Visite a Prefeitura no Instagram Visite o canal da Prefeitura no YouTube Visite a Prefeitura no Flickr Visite a Prefeitura no Facebook Siga a Prefeitura no Twitter

14/11/2014

Defesa Civil apresenta Plano Preventivo para o período de chuvas
Validade será de 1º de dezembro a 15 de abril; decreto regulamenta ação

Evandro Oliveira/ PM

A atividade encerrou a 2ª Semana Municipal de Redução de Desastres, Proteção e Defesa Civil

 

 

A Coordenadoria de Defesa Civil, da Prefeitura de Mauá, realizou a apresentação oficial do Plano Preventivo de Defesa Civil, de acordo com o decreto municipal, na manhã desta sexta-feira (14), no Centro de Formação de Professores Dr. Miguel Arraes. O evento reuniu autoridades e a equipe de profissionais que atuam no dia a dia das áreas de risco, divulgando informações de prevenção, fazendo o monitoramento e atendendo moradores em situação de vulnerabilidade.

A atividade encerrou a 2ª Semana Municipal de Redução de Desastres, Proteção e Defesa Civil. Além disso, também foram entregues os certificados de conclusão de quatro cursos realizados pelos 30 integrantes da Defesa Civil de Mauá. Agora a equipe conta com brigadistas na área de combate a incêndio em áreas de cobertura vegetal; e agentes capacitados em atendimento em deslizamentos em áreas de risco, controle de vazamento de produtos químicos e remanejamento de animais peçonhentos, este promovido pelo Instituto Butantã.

No decorrer da 2ª Semana, uma equipe de 12 agentes intensificou o trabalho realizado rotineiramente de circular pelos bairros mais vulneráveis em período de fortes chuvas, para alertar os moradores sobre riscos e formas de prevenção a deslizamentos e enchentes. Foram distribuídas cartilhas e os profissionais conversaram longamente com a população.

O evento contou com a participação de representantes dos cinco Núcleos de Defesa Civil do município, como a voluntária do Jardim Sonia Maria, Catarina Bondar de Paiva, de 82 anos. “Eu costumo explicar para as pessoas o que é necessário fazer para prevenir as ocorrências, da forma como aprendi no curso”, explicou. Ela considera o bairro em que mora tranquilo quanto a esse tipo de ocorrência, mas, está sempre pronta para colaborar no processo de informação a comunidade sobre todos os tipos de riscos.

“Na Defesa Civil de Mauá, todos são capacitados nas ações de prevenção, monitoramento e atendimento de crises e para proteger a população”, garantiu o coordenador Sérgio Moraes. A Defesa Civil deve ser acionada pelo Disque 199, que funciona 24 horas por dia, durante a semana toda.

O Plano Preventivo de Defesa Civil antecipa como deverá ser realizado o gerenciamento e os procedimentos mais adequados de acordo com a gravidade dos riscos. O objetivo é atender melhor as vítimas de tragédias como deslizamentos, escorregamento de encostas, corridas de massa, solapamento, inundações, enxurradas, enchentes e alagamentos provocados pelas fortes chuvas, muito comuns no verão. Com isso, toda a estrutura administrativa deverá estar preparada para desenvolver a Operação Chuvas de Verão, com o principal foco de preservar a vida. A Defesa Civil de Mauá desenvolve seu trabalho em acordo com as ações coordenadas entre as sete cidades via Consórcio Intermunicipal do Grande ABC.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Mauá
Secretaria de Comunicação Social
14/11/2014 19:02


Outras Notícias

20/02/2018

Mister Mão leva educação no trânsito às escolas de Mauá

Ação tem o objetivo de chamar a atenção sobre a importância da faixa de pedestres

20/02/2018

Prefeitura de Mauá entrega kit pedagógico que incentiva leitura

Projeto 'Ler Faz Bem' está sendo implantado na rede municipal de Educação

19/02/2018

CPTR de Mauá disponibiliza 36 vagas de emprego

Maioria das oportunidades é destinadas a pessoas com Ensino Médio completo

19/02/2018

GCM de Mauá faz operação para garantir segurança em pontos de ônibus

Estratégia é definida em reunião com moradores da Vila Falchi, por meio do programa Prefeito no seu Bairro

19/02/2018

Mauá prorroga campanha de imunização contra a Febre Amarela

Unidades de Saúde do município aplicarão as doses da vacina até o dia 2 de março

15/02/2018

Cadastro do passe escolar de Mauá pode ser feito por aplicativo

Programa é gratuito e está disponível para as plataformas Android e iOS

05/02/2018

Mauá tem 162 vagas disponíveis no CPTR

Do total de oportunidades, 92% são destinadas a quem tem o Ensino Fundamental incompleto

05/02/2018

Cadastro do passe escolar de Mauá pode ser feito por aplicativo

Programa é gratuito e está disponível para as plataformas Android e iOS

29/01/2018

CPTR de Mauá oferece 36 vagas de emprego

São 21 oportunidades para candidatos com Ensino Fundamental completo e 15 para quem tiver Ensino Médio

29/01/2018

Mauá vacina 30,3 mil pessoas contra a Febre Amarela em dois dias

Número equivale à média de 28 pessoas vacinadas por minuto nas 23 UBSs do município