Visite a Prefeitura no Instagram Visite o canal da Prefeitura no YouTube Visite a Prefeitura no Flickr Visite a Prefeitura no Facebook Siga a Prefeitura no Twitter

05/12/2014

Prefeito Donisete Braga assina a cessão do prédio para o Instituto Federal de Educação em Mauá
Ato foi realizado na sede da instituição, em São Paulo, com a presença do reitor Eduardo Antonio Modena

Evandro Oliveira/ PM

Cessão do prédio é o primeiro passo para a implantação do IFSP na cidade

Na tarde desta sexta-feira (5), na sede do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), na capital paulista, foi assinado o termo de cessão do prédio que abrigará o campus avançado da instituição em Mauá. Esse é o primeiro passo para a implantação da prestigiada escola técnica em nossa cidade, com a oferta de cursos técnicos e de graduação, todos gratuitos.

Participaram do ato de cessão o Prefeito Donisete Braga, o reitor do IFSP, Eduardo Antonio Modena, e os secretários municipais Marcelo Lucas Pereira, de Trabalho e Renda, Lairce de Aguiar, da Educação, e Afonso Pereira, do Planejamento Urbano, entre outros representantes da prefeitura e do instituto.

O Prefeito destacou que as administrações têm buscado nos últimos anos o fortalecimento do sistema educacional na cidade, com a instalação da Fatec, da Escola Preparatória da UFABC e, no fim de setembro, o anúncio pelo Ministério da Saúde de que Mauá receberá sua primeira faculdade de medicina. “A instalação do Instituto Federal é mais um importante benefício oferecido à população. Mauá cresceu de forma desordenada, sem nenhum planejamento, por isso nos preocupamos em planejar e preparar a cidade para o futuro”, comentou.

O reitor Modena lembrou que, no passado, as cidades no entorno de metrópoles como São Paulo eram usadas apenas como dormitórios, com baixa oferta de escolas de qualidade como o IFSP. “Quando assumi aqui no Instituto passei a trabalhar pela expansão dos campi também para as regiões metropolitanas. Mauá possui todos os requisitos para receber uma unidade do Instituto, e estamos muito felizes por termos construído juntos essa vitória”, comemorou.

O próximo passo é agendar as audiências públicas para chamar a comunidade a opinar sobre os cursos de graduação a serem oferecidos no campus de Mauá. A definição desses cursos e o número de vagas abertas ocorrerá a partir desse processo e de pesquisas qualitativas que serão realizadas pela instituição. A previsão é de que o campus comece a funcionar plenamente no segundo semestre de 2015.

Enquanto o processo de implantação não é concluído, o IFSP continuará atuando em conjunto com o programa Qualifica Mauá, por meio do Pronatec, para oferecer cursos de qualificação profissional à população. Esses cursos são ministrados no mesmo prédio onde funcionará o campus do Instituto, na Rua Almirante Barroso, 170, na Vila Bocaina.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Mauá
Secretaria de Comunicação Social
08/12/2014 17:29


Outras Notícias

17/10/2017

Campus de medicina em Mauá está com inscrições abertas para 2018

Curso terá 50 vagas e duas bolsas integrais para moradores da cidade

16/10/2017

Poupatempo Animal atende Jardim Esperança nesta semana

Van faz tratamentos de baixa-complexidade e local permite acesso também de moradores do Jardim Itapeva, Itapark e proximidades

16/10/2017

Mauá tem variedade de eventos na Semana Mundial da Alimentação

Palestras, oficinas e feiras promovem alimentação saudável e sustentável

16/10/2017

Poupatempo Animal atende Jardim Primavera nesta semana

Van faz tratamentos de baixa-complexidade e local permite acesso também de moradores do Jardim Anchieta, São Jorge do Guapituba e proximidades

09/10/2017

Mauá promove qualificação para famílias de baixa renda

Prefeitura promove treinamentos para que beneficiários de projetos sociais possam incrementar renda familiar

16/10/2017

Mauá abre 580 vagas para curso à distância

Cursos têm duração de cinco meses e garantem certificado dado pelo Ministério da Educação

06/10/2017

Mauá tem 34 vagas de emprego

Maioria dos postos é para profissionais com Ensino Fundamental e para trabalhar na cidade

16/10/2017

Mauá garante catraca livre para idosos, deficientes e doentes crônicos

Acompanhantes também ganham o benefício de poder usar o ônibus municipal quantas vezes precisarem no mesmo dia

16/10/2017

Mauá abre inscrições para Educação Infantil

Pais devem procurar unidade mais perto de casa; cadastro pode ser feito até o dia 31 de outubro

04/10/2017

Quartas Culturais traz homenagem ao Dia das Crianças

Shows na praça 22 de Novembro levam ao palco músicas e ritmos para agradar todos os gostos