Visite a Prefeitura no Instagram Visite o canal da Prefeitura no YouTube Visite a Prefeitura no Flickr Visite a Prefeitura no Facebook Siga a Prefeitura no Twitter

15/12/2014

Prefeitura e Tribunal de Justiça prorrogam até 30 de janeiro prazo da Conciliação dos Débitos
Até a última sexta (12), foram atendidos 4.010 munícipes e celebrados 2.573 acordos cujos valores negociados ultrapassam R$ 10 milhões

Evandro Oliveira/ PM

A ação visa reduzir o volume de processos judiciais em tramitação

 

A Prefeitura de Mauá e o Tribunal de Justiça de São Paulo prorrogaram o prazo da Conciliação dos Débitos Fiscais, iniciativa criada para estimular o pagamento de impostos atrasados e reduzir o volume de processos na Justiça. A ação, que teve início dia 14 de novembro e seria encerrada nesta segunda-feira (15), foi estendida até o dia 30 de janeiro com base em decreto municipal.

Isso significa que devedores de impostos como IPTU, ISS, entre outros, terão prazo mais extenso para quitar débitos municipais em condições especiais de parcelamento e abatimento de valores de multas e juros.

“A prorrogação responde à necessidade de atender a grande procura”, afirma o secretário de Finanças, Alessandro Baumgartner.

Balanço - Baumgartner expõe balanço segundo o qual até a última sexta-feira (12), a conciliação contabilizou 4.010 munícipes atendidos e a celebração de 2.573 acordos cujos valores negociados ultrapassam R$ 10 milhões. Tal movimento garantiu média de 220 pessoas atendidas e 143 acordos diariamente.   

Os munícipes são notificados pela Justiça a comparecer às audiências de conciliação realizadas nas dependências da Escola Preparatória da UFABC, localizada na Rua General Osório, 75, centro. As condições especiais incluem abatimento em valores de multa e juros de acordo com o número de parcelas. A Prefeitura de Mauá disponibiliza servidores das secretarias de Assuntos Jurídicos e de Finanças e técnicos do Tribunal de Justiça atuam como mediadores durante as audiências.

Entre os dias 22 de dezembro e 2 de janeiro, entretanto, não haverá atendimento em razão das festividades de final de ano.

De acordo com o Tribunal de Justiça, a ação visa reduzir o volume de processos judiciais em tramitação, garantir mais agilidade ao Judiciário e dar a possibilidade para que os contribuintes possam negociar dívidas diretamente com o poder público. Em Mauá existem atualmente cerca de 120 mil processos de execução fiscal, obrigações tributárias e arrecadatórias em andamento.

Crescente - Os acordos são celebrados com base em tabela crescente de descontos em valores de juros e multas, quanto menor for o número de parcelas do acordo.

Para acordos celebrados com pessoa jurídica, o desconto em multa e juros será de 100% para liquidação de débito em parcela única, 50% de desconto para liquidação em 12 parcelas, 25% para 24 parcelas e 10% em até 48 parcelas.

Em se tratando, de pessoa física, a lógica de abatimentos crescentes em valores de multa e juros conforme a redução do número de parcelas permanece, só que de forma ainda mais escalonada: 100% de desconto para pagamento em parcela única, 70% em até seis parcelas, 50% em 12 parcelas, 40% em 24 parcelas, 30% em até 36 parcelas, 20% em até 48 parcelas e sem desconto para até 60 parcelas.

Podem ser negociados e quitados débitos relativos ao ISS, IPTU, entre outros impostos e taxas. Multas de trânsito e dividas relativas à Sama, autarquia municipal responsável pelo saneamento básico, também integram o pacote.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Mauá
Secretaria de Comunicação Social
26/01/2015 18:48


Outras Notícias

20/02/2018

Mister Mão leva educação no trânsito às escolas de Mauá

Ação tem o objetivo de chamar a atenção sobre a importância da faixa de pedestres

20/02/2018

Prefeitura de Mauá entrega kit pedagógico que incentiva leitura

Projeto 'Ler Faz Bem' está sendo implantado na rede municipal de Educação

19/02/2018

CPTR de Mauá disponibiliza 36 vagas de emprego

Maioria das oportunidades é destinadas a pessoas com Ensino Médio completo

19/02/2018

GCM de Mauá faz operação para garantir segurança em pontos de ônibus

Estratégia é definida em reunião com moradores da Vila Falchi, por meio do programa Prefeito no seu Bairro

19/02/2018

Mauá prorroga campanha de imunização contra a Febre Amarela

Unidades de Saúde do município aplicarão as doses da vacina até o dia 2 de março

15/02/2018

Cadastro do passe escolar de Mauá pode ser feito por aplicativo

Programa é gratuito e está disponível para as plataformas Android e iOS

05/02/2018

Mauá tem 162 vagas disponíveis no CPTR

Do total de oportunidades, 92% são destinadas a quem tem o Ensino Fundamental incompleto

05/02/2018

Cadastro do passe escolar de Mauá pode ser feito por aplicativo

Programa é gratuito e está disponível para as plataformas Android e iOS

29/01/2018

CPTR de Mauá oferece 36 vagas de emprego

São 21 oportunidades para candidatos com Ensino Fundamental completo e 15 para quem tiver Ensino Médio

29/01/2018

Mauá vacina 30,3 mil pessoas contra a Febre Amarela em dois dias

Número equivale à média de 28 pessoas vacinadas por minuto nas 23 UBSs do município