13/11/2014

Ex-alunas do Qualifica Mauá formam empreendimento de Economia Solidária
Grupo de 15 costureiras se uniram para conquistar respeito, autonomia financeira e o mercado

Divulgação

O futuro empreendimento será atendido também pela Incubadora Pública Itinerante

 

 

Um grupo de ex-alunas do curso de corte e costura do programa Qualifica Mauá se uniram para formar um empreendimento de costura na cidade. Auxiliados pela Coordenadoria de Economia Solidária, as costureiras se reúnem periodicamente para definir itens como nome do grupo, logomarca, regimento interno, entre outros. O futuro empreendimento será atendido também pela Incubadora Pública Itinerante. 

O novo empreendimento econômico solidário (EES), formado por 13 costureiras e duas desenhistas modelistas, deve ocupar o antigo posto de atendimento da Prefeitura, no Jardim Sonia Maria, que passará por reforma e adequações por meio de parcerias. O grupo também poderá atuar em rede, reunindo-se para definir os pontos pendentes. 

Segundo o secretário de Trabalho e Renda, Marcelo Lucas Pereira, qualquer empresa pode atuar em parceria com esse empreendimento. “Um empreendimento de economia solidária não se levanta sozinho, é preciso o esforço do coletivo, inclusive das empresas parceiras, que podem obter produtos e serviços de qualidade a partir da atuação em conjunto, respeitando os princípios da economia solidária”, apontou. 

Para a costureira Cristiane Nascimento, o trabalho em equipe é motivador e torna-o mais fácil e agradável. “A maioria do nosso grupo são de ex-alunas do Qualifica Mauá. Estamos definindo itens como nome, logomarca e produtos para participar da Feira de Economia Solidária e comercializar; em equipe tudo flui melhora, a energia é boa e espero que a gente consiga dar o pontapé inicial”, explicou. “Para isso, precisamos resolver a adequação do espaço e investimento, porque hoje estamos produzindo na minha casa, mas queremos alavancar o negócio”, finalizou. 

A costureira Beatriz Felintro da Silva Teixeira foi aluna do curso de corte e costura do Qualifica Mauá e destaca o apoio coletivo para atingir o sucesso do empreendimento. “Sozinho a gente não se sente bem, mas em grupo nos sentimos melhor, sem depressão e sem medo, além da valorização dessas mulheres, porque isso vale mais que dinheiro”, pontuou. “Sempre tive a intenção de trabalhar em um grupo de costureiras, fiz o curso para atuar nisso, ainda não definimos um nome, mas minha expectativa é que a gente coloque o empreendimento para funcionar no bairro”, concluiu. 

Serviço - Economia Solidária é um jeito diferente de produzir, vender, comprar e trocar o que é preciso para viver. Tornou-se, nos últimos anos, uma inovadora alternativa de geração de trabalho e renda e uma resposta a favor da inclusão social. 

A coordenadoria de Economia Solidária atende atualmente 28 empreendimentos econômicos solidários, o dobro do que atendia no ano passado. São empreendimentos organizados sob a forma de cooperativas, associações, grupos comunitários para a geração de trabalho e renda, empresas que adotem o princípio da autogestão. Em 2014, foram 104 encontros e quatro ações: Espaço EcoSol Mauá, Projeto Carrinho Solidário, curso de introdução à economia solidária e o atendimento a 400 famílias cadastradas no CadÚnico, por meio da Incubadora Pública Itinerante. 

Atendimento - A Coordenadoria de Economia Solidária atende no piso superior do Centro Público de Trabalho e Renda, na Rua Manoel Pedro Júnior, 45, próximo à Praça da Bíblia. O atendimento funciona de segunda à sexta, das 8h às 17h. Os telefones para contato são 4514-7860 ou 4514-6141.

 

 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Mauá
Secretaria de Comunicação Social
13/11/2014 15:38


Outras Notícias

12/12/2018

Mauá reduz taxa do lixo em até 46,05% na categoria residencial

Agora, município tem a menor taxa do lixo do Estado de São Paulo

11/12/2018

UBS Itapark terá Laboratório de Atenção às Condições Crônicas a partir de sábado (15)

Pacientes receberão acompanhamento médico mais humanizado

11/12/2018

Mauá entra na Semana da Economia Solidária com shows musicais

Atividades que miram empreendedorismo têm início nesta terça-feira e terminam com música

07/12/2018

Aniversário de Mauá é marcado por inaugurações relacionadas ao meio ambiente

Dia 9 de dezembro terá inauguração da Sala Ambiental no Parque Gruta de Santa Luzia e a revitalização do Parque Guapituba

07/12/2018

CPTR de Mauá oferece 61 vagas de emprego

São 54 oportunidades para candidatos com ensino fundamental completo

06/12/2018

Ampliação do Cras Zaíra foi apresentado no fim de semana

Novos cômodos dão espaço para cursos e oficinas às famílias

06/12/2018

Missa Campal será uma das diversas atrações de aniversário de 64 anos de Mauá

A agenda do fim de semana está repleta de inaugurações e revitalizações

05/12/2018

Fábrica de Artes e pedra fundamental do Fiec Zaíra serão inauguradas nesta semana

Inscrições para aulas culturais serão abertas em 2019

05/12/2018

UPA Barão de Mauá reabre as portas totalmente reformada

Equipamento retoma atividades neste sábado com novos serviços para atender 16 mil pacientes por mês

03/12/2018

Mauá retoma Café do Trabalhador e lança 7ª linha expressa

Sala Digital no Terminal Rodoviário também foi reinaugurada nesta segunda-feira (3/12)