Visite a Prefeitura no Instagram Visite o canal da Prefeitura no YouTube Visite a Prefeitura no Flickr Visite a Prefeitura no Facebook Siga a Prefeitura no Twitter

04/02/2015

Mauá propõe comitê de contingência para discutir soluções para a crise hídrica
Movimento coordenado pela Sama terá participação da sociedade civil, entidades e instituições

Evandro Oliveira/ PM

Donisete Braga participou dia 28 de janeiro de reunião com demais prefeitos

 

Um comitê de contingência coordenado pela autarquia Sama e com participação de representantes da sociedade civil e de entidades e instituições deverá ser formado nos próximos dias a fim de discutir possíveis soluções para a escassez hídrica. O prefeito Donisete Braga lançou publicamente a proposta do comitê durante a abertura do ano legislativo da Câmara Municipal. Reunião sobre o funcionamento do comitê deverá ser realizada na próxima sexta-feira (6).

"Vamos convidar representantes de entidades como OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Ministério Público, vereadores e deputados federais e estaduais, independentemente de configurações político-partidárias, para atuar conjuntamente em busca de soluções que amenizem esta situação tão grave", destacou o chefe do Executivo, que citou ainda a participação da agência reguladora municipal Arsae na força-tarefa.

A Sabesp reduz desde julho do ano passado o suprimento de água adquirido pela Sama, o que tem provocado problemas de abastecimentos sobretudo em regiões mais elevadas. Pronunciamento de representante da Sabesp dando conta de possível adoção de revezamento 5 X 2 (cinco dias sem água e dois com água) torna a questão especialmente preocupante. Por isso, o chefe do Executivo mantém contato permanente com representantes do governo do Estado a fim de antecipar medidas para a população. 

O prefeito lembrou que a ETE (Estação de Tratamento de Esgoto), inaugurada do aniversário da cidade, em 8 de dezembro, pode contribuir para a racionalidade na utilização da água na medida em que existe a possibilidade de produção e fornecimento de água de reúso para indústria, segundo informações da Odebrecht Ambiental, concessionária do serviço e responsável pelo investimento de R$ 167 milhões no equipamento. A perspectiva é que com a ETE Mauá passe a tratar 100% do esgoto coletado ainda neste ano. 

Reunião - Donisete Braga participou dia 28 de janeiro de reunião com o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, com  o secretário de Recursos Hídricos do Estado, Benedito Braga, e representantes de mais de 30 cidades da Grande São Paulo. O tema do encontro foi justamente a crise de abastecimento de água. Além de darem sugestões para a diminuição do consumo, os prefeitos cobraram transparência e clareza nas medidas adotadas pela Sabesp.

“A população precisa ser avisada com antecedência e por isso precisamos saber antes para informarmos aos munícipes”, explicou o prefeito Donisete Braga naquela ocasião. 

 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Mauá
Secretaria de Comunicação Social
04/02/2015 18:20


Outras Notícias

22/08/2017

Hortas orgânicas são destaque em escolas municipais

Crianças podem participar do plantio e aprender mais sobre meio ambiente; produtos são usados na merenda

17/08/2017

Mauá busca investimento para Educação

Prefeitura entrega à FDE protocolo com intenções de construir duas novas creches na cidade, além de solicitar reformas para aumentar vagas disponíveis

17/08/2017

Mauá vacina 6.300 animais contra a raiva

Primeira semana da campanha tem alta adesão na cidade; São mais de 70 pontos de vacinação;

17/08/2017

Mauá oferece aulas gratuitas de esportes

Voleibol está com vagas abertas para atender moradores da cidade

15/08/2017

Veja calendário de oficinas culinárias em agosto

Cursos gratuitos acontecem no Zaíra e na Vila Mercedes e trazem diferentes opções para agradar todos

14/08/2017

Mauá discute melhorias na saúde

Profissionais da rede pública participam de pré-conferência nesta semana sobre humanização do atendimento

11/08/2017

Mauá tem 23 vagas de emprego

Há postos para setor de indústria e serviços, todos para trabalhar na cidade

22/08/2017

Inscrições para o Festival de Violeiros são prorrogadas

Artistas podem se inscrever até o dia 28 de agosto

09/08/2017

Parceria entre Mauá e Sebrae-SP auxilia empreendedores

Consultores oferecem dicas de gestão de negócios e formalização; serviço municipal emitirá carteiras de trabalho

08/08/2017

Mauá faz matrículas de aprovados na Univesp até sexta

São 200 vagas para cursos à distância; Parceria com a Prefeitura traz cursos de graduação em diferentes áreas