próximo encontro de trabalho: quinta-feira (19), logo após o carnaval. "Não podemos perder tempo", completa o coordenador do Comitê e superintendente da Sama. 

Decreto - Os participantes da reunião de formação desta tarde foram basicamente  integrantes, ou representantes, das instituições que constam do decreto 8.027 de 12 de fevereiro, o qual formalizou a instituição do Comitê. São 14 integrantes, representantes do Executivo, Legislativo e instituições.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Mauá
Secretaria de Comunicação Social
18/02/2015 14:20


Outras Notícias

27/03/2017

Feira de adoção animal é sucesso em Mauá

Ação garantiu um novo lar para 17 cães e gatos

24/03/2017

Mauá retoma atendimento da CPTR Móvel

Emissão de Carteira de Trabalho e intermediação de mão de obra serão oferecidos pela equipe da van

24/03/2017

Centro público de emprego oferece 11 vagas nesta semana

Maioria dos postos exige ensino fundamental e são para cargos em Mauá

15/03/2017

Residência Médica de Mauá em Psiquiatria é destaque em São Paulo

Complexidade dos casos atendidos e estímulo à pesquisa científica estão entre diferenciais

15/03/2017

Prefeitura inaugura UPA Zaíra com o 1º Pronto Atendimento Infantil de Mauá

Evento será neste domingo (19); Unidade terá também farmácia 24 horas

17/03/2017

Prefeitura prorroga vencimento do IPTU

Primeira parcela pode ser paga com desconto nas agências da Caixa até o dia 30

14/03/2017

Prefeitura de Mauá garante castração para cães e gatos

Parceria com clínica veterinária do Parque São Vicente garante atendimento para 250 animais carentes

14/03/2017

Prefeitura entrega documento de posse à moradores do Oratório

Neste sábado, mais de 100 famílias serão beneficiadas; programa deve atender 800 famílias

14/03/2017

Prefeitura celebra Semana da Mulher com série de atividades

População tem programação com serviços de beleza, saúde e empreendedorismo

14/03/2017

Expresso Mauá começa a rodar pela cidade

Três linhas atenderão moradores e reduzirão em até 30 minutos tempo de viagem