23/12/2014

Fórum Federal ganha nova sede em Mauá e irá beneficiar população de 570 mil pessoas
Com esta inauguração em Mauá, a população do município e de Ribeirão Pires não precisará mais se deslocar para ajuizar causas de competência da Justiça Federal de até 60 salários mínimos

Roberto Mourão/ PM

A unidade judiciária irá proporcionar maior celeridade no julgamento de processos

 

 

Foi inaugurada na tarde desta segunda-feira (22/12) a nova sede Fórum Federal da 40ª Subseção Judiciária do Estado de São Paulo, em Mauá. A cerimônia foi realizada no espaço localizado no número 2.301 da avenida Capitão João e contou com a presença do prefeito Donisete Braga, do presidente do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, o desembargador Fábio Prieto, do deputado federal Arnaldo Faria de Sá e outras autoridades do município. 

Com esta inauguração em Mauá, a população do município e de Ribeirão Pires não precisará mais se deslocar para ajuizar causas de competência da Justiça Federal de até 60 salários mínimos. A unidade judiciária irá proporcionar maior celeridade no julgamento de processos, beneficiando uma população de aproximadamente 570 mil habitantes (dados IBGE-2010), atendidos pela 40ª Subseção Judiciária. 

Segundo o prefeito Donisete Braga, a cidade conta com cerca de 10 mil processos tramitando - todos os meses 300 novos são abertos. Dessa dezena de milhares de ações, 6,9 mil são previdenciárias, das quais 6 mil estão na faixa de até 60 salários mínimos e que podem tramitar no Juizado Especial Federal.  “No mês de aniversário e às vésperas do Natal, Mauá ganhou um belo presente que com certeza vai ajudar a dar mais agilidade aos processos e no atendimento ao cidadão. Desburocratizar a máquina diminui a distância entre a população e o poder público,” afirmou. 

Os Juizados Especiais Federais da 3ª Região são modelo para a Justiça pelos resultados positivos alcançados e pela eficiência e rapidez proporcionadas pelo rito processual adotado. Nessas unidades judiciárias não há papel, todos os procedimentos são eletrônicos e as ações podem ser peticionadas diretamente pelo cidadão.

Assim, matérias relacionadas à Previdência e Assistência Social, Sistema Financeiro da Habitação (SFH), Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), tributos federais, entre outras, poderão ser resolvidas com maior celeridade. Já os processos com valores que ultrapassem 60 salários mínimos continuam a ser julgados pela 1ª Vara Federal de Mauá, que funciona desde 2010. 

“Com este novo espaço, amplo e moderno, o trabalho da justiça com certeza será bem realizado em Mauá, e que cada servidor possa prestar o atendimento que cada cidadão merece”, disse o presidente do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, o desembargador Fábio Prieto.

 

 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Mauá
Secretaria de Comunicação Social
23/12/2014 10:08


Outras Notícias

27/01/2020

Programa Prefeitura Mais Você inicia ações em quatro bairros nesta quarta-feira (15)

Mais de dez serviços são oferecidos de uma só vez no novo projeto da Prefeitura de Mauá

06/01/2020

Prefeitura de Mauá oferece primeiro curso gratuito de teatro musical do estado de São Paulo

Inscrições se iniciam nesta segunda-feira (6) e vão até dia 17; audição será no dia 20 de janeiro

12/12/2019

Centro Especializado de Reabilitação será reinaugurado neste sábado

Espaço localizado na Vila Magini servirá para atender deficientes auditivos, físicos, visuais e intelectuais

05/12/2019

Mauá pode ganhar Unidade de Recuperação Energética e tem audiência marcada para o dia 12

04/12/2019

Inaugurações e shows gratuitos são parte da programação de aniversário de Mauá

Iniciativas atenderão milhares de pessoas de baixa renda no município

25/11/2019

Prefeitura de Mauá apoia corrida de rua no aniversário da cidade

Ação esportiva em prol da saúde é a terceira no município

15/01/2020

Prefeitura de Mauá reduz em 20% a tarifa de esgoto

Agora a conta passa a ter o mesmo valor da água

05/12/2019

Consulta Pública Sabesp

12/11/2019

Refis para Pessoas Jurídicas

24/10/2019

Prefeitura lança o Regulariza Mauá em novembro