Visite a Prefeitura no Instagram Visite o canal da Prefeitura no YouTube Visite a Prefeitura no Flickr Visite a Prefeitura no Facebook Siga a Prefeitura no Twitter

12/11/2014

Mauá apresenta Plano Preventivo na Semana Municipal de Defesa Civil
Equipe fortalece ações de prevenção com moradores de áreas de risco

Gil Sobrinho

No dia 14 serão entregues os certificados de cursos realizados pelos agentes

 

 

Mauá se prepara para o período das fortes chuvas de verão com o Plano Preventivo de Defesa Civil, que vai vigorar pelo período de 1º de dezembro a 15 de abril. Para isso, de acordo com decreto do Executivo, a Coordenadoria do setor está realizando a 2ª Semana Municipal de Redução de Desastres, Proteção e Defesa Civil, que segue até o dia 14.

Durante a Semana, as equipes intensificaram as visitas aos moradores das principais áreas de risco do município e informam sobre as medidas de prevenção. Além disso, o coordenador, Sergio Moraes, fará palestras juntamente com os agentes de Defesa Civil em associações de bairro, igrejas e nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).

Na próxima sexta-feira (14), Moraes fará apresentação do Plano Preventivo de Defesa Civil para representantes das secretarias municipais, associações de moradores, entidades religiosas e sociedade civil. O Plano detalha as estratégias a serem desenvolvidas para prevenção e atendimento de situações de risco, coordenadas pela Defesa Civil e que envolvem diversos setores da administração municipal.

Também no dia 14, serão entregues os certificados de cursos realizados pelos agentes, como combate a incêndio em matas, captura de abelhas, deslizamentos em áreas de risco e controle de vazamento de produtos químicos. O evento será das 9h às 12h, no Centro de Formação de Professores Dr. Miguel Arraes, no 10º andar.

Ao todo, são 30 agentes de Defesa Civil, além de voluntários, que vão atuar nas operações de prevenção e atendimento às situações de risco relacionadas ao período de chuvas intensas. “Tivemos grandes avanços na área de prevenção, como a redução para 50 ml para até 72 horas de volume de chuvas, o que potencializa os resultados na hora de monitorar o escorregamento de árvores e terra e enchentes. Também aparelhamos a coordenadoria com veículos e equipamentos. Temos 10 pluviômetros encaminhados pelo Governo Federal, instalados em várias regiões, cujos registros são enviados diretamente para a central da Defesa Civil e para o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN)”, relatou Moraes.

“No trabalho informativo e preventivo, são 12 agentes que conversam com as pessoas que circulam pelas ruas e vielas. Elas nos atendem bem porque sabem que a Defesa Civil está aqui para proteger”, afirmou o diretor do Departamento Técnico, Lucas Pinheiro. “Os moradores conhecem as dificuldades e sabem que é preciso ter mais atenção”, disse.

Quem confirma isso é Carlito Fernandes de Sá, o Dida, que mora há 20 anos no Macuco, no Jardim Zaíra. “As pessoas que têm pouca condição não têm outra alternativa para morar. Eu me arrepio todinho ao lembrar de situações em que as pessoas gritavam por socorro. Eu tiro o chapéu para o trabalho dos agentes”, explicou Dida ao comentar a importância da prevenção e também do atendimento realizado pela equipe em momentos de crise.

Outra experiência importante é a do agente Joaquim Pereira Silva, “além da conscientização, a gente fala da realidade para que não se repitam tragédias nestes locais. Abordamos pessoas, mostramos fatos e deixamos a cartilha para consulta”, explicou.

Durante a andança pelo Macuco, os olhos profissionais analisam outras situações, como rachaduras em paredes, acúmulo de lixo em locais irregulares e arriscados e a inclinação de árvores nos morros. O agente Daniel Alexandre lembra que “acho muito bom prevenir, no entanto algumas pessoas nem ligam. Mas, estamos fazendo nosso trabalho e tentamos avisar”, conclui. A Defesa Civil de Mauá desenvolve seu trabalho em acordo com as ações coordenadas entre as sete cidades via Consórcio Intermunicipal do Grande ABC.

 

 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Mauá
Secretaria de Comunicação Social
12/11/2014 15:21


Outras Notícias

15/12/2017

Gruta de Santa Luzia terá horário de funcionamento ampliado

Com reforço na Segurança, parque passará a ficar aberto das 6h às 19h a partir de março

13/12/2017

Prefeito assina convênio para garantir trânsito mais seguro

Parceria com o governo de São Paulo prevê liberação de recursos para execução de melhorias viárias

11/12/2017

CPTR de Mauá disponibiliza 43 vagas de emprego

São oferecidas 20 oportunidades para operador de empilhadeira em empresa de Mauá

11/12/2017

Parlapatões e Ailton Graça marcam reabertura do Teatro Municipal

Equipamento foi inaugurado em 2001 e ficou fechado por aproximadamente quatro anos

15/12/2017

Parque da Gruta de Santa Luzia é reinaugurado

Espaço de lazer ganhou novos ares com playground, academia ao ar livre, melhoria na sinalização e recomposição das trilhas, entre outras ações

09/12/2017

Mauá entrega FIEC e mais duas escolas municipais

Com os novos equipamentos, Prefeitura abre quase 1.000 vagas em educação infantil e creche

08/12/2017

No aniversário de Mauá, Prefeitura entrega PS do Nardini

Administração municipal também inaugurou o Pronto Atendimento Infantil na Vila Assis

06/12/2017

Prefeitura entrega novos equipamentos para a Segurança

Administração municipal inaugurou base 24h da GCM e central de monitoramento por câmeras

04/12/2017

Prefeitura inicia entrega de 100 ônibus zero-quilômetro

Entrega dos veículos faz parte da programação especial de aniversário da cidade

04/12/2017

No CPTR de Mauá, 39 vagas são disponibilizadas para a semana

Oportunidades são para trabalhar em Santo André, Mauá, Ribeirão Pires e Mogi das Cruzes