16/10/2014

Conselheiros do OP recebem cópia do projeto de lei que a população ajudou a elaborar
Entrega da LOA 2015 aos conselheiros foi realizada nesta quinta (16)

Evandro Oliveira/ PM

Durante o encontro o prefeito esclareceu dúvidas e falou sobre alguns dos principais avanços

 

Nesta quinta-feira (16), o prefeito Donisete Braga e secretários municipais receberam conselheiros do Orçamento Participativo no auditório do gabinete do chefe do Executivo. Durante o encontro, os conselheiros receberam cópia  do projeto de lei  do Orçamento 2015, protocolado na Câmara dia 30 de setembro e que teve a contribuição direta da população por meio das 14 plenárias realizadas nas diversas regiões da cidade.

Mais especificamente, a contribuição da população se deu por meio da votação de obras e medidas prioritárias para a cidade como um todo e para a região em que habitam. Os conselheiros foram eleitos pela população justamente para acompanhar e fiscalizar o cumprimento destas prioridades.

"Com a entrega da LOA (Lei Orçamentária Anual) aos conselheiros, fechamos um ciclo que teve início com a realização da primeira plenária do Orçamento Participativo, dia 5 de maio", contextualizou o secretário de Relações Institucionais, Marcos Filório.

Os conselheiros participaram de palestras sobre temas como Negociação, Licitação e Orçamento a fim de receber formação apropriada antes de participar, como voluntários, do Orçamento 2015. 

Em atividade denominada Caravana de Prioridades, eles visitaram algumas das principais obras então em andamento pela cidade, incluindo o CEU das Artes do Parque das Américas e a Estação de Tratamento de Esgoto do Bairro Capuava. O CEU já foi entregue e a ETE, que permitirá a Mauá tratar 100% de todo esgoto coletado, será inaugurada em dezembro próximo.

"Nas atividades de formação, procuramos demonstrar que administrar uma cidade é como, numa escala bem menor, administrar a própria casa. É preciso fazer escolhas na hora de gastar ou investir recursos escassos, levando em conta a importância objetiva de cada opção. O que é melhor, gastar na festa no aniversário de 15 anos ou pagar a prestação do carro ou da casa?", explica Marcos Filório. 

"Nossa estratégia é fazer muito com pouco e buscar alternativas", endossou o prefeito Donisete Braga, lembrando que as receitas são limitadas para lidar com as necessidades da cidade de 450 mil habitantes e repleta de demandas sociais.

Durante o encontro o prefeito esclareceu dúvidas e falou sobre alguns dos principais avanços nestes 20 meses de governo em áreas consideradas prioritárias para a população. Na Saúde, a vinda de 47 médicos estrangeiros, a reestruturação da rede e a reforma das Unidades Básicas de Saúde, em curso. Na Mobilidade Urbana, a preparação de nova licitação do transporte público em tempo recorde de apenas três meses para a renovação da frota que já teve início com entrega de 48 ônibus zero-quilômetro, além do sistema de integração ônibus-trem adotado em caráter pioneiro na região do Grande ABC.

Na Educação, a entrega de uniformes completos após cinco anos de vacância e a conclusão da reforma e ampliação da escola municipal Darci Fincatti após anos de paralização. Na Segurança, entrega de 20 novas viaturas e uniformes para a corporação, que também teve estatuto aprovado. O prefeito citou ainda o CEU das Artes, a construção do Poupatempo, da ETE Capuava, entre outras obras.            

A peça orçamentária 2015, que contem a previsão de receitas e despesas para a administração direta e indireta relativa ao ano que vem, é de R$ 1.248.197.000,00. 

 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Mauá
Secretaria de Comunicação Social
17/10/2014 16:54


Outras Notícias

23/03/2020

Prefeitura decreta estado de emergência a partir de terça-feira (24) em combate ao coronavírus

Outras ações são fechamento de comércio que não são essenciais e abastecimento de água por caminhão-pipa

27/03/2020

Mauá realiza processo seletivo na área da Saúde

São 415 cargos disponíveis para atuar na cidade

27/03/2020

Mauá realiza processo seletivo na área da Saúde

São 415 cargos disponíveis para atuar na cidade

17/03/2020

Atenção

14/02/2020

Veja aqui informações sobre o IPTU 2020: descontos, vencimentos, 2ª via e mais

Tributo terá 10% de desconto a contribuintes que não apresentarem débitos e efetuarem pagamento em parcela única

27/01/2020

Programa Prefeitura Mais Você inicia ações em quatro bairros nesta quarta-feira (15)

Mais de dez serviços são oferecidos de uma só vez no novo projeto da Prefeitura de Mauá

06/01/2020

Prefeitura de Mauá oferece primeiro curso gratuito de teatro musical do estado de São Paulo

Inscrições se iniciam nesta segunda-feira (6) e vão até dia 17; audição será no dia 20 de janeiro

11/02/2020

Centro Especializado de Reabilitação será reinaugurado neste sábado

Espaço localizado na Vila Magini servirá para atender deficientes auditivos, físicos, visuais e intelectuais

05/12/2019

Mauá pode ganhar Unidade de Recuperação Energética e tem audiência marcada para o dia 12

04/12/2019

Inaugurações e shows gratuitos são parte da programação de aniversário de Mauá

Iniciativas atenderão milhares de pessoas de baixa renda no município