09/01/2015

Defesa Civil realiza ações preventivas na temporada de chuvas
Agentes continuam visitas domiciliares em áreas de risco para orientar a população

Divulgação

30 agentes da Defesa Civil e vários voluntários visitam as moradias.

A Coordenadoria de Defesa Civil da Prefeitura de Mauá mantém as ações preventivas adequadas ao período das fortes chuvas de verão. Embora a região tenha sofrido com a forte tempestade da semana passada, Mauá não teve registro de deslizamentos nem vítimas, e apenas alguns locais sofreram com o excesso de água torrencial.

Os 30 agentes da Defesa Civil e alguns voluntários têm visitado moradias em áreas de risco e realizado palestras para orientar a população destes locais sobre as formas de identificação dos primeiros sinais de perigo e como se proteger. As equipes distribuem cartilhas e os profissionais conversaram longamente com a população em busca de esclarecer ao máximo sobre os riscos.

Segundo o coordenador da Defesa Civil, Sergio Moraes, a temporada tem sido tranquila. “Nesta segunda-feira (5), por exemplo, a expectativa era de que a chuva atingisse até 12 milímetros. Mesmo assim, estamos preparados para qualquer situação de emergência", garante.  A medição é feita por meio dos 10 pluviômetros instalados em regiões críticas do município. A leitura é realizada simultaneamente pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, responsável pela instalação dos equipamentos na cidade.

Em dezembro, o coordenador fez a apresentação oficial do Plano Preventivo de Defesa Civil para a sociedade civil, de acordo com o decreto municipal. Foram detalhadas as estratégias do município para prevenir e atender às ocorrências relacionadas ao período de fortes chuvas, que vai de 1º de dezembro a 15 de abril.

O Plano Preventivo de Defesa Civil antecipa como deverá ser realizado o gerenciamento e os procedimentos mais adequados de acordo com a gravidade dos riscos. O objetivo é atender melhor as vítimas de tragédias como deslizamentos, escorregamento de encostas, corridas de massa, solapamento, inundações, enxurradas, enchentes e alagamentos, provocados pelas fortes chuvas muito comuns no verão. Com isso, toda a estrutura administrativa deverá estar preparada para desenvolver a Operação Chuvas de Verão, com o principal foco de preservar a vida. A Defesa Civil de Mauá desenvolve seu trabalho em acordo com as ações coordenadas entre as sete cidades via Consórcio Intermunicipal do Grande ABC.

A atividade encerrou a 2ª Semana Municipal de Redução de Desastres, Proteção e Defesa Civil. Além disso, também foram entregues os certificados de conclusão de quatro cursos realizados pelos 30 integrantes da Defesa Civil de Mauá. Agora a equipe conta com brigadistas na área de combate a incêndio em áreas de cobertura vegetal, e agentes capacitados para atendimento em deslizamentos em áreas de risco, controle de vazamento de produtos químicos e remanejamento de animais peçonhentos, este promovido pelo Instituto Butantã.

Mauá tem cinco Núcleos de Defesa Civil com voluntários capacitados nas ações de prevenção, monitoramento e atendimento de crises e para proteger a população. A Defesa Civil deve ser acionada pelo Disque 199, que funciona 24 horas por dia, durante a semana toda.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Mauá
Secretaria de Comunicação Social
21/01/2015 10:53


Outras Notícias

21/12/2018

Confira o que abre e fecha em Mauá no período de festas de Natal e Ano Novo

Programe-se para não perder as atividades ao ar livre dos parques e centros culturais

20/12/2018

Mauá recebe R$ 120 mil em recursos para compra de Castramóvel

Veículo realizará cirurgia em cães e gatos mediante a emenda parlamentar autorizada pela União

20/12/2018

Mauá assina convênio com o Estado para construção de creches

Vila Assis e Jardim Ipê serão contemplados com as obras, que tem previsão de início em 2019

12/12/2018

Mauá reduz taxa do lixo em até 46,05% na categoria residencial

Agora, município tem a menor taxa do lixo do Estado de São Paulo

11/12/2018

UBS Itapark terá Laboratório de Atenção às Condições Crônicas a partir de sábado (15)

Pacientes receberão acompanhamento médico mais humanizado

11/12/2018

Mauá entra na Semana da Economia Solidária com shows musicais

Atividades que miram empreendedorismo têm início nesta terça-feira e terminam com música

07/12/2018

Aniversário de Mauá é marcado por inaugurações relacionadas ao meio ambiente

Dia 9 de dezembro terá inauguração da Sala Ambiental no Parque Gruta de Santa Luzia e a revitalização do Parque Guapituba

07/12/2018

CPTR de Mauá oferece 61 vagas de emprego

São 54 oportunidades para candidatos com ensino fundamental completo

06/12/2018

Ampliação do Cras Zaíra foi apresentado no fim de semana

Novos cômodos dão espaço para cursos e oficinas às famílias

06/12/2018

Missa Campal será uma das diversas atrações de aniversário de 64 anos de Mauá

A agenda do fim de semana está repleta de inaugurações e revitalizações