Visite a Prefeitura no Instagram Visite o canal da Prefeitura no YouTube Visite a Prefeitura no Flickr Visite a Prefeitura no Facebook Siga a Prefeitura no Twitter

04/02/2015

Mauá propõe comitê de contingência para discutir soluções para a crise hídrica
Movimento coordenado pela Sama terá participação da sociedade civil, entidades e instituições

Evandro Oliveira/ PM

Donisete Braga participou dia 28 de janeiro de reunião com demais prefeitos

 

Um comitê de contingência coordenado pela autarquia Sama e com participação de representantes da sociedade civil e de entidades e instituições deverá ser formado nos próximos dias a fim de discutir possíveis soluções para a escassez hídrica. O prefeito Donisete Braga lançou publicamente a proposta do comitê durante a abertura do ano legislativo da Câmara Municipal. Reunião sobre o funcionamento do comitê deverá ser realizada na próxima sexta-feira (6).

"Vamos convidar representantes de entidades como OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Ministério Público, vereadores e deputados federais e estaduais, independentemente de configurações político-partidárias, para atuar conjuntamente em busca de soluções que amenizem esta situação tão grave", destacou o chefe do Executivo, que citou ainda a participação da agência reguladora municipal Arsae na força-tarefa.

A Sabesp reduz desde julho do ano passado o suprimento de água adquirido pela Sama, o que tem provocado problemas de abastecimentos sobretudo em regiões mais elevadas. Pronunciamento de representante da Sabesp dando conta de possível adoção de revezamento 5 X 2 (cinco dias sem água e dois com água) torna a questão especialmente preocupante. Por isso, o chefe do Executivo mantém contato permanente com representantes do governo do Estado a fim de antecipar medidas para a população. 

O prefeito lembrou que a ETE (Estação de Tratamento de Esgoto), inaugurada do aniversário da cidade, em 8 de dezembro, pode contribuir para a racionalidade na utilização da água na medida em que existe a possibilidade de produção e fornecimento de água de reúso para indústria, segundo informações da Odebrecht Ambiental, concessionária do serviço e responsável pelo investimento de R$ 167 milhões no equipamento. A perspectiva é que com a ETE Mauá passe a tratar 100% do esgoto coletado ainda neste ano. 

Reunião - Donisete Braga participou dia 28 de janeiro de reunião com o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, com  o secretário de Recursos Hídricos do Estado, Benedito Braga, e representantes de mais de 30 cidades da Grande São Paulo. O tema do encontro foi justamente a crise de abastecimento de água. Além de darem sugestões para a diminuição do consumo, os prefeitos cobraram transparência e clareza nas medidas adotadas pela Sabesp.

“A população precisa ser avisada com antecedência e por isso precisamos saber antes para informarmos aos munícipes”, explicou o prefeito Donisete Braga naquela ocasião. 

 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Mauá
Secretaria de Comunicação Social
04/02/2015 18:20


Outras Notícias

23/10/2017

Poupatempo Animal atende Jardim Oratório nesta semana

Van faz tratamentos de baixa-complexidade e local permite acesso também de moradores do Jardim Ipê, Vila Santa Cecília e proximidades

23/10/2017

Mauá tem 27 vagas de emprego

Maioria dos postos é para profissionais com Ensino Fundamental e para trabalhar na cidade

23/10/2017

Mauá premia vencedores do Concurso de Gastronomia

Melhores receitas foram anunciadas em noite de festa no Espaço Porcelana

19/10/2017

Mauá terá coleta solidária de alimentos em supermercados

Produtos não perecíveis serão arrecadados para o Banco de Alimentos

23/10/2017

Campus de medicina em Mauá está com inscrições abertas para 2018

Curso terá 50 vagas e duas bolsas integrais para moradores da cidade

16/10/2017

Poupatempo Animal atende Jardim Esperança nesta semana

Van faz tratamentos de baixa-complexidade e local permite acesso também de moradores do Jardim Itapeva, Itapark e proximidades

16/10/2017

Mauá tem variedade de eventos na Semana Mundial da Alimentação

Palestras, oficinas e feiras promovem alimentação saudável e sustentável

16/10/2017

Poupatempo Animal atende Jardim Primavera nesta semana

Van faz tratamentos de baixa-complexidade e local permite acesso também de moradores do Jardim Anchieta, São Jorge do Guapituba e proximidades

09/10/2017

Mauá promove qualificação para famílias de baixa renda

Prefeitura promove treinamentos para que beneficiários de projetos sociais possam incrementar renda familiar

16/10/2017

Mauá abre 580 vagas para curso à distância

Cursos têm duração de cinco meses e garantem certificado dado pelo Ministério da Educação