12/02/2015

Comitê Municipal da Crise Hídrica já nasce com volume considerável de propostas técnicas
Coordenador e superintendente da Sama, Paulo Pereira elenca série de medidas a serem discutidas e viabilizadas nas próximas reuniões

Evandro Oliveira/ PM

Comitê propõe força-tarefa para enfrentar a crise da falta de água

 

Na tarde desta quinta-feira (12) foi lançado o Comitê de Enfrentamento da Crise Hídrica de Mauá. O ato oficial foi realizado no gabinete do prefeito Donisete Braga com presença de secretários municipais, representantes da Câmara Municipal, de entidades como Acibam (Associação Condomínio Industrial Barão de Mauá), OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), além de empresas como Braskem, integrante do polo petroquímico, e Odebrecht Ambiental, responsável pelo serviço de esgotamento sanitário.

"O momento de escassez de água enseja ações emergenciais com contribuição de diversos segmentos da sociedade na busca de soluções", destacou o prefeito Donisete Braga, justificando a rapidez no processo de criação do Comitê.

Propostas

Quem imaginou que a reunião de formação do Comitê fosse tratar apenas de trâmites burocráticos foi positivamente surpreendido pela apresentação de uma série de propostas em diversos níveis de maturação, algumas já em andamento, outras a serem tratadas e viabilizadas nas próximas reuniões do Comitê. Quem apresentou as propostas foi Paulo Pereira, superintendente da Sama, autarquia responsável pela distribuição de água no município, e coordenador do Comitê.

Com o título de "Plano de Ações Conjuntas para o Enfrentamento da Crise Hídrica", o conjunto de medidas elenca as seguintes ações a serem desenvolvidas pela Sama: força-tarefa para consertos de vazamentos visíveis na rede de distribuição, contratação de empresa especializada para detecção e conserto de vazamentos não visíveis, realização de estudos para potencial perfuração e aproveitamento de poços artesianos e monitoramento e assistência a condomínios residenciais com vista em controle e redução do condomínio, entre outras.

Em relação a ações a serem desenvolvidas com participação de Prefeitura, Sama, Arsae e Odebrecht Ambiental, figuram distribuição de kits de redução de vazão de água, monitoramento de consumo de água e vistoria em equipamentos pertencentes ao poder público, atuação junto a lava-rápidos no sentido de aderirem tecnologia de lavagem a seco, por meio da Secretaria de Trabalho e Renda, aumento de restrições sobre lava-rápidos clandestinos, além de distribuição de caixas de água para moradores que não dispõem de alternativa de reservação.

"Vamos aprofundar a viabilização destas ações nas reuniões do Comitê", explicou Paulo Pereira, que já marcou o próximo encontro de trabalho: quinta-feira (19), logo após o carnaval. "Não podemos perder tempo", completa o coordenador do Comitê e superintendente da Sama. 

Decreto - Os participantes da reunião de formação desta tarde foram basicamente  integrantes, ou representantes, das instituições que constam do decreto 8.027 de 12 de fevereiro, o qual formalizou a instituição do Comitê. São 14 integrantes, representantes do Executivo, Legislativo e instituições.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Mauá
Secretaria de Comunicação Social
18/02/2015 14:20


Outras Notícias

17/05/2017

Prefeitura reinaugura o Terminal Central

Local agora conta com Café do Trabalhador, Enfermaria, Fraldário e Sala Digital

16/05/2017

1ª Caminhada da Adoção de Mauá é neste domingo

Evento visa chamar a atenção da sociedade sobre o tema

16/05/2017

Mauá celebra Dia do Combate à homofobia com ações na cidade

Conselho Municipal de Direitos Humanos terá bate-papo com comunidade homossexual para discutir conscientização

16/05/2017

Festa Junina de Mauá terá Belo, Matheus & Kauan, As Coleguinhas e muito mais

Evento acontece entre 10 de junho e 2 de julho, no Paço

11/05/2017

Mauá retoma obras de urbanização do Cerqueira Leite

Prefeitura libera verba com governo federal e investe em infraestrutura do bairro

09/05/2017

Fique em Dia com a Prefeitura

Programa dá descontos de até 100% em juros e multas sobre suas dívidas municipais

09/05/2017

Mauá oferece oficinas culinárias especiais no mês das mães

Cursos gratuitos acontecem no Zaíra e trazem diferentes opções para agradar todos os moradores

03/05/2017

Mauá retoma obras de calçadão central

será totalmente remodelado com novas guias, pavimentação e galeria de águas pluviais

03/05/2017

Feiras gastronômicas animam as noites de Mauá

De terça a sábado, encontros rodam cidade e oferecem diferentes opções de cozinha para quem quer variar

01/05/2017

Mauá abre posto no Poupatempo para atender empresas

Poderão ser solicitados no local serviços relacionados à abertura e fechamento, hoje prestados no Paço Municipal