12/12/2014

Qualifica Mauá forma 1.147 novos profissionais para o mercado de trabalho
Alunos de 35 cursos executados neste segundo semestre receberam certificado em cerimônia de formatura

Roberto Mourão/ PM

Neste semestre foram realizados 35 cursos em diversas áreas

 

O programa Qualifica Mauá, da Secretaria de Trabalho e Renda, realizou nesta quarta-feira (10) a formatura de 1.147 alunos dos cursos de qualificação do segundo semestre deste ano. Os novos profissionais receberam certificado de instituições respeitadas no mercado de trabalho, como Sesi, Senai, Senac, Sest-Senat e IFSP. 

Neste semestre foram realizados 35 cursos em diversas áreas, como construção civil, transportes, indústria, comércio, serviços, entre outros. Mais de 50% dos alunos são jovens com idade entre 16 e 29 anos. Ao longo deste ano foram oferecidas 3.394 vagas em 58 cursos gratuitos de qualificação. 

O prefeito de Mauá, Donisete Braga, destacou a importância do curso na vida profissional dos alunos. “Mais de 50% desses formandos são jovens com idade entre 16 e 29 anos que concluíram um curso de peso reconhecido, isso faz a diferença na hora de buscar por uma oportunidade de emprego”, pontuou. 

O secretário de Trabalho e Renda, Marcelo Lucas Pereira, ressaltou a integração entre os serviços oferecidos pela Prefeitura. “Não podemos ver o cidadão com necessidades individuais, é preciso enxergá-lo como um todo e oferecer serviços de qualidade de maneira integrada, como um curso de qualificação, a retomada de sua escolarização ou a busca por um trabalho digno, e complementar com outros serviços oferecidos pela Prefeitura”, explicou. 

Aluna de três cursos, Karla Barbosa dos Santos Soares se esforçou para concluir os cursos de administração, recreação e analista financeiro. “Quero fazer muitos cursos do Qualifica Mauá, os professores são ótimos, a estrutura é excelente e pretendo me inscrever em outros cursos para melhorar meu futuro”, afirmou. “Futuramente quero ter meu próprio buffet, já trabalhei em outras áreas, mas gosto mesmo é de trabalhar com pessoas, e o curso me ajudou nisso também porque o conteúdo foi além da apostila”, cita. 

Para Luisa Bittencourt, aluna do curso de frentista, o curso ajudou até na autoestima: “Aprendemos muito mais do que o curso oferece, aprendemos a ter postura, como se comportar em uma entrevista, e isso ajuda até na autoestima porque a gente se abre para o mundo”, frisou. 

Serviço - Criado pela Prefeitura de Mauá, o programa Qualifica Mauá tem como objetivo atender pessoas de baixa renda por meio de cursos de qualificação profissional e a intermediação para sua inserção no mercado de trabalho. Dentro do programa há articulação com outras secretarias para integrar diversos serviços, como a inscrição na Educação de Jovens e Adultos (EJA) para conclusão da escolaridade, a segurança alimentar, a saúde do trabalhador e a inclusão social. 

Há também a parceria entre Prefeitura e governo federal, com cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), em parceria com instituições do Sistema S, como Senai, Senac e Sest/Senat, além do Instituto Federal de Tecnologia de São Paulo (IFSP).

 

 

 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Mauá
Secretaria de Comunicação Social
12/12/2014 11:01


Outras Notícias

16/08/2019

Acessuas Trabalho busca a inclusão social via mercado de trabalho

Programa Federal implementado em Mauá quer cumprir os direitos constitucionais

16/08/2019

Mauá busca parceria público-privada para beneficiar jovens

Prefeitura e Instituto CervBrasil promoveu seminário sobre responsabilidade social

16/08/2019

CPTR oferece 173 vagas de emprego

São vagas disponíveis no Grande ABC

15/08/2019

Prefeitura de Mauá promove o RCP Day neste sábado (17)

Em iniciativa inédita em São Paulo, Mauá oferece treinamento aberto e gratuito de ressuscitação

14/08/2019

8º Encontro de Dança de Mauá tem apresentações em homenagem ao Dia do Patrimônio Cultural Brasileiro

Jongo da Serrinha, do Rio de Janeiro, e Samba Lenço, de Mauá, são atrações confirmadas

13/08/2019

Mauá entrega números oficiais para 180 residências

Moradores que tinham dificuldade com recebimento de correspondência têm seus números de endereço regularizados pela Prefeitura

09/08/2019

Proibida propaganda eleitoral antes da data

Regras eleitorais valem para o Conselho Tutelar também

08/08/2019

Prefeitura de Mauá amplia EM Carolina Moreira

São seis novas salas de aula e 150 vagas de creche para população do Jd. Oratório

07/08/2019

Parque Guapituba tem novas atividades

Meditação no parque começa dia 9 de agosto

07/08/2019

8º Encontro de Dança de Mauá tem inscrições abertas até 9 de agosto

Munícipes podem se inscrever gratuitamente com suas performances