22/10/2014

População conhece ônibus de monitoramento e comando de ações de prevenção ao tráfico e criminalidade
Veículo esteve aberto à visitação nesta quarta-feira (22) e retorna ao Centro na próxima sexta (24)

Roberto Mourão/ PM

A unidade móvel possibilita o envio de informações em tempo real à Guarda Municipal e às polícias

 

 

Moradores, comerciantes e curiosos puderam visitar, nesta quarta-feira (22), o micro-ônibus do programa federal de combate e monitoramento de ações de prevenção ao tráfico de entorpecentes, criminalidade e violência, adquirido pela Secretaria de Segurança Pública da Prefeitura de Mauá e exposta na Praça 22 de Novembro. O veículo também estará disponível à visitação na sexta-feira (24), durante todo o dia.

A unidade móvel possibilita o envio de informações em tempo real à Guarda Civil Municipal. Os guardas municipais foram capacitados para encaminhar os usuários aos serviços municipais para tratamento. O veículo, cujo valor é de R$ 833 mil, tem 20 câmeras, computadores e suprimentos, tem comunicação direta com os comandos da GCM e polícias estaduais. A Secretaria também recebeu outros dois veículos e duas motocicletas para fortalecer este trabalho.

A apresentação agradou também aos representantes da Associação Comercial e Industrial de Mauá (Aciam). Em reunião feita na semana passada, os associados manifestaram preocupação com o aumento da criminalidade característica do período de compras de Natal. Para o presidente da Aciam, Luiz Augusto Gonçalves de Almeida, “é um alento para os comerciantes saber que os impostos que estão sendo pagos foram investidos numa ação desta e muito bem aplicados.” Almeida acredita que com o policiamento preventivo o número de crimes na área comercial pode chegar próximo a zero.

O secretário de Segurança Pública, Carlos Wilson Tomaz, considera essencial que a população conheça de perto os equipamentos e saiba melhor como funcionam. “É importante que cada cidadão tenha consciência de que a Prefeitura tem se empenhado nas ações preventivas, buscando recursos federais e aprimorando a capacitação dos agentes de segurança para uma melhor e mais eficiente qualidade na prestação do serviço. A expectativa é que onde o micro-ônibus estiver, seja reduzida a criminalidade em, no mínimo, 50% de todos os tipos de crimes.”

Outro aspecto importante considerado pelo gestor é a integração da GCM com as polícias estaduais. “Isso já acontece em outras operações e será potencializada agregando as funções destes novos equipamentos”, finalizou.

“Isso ajuda a combater o crime, já que lá dentro tudo está sendo monitorado”, definiu a gari moradora do Jardim Oratório, Severina Maria Ramos, que visitou o interior do micro-ônibus. “Isso é muito bom, ajuda a combater o tráfico e não deixa os caras fazerem tudo o que eles querem”, considerou o aposentado Orlando Alves Ribeiro, morador no Jardim Zaíra. Outra que aprovou o equipamento e as estratégias explicadas pelo próprio secretário foi a moradora da Vila Magini, Benedita Maria da Conceição. Para ela, “vai dar muito certo. As mães que têm filhos nas drogas vão adorar isso.”

“Por se tratar de uma base móvel de comando e monitoramento, isso agrega a sensação de segurança à população”, explicou o comandante da GCM, João Carlos Conígero. Ele esclarece que é um equipamento de primeiro mundo para monitorar todos os locais em que estiver.

 

 

 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Mauá
Secretaria de Comunicação Social
22/10/2014 17:13


Outras Notícias

12/12/2018

Mauá reduz taxa do lixo em até 46,05% na categoria residencial

Agora, município tem a menor taxa do lixo do Estado de São Paulo

11/12/2018

UBS Itapark terá Laboratório de Atenção às Condições Crônicas a partir de sábado (15)

Pacientes receberão acompanhamento médico mais humanizado

11/12/2018

Mauá entra na Semana da Economia Solidária com shows musicais

Atividades que miram empreendedorismo têm início nesta terça-feira e terminam com música

07/12/2018

Aniversário de Mauá é marcado por inaugurações relacionadas ao meio ambiente

Dia 9 de dezembro terá inauguração da Sala Ambiental no Parque Gruta de Santa Luzia e a revitalização do Parque Guapituba

07/12/2018

CPTR de Mauá oferece 61 vagas de emprego

São 54 oportunidades para candidatos com ensino fundamental completo

06/12/2018

Ampliação do Cras Zaíra foi apresentado no fim de semana

Novos cômodos dão espaço para cursos e oficinas às famílias

06/12/2018

Missa Campal será uma das diversas atrações de aniversário de 64 anos de Mauá

A agenda do fim de semana está repleta de inaugurações e revitalizações

05/12/2018

Fábrica de Artes e pedra fundamental do Fiec Zaíra serão inauguradas nesta semana

Inscrições para aulas culturais serão abertas em 2019

05/12/2018

UPA Barão de Mauá reabre as portas totalmente reformada

Equipamento retoma atividades neste sábado com novos serviços para atender 16 mil pacientes por mês

03/12/2018

Mauá retoma Café do Trabalhador e lança 7ª linha expressa

Sala Digital no Terminal Rodoviário também foi reinaugurada nesta segunda-feira (3/12)