Visite a Prefeitura no Instagram Visite o canal da Prefeitura no YouTube Visite a Prefeitura no Flickr Visite a Prefeitura no Facebook Siga a Prefeitura no Twitter

04/02/2015

Mauá propõe comitê de contingência para discutir soluções para a crise hídrica
Movimento coordenado pela Sama terá participação da sociedade civil, entidades e instituições

Evandro Oliveira/ PM

Donisete Braga participou dia 28 de janeiro de reunião com demais prefeitos

 

Um comitê de contingência coordenado pela autarquia Sama e com participação de representantes da sociedade civil e de entidades e instituições deverá ser formado nos próximos dias a fim de discutir possíveis soluções para a escassez hídrica. O prefeito Donisete Braga lançou publicamente a proposta do comitê durante a abertura do ano legislativo da Câmara Municipal. Reunião sobre o funcionamento do comitê deverá ser realizada na próxima sexta-feira (6).

"Vamos convidar representantes de entidades como OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Ministério Público, vereadores e deputados federais e estaduais, independentemente de configurações político-partidárias, para atuar conjuntamente em busca de soluções que amenizem esta situação tão grave", destacou o chefe do Executivo, que citou ainda a participação da agência reguladora municipal Arsae na força-tarefa.

A Sabesp reduz desde julho do ano passado o suprimento de água adquirido pela Sama, o que tem provocado problemas de abastecimentos sobretudo em regiões mais elevadas. Pronunciamento de representante da Sabesp dando conta de possível adoção de revezamento 5 X 2 (cinco dias sem água e dois com água) torna a questão especialmente preocupante. Por isso, o chefe do Executivo mantém contato permanente com representantes do governo do Estado a fim de antecipar medidas para a população. 

O prefeito lembrou que a ETE (Estação de Tratamento de Esgoto), inaugurada do aniversário da cidade, em 8 de dezembro, pode contribuir para a racionalidade na utilização da água na medida em que existe a possibilidade de produção e fornecimento de água de reúso para indústria, segundo informações da Odebrecht Ambiental, concessionária do serviço e responsável pelo investimento de R$ 167 milhões no equipamento. A perspectiva é que com a ETE Mauá passe a tratar 100% do esgoto coletado ainda neste ano. 

Reunião - Donisete Braga participou dia 28 de janeiro de reunião com o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, com  o secretário de Recursos Hídricos do Estado, Benedito Braga, e representantes de mais de 30 cidades da Grande São Paulo. O tema do encontro foi justamente a crise de abastecimento de água. Além de darem sugestões para a diminuição do consumo, os prefeitos cobraram transparência e clareza nas medidas adotadas pela Sabesp.

“A população precisa ser avisada com antecedência e por isso precisamos saber antes para informarmos aos munícipes”, explicou o prefeito Donisete Braga naquela ocasião. 

 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Mauá
Secretaria de Comunicação Social
04/02/2015 18:20


Outras Notícias

22/01/2018

CPTR de Mauá tem 39 vagas de emprego na semana

Maioria das oportunidades é destinada a pessoas com Ensino Fundamental completo

22/01/2018

Horta comunitária auxilia no combate à fome

Alimentos produzidos no local são doados às famílias em situação de vulnerabilidade social

19/01/2018

Mauá intensifica campanha de vacinação contra Febre Amarela

Com capacidade para vacinar toda a população, ação ocorre entre os dias 25 de janeiro e 17 de fevereiro

16/01/2018

Prefeitura entrega mais 60 novos ônibus

Esta é a segunda parte do lote de 100 veículos zero-quilômetro anunciados em dezembro

15/01/2018

Quase 100 vagas de emprego são disponibilizadas no CPTR de Mauá

Metade das oportunidades são destinadas aos candidatos com Ensino Médio completo

12/01/2018

Hospital Nardini amplia conceito de humanização na Maternidade

Em 2017, taxa de episiotomia no equipamento de saúde de Mauá baixou 24% na comparação com 2016, seguindo tendência de evitar riscos à mulher

10/01/2018

Poupatempo Animal chega a 2 mil atendimentos

Serviço itinerante leva cuidados veterinários a um bairro diferente por semana

08/01/2018

CPTR inicia ano com 60 vagas de emprego

Dez oportunidades são reservadas para pessoas portadoras de deficiência

18/12/2017

CPTR de Mauá disponibiliza 35 vagas de empregos

Centro Público de Trabalho e Renda do município fica localizado na Vila Bocaina

18/12/2017

Mauá lança aplicativo para pagamento da Zona Azul

Sistema possibilita compra de horas de estacionamento por meio do cartão de crédito