12/11/2014

Mauá apresenta Plano Preventivo na Semana Municipal de Defesa Civil
Equipe fortalece ações de prevenção com moradores de áreas de risco

Gil Sobrinho

No dia 14 serão entregues os certificados de cursos realizados pelos agentes

 

 

Mauá se prepara para o período das fortes chuvas de verão com o Plano Preventivo de Defesa Civil, que vai vigorar pelo período de 1º de dezembro a 15 de abril. Para isso, de acordo com decreto do Executivo, a Coordenadoria do setor está realizando a 2ª Semana Municipal de Redução de Desastres, Proteção e Defesa Civil, que segue até o dia 14.

Durante a Semana, as equipes intensificaram as visitas aos moradores das principais áreas de risco do município e informam sobre as medidas de prevenção. Além disso, o coordenador, Sergio Moraes, fará palestras juntamente com os agentes de Defesa Civil em associações de bairro, igrejas e nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).

Na próxima sexta-feira (14), Moraes fará apresentação do Plano Preventivo de Defesa Civil para representantes das secretarias municipais, associações de moradores, entidades religiosas e sociedade civil. O Plano detalha as estratégias a serem desenvolvidas para prevenção e atendimento de situações de risco, coordenadas pela Defesa Civil e que envolvem diversos setores da administração municipal.

Também no dia 14, serão entregues os certificados de cursos realizados pelos agentes, como combate a incêndio em matas, captura de abelhas, deslizamentos em áreas de risco e controle de vazamento de produtos químicos. O evento será das 9h às 12h, no Centro de Formação de Professores Dr. Miguel Arraes, no 10º andar.

Ao todo, são 30 agentes de Defesa Civil, além de voluntários, que vão atuar nas operações de prevenção e atendimento às situações de risco relacionadas ao período de chuvas intensas. “Tivemos grandes avanços na área de prevenção, como a redução para 50 ml para até 72 horas de volume de chuvas, o que potencializa os resultados na hora de monitorar o escorregamento de árvores e terra e enchentes. Também aparelhamos a coordenadoria com veículos e equipamentos. Temos 10 pluviômetros encaminhados pelo Governo Federal, instalados em várias regiões, cujos registros são enviados diretamente para a central da Defesa Civil e para o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN)”, relatou Moraes.

“No trabalho informativo e preventivo, são 12 agentes que conversam com as pessoas que circulam pelas ruas e vielas. Elas nos atendem bem porque sabem que a Defesa Civil está aqui para proteger”, afirmou o diretor do Departamento Técnico, Lucas Pinheiro. “Os moradores conhecem as dificuldades e sabem que é preciso ter mais atenção”, disse.

Quem confirma isso é Carlito Fernandes de Sá, o Dida, que mora há 20 anos no Macuco, no Jardim Zaíra. “As pessoas que têm pouca condição não têm outra alternativa para morar. Eu me arrepio todinho ao lembrar de situações em que as pessoas gritavam por socorro. Eu tiro o chapéu para o trabalho dos agentes”, explicou Dida ao comentar a importância da prevenção e também do atendimento realizado pela equipe em momentos de crise.

Outra experiência importante é a do agente Joaquim Pereira Silva, “além da conscientização, a gente fala da realidade para que não se repitam tragédias nestes locais. Abordamos pessoas, mostramos fatos e deixamos a cartilha para consulta”, explicou.

Durante a andança pelo Macuco, os olhos profissionais analisam outras situações, como rachaduras em paredes, acúmulo de lixo em locais irregulares e arriscados e a inclinação de árvores nos morros. O agente Daniel Alexandre lembra que “acho muito bom prevenir, no entanto algumas pessoas nem ligam. Mas, estamos fazendo nosso trabalho e tentamos avisar”, conclui. A Defesa Civil de Mauá desenvolve seu trabalho em acordo com as ações coordenadas entre as sete cidades via Consórcio Intermunicipal do Grande ABC.

 

 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Mauá
Secretaria de Comunicação Social
12/11/2014 15:21


Outras Notícias

27/04/2017

Mauá traz entretenimento para família no Dia do Trabalho

Prefeitura prepara evento com qualificação, feira de artesanato e gastronômica e muita música

24/04/2017

CPTR Móvel leva serviço de carteira de trabalho aos bairros

Miranda, Feital, Itaussu e Bandeirantes recebem van nos próximos dias; não é preciso agendar

25/04/2017

Inscrições abertas para a Pré-Conferência Municipal de Educação

Evento será realizado de 3 a 5 de maio, em dois endereços

20/04/2017

Programa de incentivo a leitura é sucesso em Mauá

50 livros são retirados diariamente; programa será expandido para outros terminais da cidade

20/04/2017

Mauá tem 34 vagas nesta semana

Maioria dos postos exige Ensino Fundamental e é para cargos em Mauá

19/04/2017

Mauá debate o Plano de Mobilidade Urbana

Projeto orienta as políticas públicas que devem ser implementadas no setor pelos próximos anos

17/04/2017

Mauá oferece 21 vagas nesta semana

Maioria dos postos exige ensino médio e é para cargos na cidade

17/04/2017

Mauá abre pré-matrícula para curso de Imagem Pessoal

quem se cadastrou no site do via rápida e recebeu telegrama poderá fazer aulas de cabeleireiro, manicure, pedicure e maquiagem

17/04/2017

Mauá começa vacinação contra Influenza

Prefeitura deve vacinar 104 mil pessoas neste ano

18/04/2017

Mauá realiza audiência pública para debater o Plano de Mobilidade Urbana

Evento será quarta-feira (19/4), no Centro de Formação de Professores